sexta-feira, agosto 10, 2007

Bem feito!

(«Bem feito» é o que estou a pensar...)

Usamos muitas expressões para a mesma ideia - «querer sol na eira e água no nabal», «pretender a quadratura do círculo», ……etc. Ou seja, queremos, muito humana e naturalmente, aproveitar o melhor de uma situação sem aceitar os inconvenientes.
Ora desde que se vulgarizaram os frigoríficos, a grande maçada que era a necessidade de se fazerem compras diariamente desapareceu. Os produtos que se pretendem consumir, aguentam em boas condições bastante tempo e uma pessoa pode fazer um monte de compras de uma vez, e só voltar a pensar nisso vários dias depois. Ufff… Bem basta ter tanta outra coisa em que se pensar.
Há pouco tempo, de visita a uma amiga, assisti à «operação-limpeza-de-frigorífico» e fiquei admiradíssima da quantidade de produtos que ela e a filha lá encontraram e foram para o lixo por estarem já fora do prazo. Fiquei educadamente calada, mas de mim para mim ia pensando «parece impossível; como é que se comprou tanta coisa a mais?!; comigo isto nunca acontece»
É que este é um ponto onde costumo ter cuidado. Nunca comprar nada cujo fim do prazo esteja perto e, na altura da compra, fazer umas contas de cabeça considerando dentro de quanto tempo irei consumir aquilo que estou a comprar. Muito correcto, não é?
Claro que nisto não entra o factor férias. Por um lado, nas férias, mais ainda do que durante o 'tempo normal', evitamos andar sempre de cesto de compras na mão; tirando frutas e legumes, o resto, sobretudo desde que se usam as embalagens a vácuo que ainda aumentam mais o tempo em que o produto permanece bom, compra-se de vez em quando e já chega. Mas, por outro, não há cá calendários!
E, esta noite arrependi-me do que pensei da minha amiga. Depois de ter acordado às 3 da manhã cheia de cólicas, daquelas em que se deseja um bom vómito que nos alivie, ter feito um chazinho quando confirmei a inexistência de ‘sais de frutos’ (é sempre assim quando se precisa deles) recapitulei o que raio é que me teria feito mal..?!
Fui-me ao frigorífico e lá estava: um conjunto de queijinhos frescos cujo prazo – em letras pequeninas – tinha acabado na véspera.
O quê? Já estamos a 9????

16 comentários:

Anónimo disse...

Qual 9?
Estamos a 10!
Tu atina, mas é!!!!
( e estimo as melhoras)
:)

Anónimo disse...

(eu e a Gui devemos estar à espera que entre «o post do dia» e depois comentamos ao mesmo tempo! lol!!!)
Cá por mim acho que a Emiéle já tá boa.
Primeiro, cá por mim acho que não há mal que a atinja. Depois, de estivesse assim mal, não vinha escrever para aqui, e não ia responder aos comentários de ontem, como fez...

Anónimo disse...

Mas olha que a verdade é que a data de validade nem sempre é visível.
Sáo algarismos pequeninos, colocados muitas vezes em sítios esquisitos, às vezes colam-lhes etiquetas por cima!
Isso deveia ser regulamentado!

Farpas disse...

É regulamentado, devia era ser fiscalizado!

Olha desde que isso não te estrague as férias! é sempre bom testar o corpo de vez em quando, só para ver se tem os mecanismos de defesa a funcionar ;p

Boas Continuações!!

Anónimo disse...

Espero que já estejas melhor...mas deixo aqui o seguinte "alerta". Para além de verificarmos as datas, convém olharmos (com bons óculos ou lupa) e cheirar, raspar, cortar, depende do produto...Por vezes as datas são apenas um mero aconselhamento, tipo nào convém depois de...ou pelo menos até...não consumir depois de...e tantas outros avisos multi-interpretáveis. Por isso já tenho jogado fora antes da data expirar/caducar ou consumido após ter terminado...Resta agora saber, Emiéle...será que foi mesmo dos queijos? Ou será que nào estariam estragados já há dois dias...com esses calores aí, coisas frescas estragam-se facilmente...O cházinho foi uma boa ideia, principalmente se for à base de ervas naturais...sais parece-me demasiado químico para quem parece apreciadora da natureza...(eu digo isto mas qdo quero curar-me depressa tb vou aos químicos).
Continuaçào de boas férias, sem cólicas...

Anónimo disse...

Olha que não sabia Farpas. Sei que deve ter a data, mas pelo que vejo muitas vezes é tão pequenina, que nem se consegue ver bem...
De resto, estou como o Farpas - acho que se isso passou com um chá, não era grave.. Né? E dá para ver como é que o nosso estado de saúde está ou não a funcionar.
Olha que as tuas defesas estão mesmo boas!!!!

Anónimo disse...

Oh Lia, olha que «sai de frutos» é mesmo uma coisinha 'tradicional', até me admira com ainda há quem se lembre disso, lol!
Contudo, penso que a Lia tem razão e creio que o queijo fresco é mesmo das coisas de que devemos desconfiar mais. Usa-se hoje em dia muito por causa das dietas, mas pelo que sei se não é de muita confiança é perigoso.
Mas penso como o King. Se vieste aqui escrever é porque estás fina, mulher!!! Também penso que nada de deve deitar abaixo!
Boas férias! (na tal praia porreira)

Anónimo disse...

