sexta-feira, setembro 28, 2007

Acertar a mira


Não será o momento da nossa Comunicação Social parar para pensar?
Nunca por nunca imaginei que havia de tirar o chapéu a Santana Lopes, sobretudo no que consta às suas relações com a comunicação social. Muito pelo contrário, se havia político que a utilizava muito habilidosamente era este senhor.

O facto é que a entrevista interrompida por um directo com um fait-divers, foi um erro grave e foi uma má educação. Contudo, não é a primeira vez que se faz, lembro-me de já o ter visto. E, de um modo geral, a TV nem sempre trata os seus convidados da melhor maneira. Por exemplo, uma das características de que usa e abusa, é de convidar as pessoas mesmo em cima da hora, ignorando olimpicamente outros interesses que os seus convidados possam ter, porque, na sua perspectiva, o estar presente em frente das câmaras é a coisa mais importante do mundo, e deve deixar-se tudo para ir para lá a correr.
Essa arrogância do «nós somos os mais importantes e não temos de prestar contas» manifesta-se por todo o lado. O não cumprir horários de programas, o alterar a programação sem aviso, o ignorar críticas quanto ao baixo conteúdo da maioria dos programas.
É curioso que, ainda por cima, a gaffe com Santana Lopes foi no Sic-notícias um dos canais com certa qualidade – imagine-se o que significa! E, contudo a resposta dessa estação de tv, em vez de reconhecer que se tinha excedido e apresentar desculpas, foi criticar o entrevistado pela sua «birra» (???) enterrando-se cada vez mais na asneira.

Será que a chuva de críticas que tem sofrido de todos os lados a vai fazer repensar?

11 comentários:

Anónimo disse...

Pensei exactamente o mesmo que tu:nunca imaginaria "tirar-lhe o chapéu"!

cereja disse...

É que no «seu tempo» nunca mostrou esta dignidade, muito pelo contrário, era o homem das palhaçadas. Como se havia de acreditar?...

Anónimo disse...

Neste momento o Santana, com a crise partidária, é um alvo a abater...porque está solto.Anda por aí como ele diz.Agora a Sic tem uma agenda politica concreta.Balsemónica.AB

Farpas disse...

junta-se mais um ao elogio. E o que mais me agradou é que ele simplesmente não abandonou a entrevista, fez questão de ficar até ela ser retomada e explicar bem explicadinho para quem quis ouvir o porquê de não continuar. Acho muito bem!

Anónimo disse...

Já agora acrescento(estive a rever o video)que gostaria muito que outras figuras (estou-me por exemplo a lembrar duma célebre entrevista da Teresa Horta versus João Braga)ou ainda das comemorações do 10 de junho ,que outras figuras de ESQUERDA ,não tivessem feito o que ele fez.AB

Anónimo disse...

Subiu imenso na minha consideração

Anónimo disse...

Alguma vez havemos de ter boas surpresas, não é?
esta foi uma delas.
E deve mesmo tirar dividendos se não for parvo (não é!)

Anónimo disse...

Claro que vai tirar dividendos. Estando o PSD como está, um acto destes brilha como um farol.

Anónimo disse...

Também nunca pensei ver o santana flopes a dar um exemplo de comportamento mas é de aplaudir.
E sublinho o que disse o farpas, a maneira como o homem ficou para explicara sua atitude.
Depois de todas as peixaradas com que a direita nos tem brindado (desde os marialvas do cds aos amazónios do psd) é mesmo espantoso ser o santana a pôr as Tv's na ordem.

cereja disse...

É mesmo.
Enfim, nunca é tarde para aprender. E como disse aqui a AB, até é pena ser o Santana a tomar esta atitude e gente de quem se esperaria muito mais, acomodar-se com as prepotências das nossas TVs.

josé palmeiro disse...

Bem reflectido, concordo inteiramente.