quarta-feira, setembro 26, 2007

É lá com «eles»

Como devem ter reparado, eu não falo aqui da Igreja. Pela razão simples de que não me interessa. Posso ter feito, muito pontualmente, qualquer referência ao Papa mas como faria a um dirigente de uma nação, mais nada.
E neste caso estou a escrever esta nota e ainda na dúvida de ponho o post online ou fica em rascunho. Porque o certo é que «é lá com eles».
O caso é que em Fátima se vai inaugurar uma igreja que custou 80 milhões, dinheiro esse totalmente doado pelos peregrinos
Como não sou peregrina nem tenciono ir a Fátima, nada disto me diz respeito.
Mas… Oitenta milhões? Para construir uma igreja? Não posso deixar de questionar em que é que isto vai beneficiar os católicos.
Enfim, que ao menos seja como as obras dos papas do renascimento, também pagas com dinheiro das indulgências etc e tal mas ficou obra asseada e incentivou grandes artistas.
Talvez daqui a 300 anos se venha de longe ver a igreja de Fátima…
Será?


10 comentários:

Anónimo disse...

Pelas imagens que penso serem de lá (podia ser um pavilhão multiusos)lá "de longe"AB deve ver-se.

Anónimo disse...

Esta coisa saiu mal.Não é AB que se vê de longe é a basilica,mas também tenho direito aos meus lapsos freudianos(por acaso são só de teclado).AB

cereja disse...

Olá, olá!!!
Tão cedo?... Tem cautela e cuida-te, mas é!
A imagem pretende ser da Capela Sistina, ou lá perto. Enfim, uma 'gracinha' sobre a residência dos Papas.

Anónimo disse...

Claro que faz impressão! Por mais ateu que se seja, ou há coerência (não há, é claro!) ou um custo deste é um insulto aos pobres que cada vez são mais...

josé palmeiro disse...

Tudo o que dizem, conjugado com o ar de "pato bravo", do ministro da igreja, que nos mostrou a obra, mostram à saciedade que eles, andam por aqui, mas para se governarem. Ainda fazem daquele monstro um hipermercado.

Anónimo disse...

Oh Emiele então eu ia confundir as "basilicas"?As imagens a que me referia foram da TV,criatura.AB

Rita Inácio disse...

Independentemente de se acreditar ou não, não deixa de ser uma obra interessante..., sou suspeita a falar face à minha profissão! Mas penso que o Renzo Piano foi muito inteligente na forma do edifício..., pelo menos os peregrinos vão passar a ter um lugar para pernoitar sem ser os hóteis caríssimos de Fátima ou a Rua...
Fui a Fátima ha pouco tempo e gostei do que vi... Quando vi o projecto fiquei ligieramente de olhos arregalados, mas agora que vi o edifício fisicamente, achei muito interessante, embora o fizesse de outra forma... 80 milhões???? Para o tipo de edíficio e para as técnicas utilizadas, se calhar não é assim tanto..., e afinal Fátima não tem problemas em pagar... só o que recebe em velas anualmente deve para pagar qualquer coisa!!!! :/

cereja disse...

Ritinha, sabendo que és arquitecta e católica (catequista até, se não estou em erro) era natural que este meu post que espicaçasse...
Como comecei por dizer, eu sou tão estruturalmente agnóstica - de uma família com mais de 100 anos de ateísmo... - que não costumo pegar nestes assuntos. E ainda por cima não vi a reportagem da TV que parece que todos vocês viram. Desconfio das fotos que vi, mas... Contudo a verba em causa, se insisto «é lá com eles» que gastam o seu dinheiro, choca-me um tanto.

Rita Inácio disse...

Emiele
Eu coloquei relegião à parte...
É um edifício com interesse, o preço é sempre discutível, mas determinadas técnicas tornam-o edifício mais caro, por ter momentos de excepção!
Acho que o programa não é mais do que justo, porque para além da Basílica, igreja, lugares de oração, tem um centro de acolhimento enorme, e penso que é mais que justo para os peregrinos terem um lugar para ficar, já que "pouco ou muito" foram eles que pagaram.

E sim sou católica e uma catequista quase ex-comungada... Mas acima de tudo sou Cristã, mas como disse, nada tem a ver com relegião. Também fui ver o Museu da Cera (particular) em fátima, em que tem a vida de Cristo representada em Cera, e o que mais me fascinou foi o trabalho feito com cera, e a vontade com que fiquei em ir até ao madame tussaud...

Anónimo disse...

Para mim aquilo não é asseado, é um nojo.