Bom, na verdade os prazos de validade são bastante aquém dos reais prazos de validade dos alimentos, é a chamada margem de segurança para os fabricantes. Por norma consumo-os mesmo 2 a 3 dias após esse prazo, e com os yogurtes, uma semana... Os queijos frescos com este carlor, apesar de serem leves e apetecíveis é de evitar...Bom espero que melhore rápidamente, e atrevo-me a sugerir um chá óptimo para esses problemas: chá de boldo, compra-se nas ervanárias, e faz mesmo muito bem. E enfim, é um pouco mais saboroso que os sais de frutos! Continuação de boas férias, Carla

Anónimo disse...

Bom,queijinhos é?Mas isso não dá assim cólicas ,mas febre baixa e agonias...hum!!!não terá sido sol a mais do 1º dia?AB

josé palmeiro disse...

Ontem,"A Praia Perfeita", hoje, "Bem Feito!".
Somos de uma geração que gostava muito da sua praia, do seu cantinho, com os seus amigos e conhecidos, antes para fugir aos olhares indiscretos dos tutores, hoje, da bagunçada que acorre a esses lugares, que nós elegemos para descançar. Descaço este que queremos intímo e, o mais possível, longe do "dia a dia", de todos os outros dias do ano.
Quanto a hoje, primeiro estimo que já estejas melhor.
Quanto à causa, alinho pelo calor intenso que dizes ter apanhado, na véspera. Os queijos, frescos(?), são de desconfiar, porque feitos sem cuidado e fora do "tempo" certo.
O Farpas tem razão quando fala da fiscalização, deve ser mais assídua e eficiente, pois as falcatruas ainda são muitas e de todo o género.
Termino dizendo que as obras acabaram e que agora começou a montagem das quinquelharias, e são tantas...!

saltapocinhas disse...

ai que florzinha de estufa!
ou então não foi dos queijinhos, foi outra coisa qualquer!
eu é muito raro deitar alguma coisa fora, mas às vezes consumo produtos 2 ou 3 dias fora do prazo de validade e nunca me doeu nadinha!!

cereja disse...

Saltapocinhas - olha menina, sorte a tua... (aqui para nós, eu penso que se calhar também já me aconteceu; repara que só vi que estava já fora do prazo quando fui verificar, se não me tivesse acontecido nada, também nem me tinha apercebido!)
AB - De qualquer forma já passou. Mas lá que estive agoniada à brava, isso estive. Fosse eu de outra fibra, provocava o vómito e ficava melhor, mas para mim vomitar é morrer. Antes o chá...
Zé Palmeiro - Tens toda a razão quanto ao sentimento ligado à praia. Não é chegar lá, dar um mergulho e pronto, ficar à torreira do sol. Gosto também da praia para conviver. É bem divertido.

Anónimo disse...

Tb costumo comer alguns produtos fora do prazo, depois de ter cheirado etc. Por vezes nada me afecta e outras vezes, sem aparente razào sào aquelas reacções que sabemos...Aprendi que uma possível justificação para a reacção física que tiveste, poderá ser devido aos diversos vírus bem acomodados dentro de nós (herpes labial ou outros, aftas, antigas viroses, vírus da febre de Pfeiffer etc e tal...são tantos...)que de vez em quando ficam activos perante um "objecto" estranho. Aí o corpo reage a esse intruso, tais como bactérias ou outros vírus...Há ocasiões em que o nosso corpo se transforma num verdadeiro campo de batalha, com soldados da paz e outros tantos exércitos inimigos. Assisti e traduzi aqui uma aula para jovens refugiados angolanos com pouca escolaridade, para perceberem melhor como as defesas do organismo respondem aos intrusos, usando estes termos. A partir daí fiquei a perceber melhor estas coisas de vírus e bactérias. Na maior parte dos casos, passa por si, chegam os tais chás para atenuar os sintomas/queixas mas há vírus mais poderosos e resistentes que precisam de soldados mais fortes...
Chega de doenças (ou causadores delas) por hoje...Diverte-te!
P.S. Já tinha escrito isto de manhã mas nào quis entrar, vamos ver se agora resulta...

simplesmente... disse...

Eu sei como é que isso funciona!

Queres ter tudo em casa, porqu e nunca se sabe se irá ser necessário mas depois... o tempo vai passando... O tempo passa depressa, sabes!? :)

Na última "limpeza" que fiz, só dei (ainda bem que tenho amigos que não se preocupam com as letrinhas pequeninas...) 3 sacos cheinhos. Havia de tudo e com diversas datas: açucar (2006), maisena (2005) cerveja... amendoins... ufa!

Mas agora adoptei uma versão mais "poupadinha" e quando compro, uso! Linda menina!

p.s. - Vim aqui parar ao acaso, mas parabéns pelo blog!

cereja disse...

Olá «Simplesmente»!
É tal e qual isso!
Eu acredito que estou farta de comer coisas fora do prazo, e sem me fazerem mal... É como dizes, nunca se sabe quando vai ser preciso. Mas cuidado afinal tenho com os iogurtes ( é claro) os ovos, e o leite... O resto, sobretudo latas, que têm os números pequeninos e disfarçados, vou deixando correr...
Claro que o 'truque' é comprar bastante menos, um pouco à justa como se faz com a fruta e legumes que se estragam tão depressa. Eu sei que este meu truque é desleixo...
Olha vai passando, eu agradeço!

simplesmente... disse...

eu deixei de comprar iogurtes :)
e adoptei as massas com coisas, saladas com coisas (entenda-se por "coisas" o que estiver à mao!)

Mas tambem tenho saudades dos jantares de copo de leite e torrada :), muito rapidos de confeccionar :)

(cada um tem as suas tácticas!)