terça-feira, julho 24, 2007

Um governo, dois países

Há uns tempos escrevi um post elogiando o que me parecia uma simplificação por ter lido em qualquer sítio que o Parlamento Belga era muito mais pequeno do que o nosso apesar de ter mais partidos.
Recebi logo na altura um comentário de uma antiga colega de blog trabalhando por aquelas bandas que me explicava que, pelo contrário, a Bélgica é uma confusão tamanho king-size, pelos seus regionalismos, as duas línguas, costumes diferentes, na prática são dois países o que faz duplicar muita coisa.

Vejo hoje uma anedota que vem ao encontro daquilo que ela me disse:
O novo Primeiro-ministro enganou-se no… Hino Nacional. Cantou a Marselhesa.
Pudera!
O homem é flamengo e o Hino é valão, para ele é tudo francesices…


10 comentários:

josé palmeiro disse...

Ciosas que acontecem, a quem anda distraído.
Não te lembras do Valentim a gritar pelo Guterres?

Anónimo disse...

Ils sont fous, ces belges!

Anónimo disse...

Essa é excelente!
Lembram-se da senhora que pretendia a nacionalidade portuguesa e não a obteve por não saber o Hino?...
Que pena não querer antes a nacionalidade belga. Lá não t~em essas esquesitices.

Farpas disse...

É uma bela palhaçada... eu pessoalmente acho inadmissível, não era apenas um cidadão Belga, era o PM... enfim deve ser a tal distracção que o José Palmeiro fala...

Anónimo disse...

Parece que por volta de meados dos anos 80 a Belgica esteve à beira de uma guerra civil.Mas esteve mesmo...oxalá não se lembrem de reeditar a coisa ...AB

ilha_man disse...

Mas ele enganou-se 2 vezes, também não sabia o que se comemorava a 21 de Julho...não sei se chegaram a ver esta gaffe do nosso 1º,mas aqui fica o link:
http://www.tvrir.com/index.php?option=com_content&task=view&id=506
Às vezes a boca foge para a verdade!!!

ilha_man disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ilha_man disse...

http://www.tvrir.com/index.php?option
=com_content&task=view&id=506

Anónimo disse...

Dos flamengos, todos da extrema direita, tudo é possível, mas o primeiro ministro foi longe!

cereja disse...

Eu não quero ser injusta e parece-me que desta vez o FJ está muito radical, mas realmente ao ouvir falar em flamengos lembra-me logo o Jacques Brel e a canção «Les flamands».
Bom, não é lisongeira...
(obrigada, ilha_man, o link completa aqui a coisa) :D