sexta-feira, agosto 31, 2007

Grades

Não gosto de grades. Para o dizer com todas as letras, detesto-as!
Não tenho dúvidas que isto está relacionado com um toque de claustrofobia que sempre tive. Aflige-me sentir-me fechada, detesto túneis, poços e a ideia de visitar cavernas por prazer nunca me ocorreria. OK.
Creio que no meu íntimo considero as janelas como umas portas pequeninas, umas ‘portas de recurso’. Por algum motivo de diz a frase «quando se fecha uma porta abre-se sempre uma janela», não é? E já se vê que colocar grades nas janelas para mim é tão absurdo como pô-las nas portas. Mas então a minha casa é alguma cadeia…?!
Bem, estes são os meus sentimentos. Sei perfeitamente que existe a posição oposta. Quem se sinta vulnerável, o mundo é hostil e portanto o «fechar-se» é um sensato acto de defesa. As grades nesse caso são para evitar a entrada dos malfeitores, são um abrigo. Tenho de aceitar esse sentimento mesmo que para mim seja estranho.
Mas faz-me espécie quando essa ‘defesa’, de tão forte, já se torna esteticamente feia. Aqui, na minha zona de férias, há uma ou outra casa com grades nas janelas. E, algumas delas, não as querendo para mim como expliquei, nem as acho feias, têm uma certa elegância, podem parecer um ‘enfeite’ da casa.
Contudo noutros casos, as grades são tal e qual grades de prisão, cravadas profundamente na pedra. Por ali não se entra, nem se sai, aconteça o que acontecer.
Será que quem lá vive se sente assim mais seguro?
Ficamos a pensar nos meandros da alma humana…
Gostam assim?

ou...

assim?... Huuuummm...

9 comentários:

Anónimo disse...

É realmente uma opçao complicada. Eu sinto também como tu, se por um lado pode proteger dos ladrões, etc, a verdade é que penso sempre o contrário, se por exemplo há um incêndio, morre-se ali esturricado que não há bombeiro que rebente aquelas grades!!!!
Por outro lado, casas com janelas ao nível da rua, podem ser uma tentação para os ladrões...

Anónimo disse...

Olha Gui, eu identifiquei-me imenso com o que a Emiéle sente, sou tal e qual como ela, fico claustrofóbica com a porcaria das grades na janela!!!
E a verdade é que pode haver protecção sem ser essa. Estou a ver aí na provincia, pode haver portadas de madeira por dentro, e até uma tranca que se coloque à noite por exemplo, mas coisa de por e tirar. Grades como as que mostras aqui, é um susto...

Anónimo disse...

Olha lá, veio-me logo à cabeça a história do Afonso Henriques por a mãe a ferros...AB

josé palmeiro disse...

É verdade, as grades são um suplício.
As primeiras, que mostras, ainda do mal o menos, lembro-me bem delas, e no tempo dos namoros à janela, eram melhores que a presença das mães.
Mas, na realidade, sem grades ou doutra forma, sem cuidados alternativos, como alarmes e outos estratagemas, as casas, tornam-se presas fáceis para os amigos do alheio.
Eu, vou ter esse problema com as casas, quer dum lado quer do outro.
Confiança e fé, é o que é preciso.

Anónimo disse...

Pois é tb sinto logo claustrofobia vendo grades nas janelas. Como a mary disse o sistema de postigos/portadas de madeira que se fecham por dentro, tanto nas janelas como nas portas das traseiras, protegem do sol e de possíveis "bandidos". E podem realmente trancar-se totalmente com uma trave/tranca de ferro (casas mais chiques) ou um pau grosso de madeira. Ninguém consegue entrar e são os moradores que determinam qdo abrir ou fechar...

Anónimo disse...

A mim???Aflige-me sentir-me fechado!!!
Grades, em minha casa, também nao as cria para nada.
Fica feio!!
Se um dia me apetece-se entra ou sair de casa pela janela nao podia...JÁ AGORA!!!
A luta continua, grades para a rua.
lool
Muito fixe*

Abraço

Anónimo disse...

É uma das chatices do Pópulo, tanta concordância! :)))
Tou a brincar mas a verdade é que de uma forma geral dizes coisa tão sensatas que a gente concorda, tá visto! Eu sinto como tu e o André: Livra! Cadeia, por escolha minha...? Tarrenego!
E as duas últimas são tal e qual grades de prisão. As de ciam devem ser o exemplo das «airosas», o tal «do mal o menos»...

Anónimo disse...

Estou a «começar a voltar» mas ainda venho aqui de corrida.
Acho que ainda detesto mais as grades do que tu. Odeio! Sinto-me completamente presa, e não me dá nada para pensar em 'protecção'.
E ainda por cima os ladrões se vêm tanta cautela pensam que aí é que deve haver coisa para roubar!
Ná!

cereja disse...

Engraçado ver de novo a Joaninha. Olá!!!
Pensei que este nmeu escrito fosse mais polémico. A verdade é que decerto há quem goste das ditas grades, não é? Mas para defesa, como disse aqui a Mary e a Lia concordou, há outras formas menos... agressivas para quem lá vive!
Pronto mas cada um «come do que gosta» e eu apenas dizia que cá por mim não escolhia viver numa casa daquelas. Aos outros, bom proveito...