sábado, agosto 11, 2007

A Melancia



Ponto prévio: eu gosto de melancia.

Posto isto, vamos lá: a melancia tem a mania!!! (rima e é verdade) Há para aí um anúncio de um iogurte que nos diz que ele imagina que é um sumo, no caso da melancia parece-me que se trata de um sumo que imagina que é fruta. E nós vamos nas cantigas dela…
A melancia é muito linda. Um verde-escuro por fora, um vermelho vivo por dentro, e pintinhas pretas para enfeitar. Os nossos olhos ficam logo deliciados só de olhar para ela.
«Ah! Que bela fruta deve ser!» pensamos nós, antes de a comer.
Depois dá-se uma dentada, e é como se se estivesse a comer o «algodão-doce» da Feira Popular, não dá para mastigar, dissolve-se tudo na boca.
«Ora esta?!? Mas para onde é que foi aquela grande quantidade de vermelho, tantas sementinhas, tanto colorido…?...»
Desapareceu em duas dentadas.
Bluff!

21 comentários:

Anónimo disse...

:)
Tal e qual.
Tão bonita mas desfaz-se toda...

Anónimo disse...

Olhó post fresquinho!!!!!

Anónimo disse...

Estranho, não mostra que há comentários... e depois abri e estavam cá dois. Será do meu pc?...
A Gui teve graça e razão. este é que é um post de Verão - leve e fresquinho!

Anónimo disse...

Alto e para o baile!O meu respeito pela melancia é enorme...e a minha adoração maior...creio que acontece com a maioria dos alentejanos...e é como dizes ...uma espécie de hóstia vermelha ...AB

Anónimo disse...

A outra coisa que me faz sempre sorrir é o nome que se dá ao centro carnudo..."Galo".Galo?AB

Anónimo disse...

Sempre ouvi dizer que não satisfaz lá muito mas que ajuda a saciar a sede. Li algures que contém entre 90-95% de água e os tais sais minerais naturais de que se falou antes. Existe tb em amarelo...eu nem sabia...muito interessante, envio-vos o link da wikipedia se quiserem ler mais...Tb sempre ouvi dizer que leva muitas horas a fazer-se a digestão, portanto cuidado com banhos/mergulhos frios repentinos ou longas exposiçòes ao sol...

Anónimo disse...

Aqui vai o tal link. Afinal tinha-me esquecido de o enviar...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Melancia

cereja disse...

Ehehehe! Oh AB, olha que eu comecei por dizer, à cabeça, que gosto de melancia né???...
A Lia tem razão, aquilo tem mais qualidades do que à primeira vista se imagina.
E lembram-se de que os japonezes inventaram as melancias quadradas para se arrumarem melhor?...?...

cereja disse...

Está AQUI

josé palmeiro disse...

Afirmo que , como alentejano, gosto muito de melância. Aqui nos Açores há também as célebres melâncias de Água de Pau, que são de chorar por mais.
Depois de ler os comentários da AB e da Lia e de seguir a pista da MELÂNCIA, indicada, nada mais tenho a dizer, para alé de concordar, com elas.

saltapocinhas disse...

isso para mim é o suficiente para não apreciar melancia!

Anónimo disse...

Melancias quadradas...mas que interessante...não sabia, não...estes japoneses para invenções são realmente demais. Emiéle, se tiver ocasião não deixe de ler aquela sugestão que enviei de Temor e tremor, da Amélie Nothomb, ela descreve coisas típicas, bem hiláricas para nós, da cultura japonesa, com muito humor mas bastante respeito...simplesmente inacreditável e impressioante.

Anónimo disse...

Olha,olha alguem que conhece a Amélie Nothomb e o "Stupeur et tremblements"...já agora e embora com outra temática recomendo eu à Emiele o "Métaphysique des tubes"(vais adorar)AB

Anónimo disse...

Eu cá digo o mesmo. Tb conheces? Ela é o máximo, não achas? Também já li esse que sugeriste e outros ainda mais "estranhos"...Fiz a sugestào na rubrica de livros para ler nas férias. Ela tem uma capacidade literária de ficar de boca aberta...Descreve coisas simples ou complexas tanto de forma erudita como usando gíria...E diálogos contínuos...Estive quase a ficar fanática nas leituras de todos os livros que encontrava aqui na Biblioteca, traduzidos em neerlandês. No meu caso encontro quase todos porque como ela é belga, escrevendo em francês, logicamente são logo traduzidos na segunda língua da Bélgica...que de momento acho mais fácil do que o o francês que está um pouco perro...

Anónimo disse...

Descobri-a na Belgica exactamente...mas a última coisa que li e que foge um bocado ao resto foi o "Biographie de la faim"na Albin Michel.AB

Anónimo disse...

Tb já li esse. Já li onze. Li 9 em neerlandês e 1 em francês. Depois parei para ler outros autores. Eu descobri-a por acaso, dando uma entrevista num canal belga, onde ela falou precisamente desse livro. Ela é tão peculiar (segundo o que li sobre ela) como os temas dos seus livros. Escolhe sempre a editora Albin Michel, escreve freneticamente à mão em cadernos,(até recentemente nada de PC's)e pretende publicar sempre 1 livro por ano. Tu tens lido sempre em francês?

Anónimo disse...

Fiz bem mal as contas: li 10 em neerlandês/holandês e 1 em francês. Talvez estejamos a fugir ao assunto da melancia...desculpa Emiéle...não sei se esta escritora tb come melancia mas sei que adora chocolate e já li algures que tu tb. Eu junto-me ao clube.

Anónimo disse...

Resposta à Lia:sim,sempre em francês.AB

Anónimo disse...

Resposta à Lia:também há livros dela na Poche mas descobri-a na "Trophismes".AB

Anónimo disse...

Erro!Tropismes.AB

Anónimo disse...

Para a AB: Merci/Bedankt.