quarta-feira, setembro 26, 2007

O Tegevezinho

A auto-estrada Lisboa-Porto durante anos e anos era uma amostra de um bocadinho ao pé de Lisboa e outro bocadinho ao pé do Porto. Uma rábula célebre do Raul Solnado na pele de um turista, diz que entrou na auto-estrada aqui em Lisboa, depois se perdeu e andou por atalhos até que finalmente atinou e a descobriu quando ia chegar ao Porto.
Esta coisa do TGV, a valer a pena construir-se (14 mil milhões de euros num país que corta todas as despesas, das que parecem mais urgentes…) parece-me a mim que seria para ligar Portugal ao estrangeiro.

Afinal, pelos vistos,
irá ser apenas de Lisboa ao Porto a 250 km/hora bastante mais lento do que se tinha pensado.
Uma obra, onde se vai gastar estes milhões todos, para quê? É que quem tiver mesmo muita pressa vai pelo ar, que assim como assim sempre é mais rápido.
E se calhar mais barato.

10 comentários:

Anónimo disse...

Tegevezinho, Portugal dos Pequeninos etc,etc...Parece que a mudança dos Rails para alta velocidade só rende a partir dos 300kms hora...e parece tb.que chegar a Vigo já fica "no limite da sustentabilidade"seja lá o que isso queira dizer...E poupa-se 12 minutos,12 ,ao tempo de viagem actual.ÀS vezes (há com certeza razões para se aceder agora às redes de alta velocidade europeias,ou seja subsidios)mas o país anda mesmo esquisito.TGVs,Computadores portáteis,telemóveis para a 3ª idade,tudo me parece assim uma de "a tecnologia resolve tudo"muito nova rica muito propaganda a la Valentim Loureiro.Tudo me parece muito forma e pouco conteudo,muito de encher o olho.Muito "jogging"português no Mall de Washington D.C..Muito o homem corre...moderninho,moderninho.AB

cereja disse...

Tem piada falares no Valentim Loureiro, que já ouvi várias pessoas comparem realmente os ditos 'portáteis' aos microondas do Major Valentim. Dar jeito, dão. Mas..., e depois?
Também já ouvi críticas sensatas à distribuição dos portáteis aos alunos em vez de ser às bibliotecas das escolas. Se ficassem nas escolas, incentivavam os estudantes a estudar a 'horas decentes', não facilitavam o acesso sabe-se lá a quê, nem ficar a noite toda a conversar por msn com a namorada. E sempre enriquecia o património da escola. Mas era bem menos simpático para com os alunos...

Anónimo disse...

Mas enquanto o sr. engenheiro e os seus muchachos brincam aos comboios, o mexilhão continua a apertar o cinto até mais não puder.
E tal como dizes quando há muita pressa vai-se de avião. Há tanta gente ricaça que até ultraleves têm! Eu cá conheço uns.

josé palmeiro disse...

O combóio, sempre foi, ao longo dos tempos, um factor de desenvolvimento das nações. Serviam para escoar, ao mais baixo preço, os produtos das regiões mais inóspitas, retiramdo das rodovias, todo o tráfego pesado, descongestionando assim o trânsito. Agora quer-se que tenhamos o TGV e que pare em todas as estações, de preferência, que bom, que moderno. Ainda se fosse construído com os donativos de Fátima, mas não, é com o nosso dinheiro, que já nem sabemos o que fazer, para o ganhar.

Anónimo disse...

Não sei se será o Portugal dos Pequeninos de um governo de brincar. São é brinquedos caros!
Palmeiro, é certo que o transporte rodoviário tem as suas vantagens e até me parece um erro ter-se optado por os transportes em camiões TIR. Mas neste caso, é transporte de passageiros pretendendo-se alta velocidade. Como é que se pode parar em todas as estações?! Ou até em duas ou três??? Para fazer sentido tem de ser directo.

josé palmeiro disse...

Quando disse o que disse, era minha intenção induzir o que o Zorro, esclarece.

Anónimo disse...

Não,não era minha ideia "dar"um governo de brincar,até porque as marcas dos telemoveis e dos computadores de que se fala não brincam em serviço...pagamos mais tarde ou mais cedo nem que seja em contrapartidas...Qd.digo Portugal dos Pequeninos ´´é porque me parece que esta nova nentalidade 1º-Não é nova.2º-Com sinais exteriores de modernidade continua como se dizia na minha terra "por fora cordas de viola,por dentro pão bolorento" AB

cereja disse...

Mas como se vê pelo mapa que encaixei no post, inicialmente este tal comboio era para fazer a ligação com Espanha e não com estas duas cidades. Com sinceridade, desta forma não lhe encontro qualquer vantagem.

saltapocinhas disse...

eu não lhe encontro vantagem de forma nenhuma.
Se as linhas forem remodeladas ou reformuladas ou lá o que é para que o alfa atinja a sua velocidade máxima a diferença de tempo entre as cidades será minima.
por enquanto o alfa passa devagarinho, que eu vejo-o passar ao fundo do meu quintal.
até dá tempo para dizer adeus ao pessoal que lá vai dentro!

cereja disse...

:))))
Essa é o máximo, oh Saltapocinhas!!!!!