domingo, julho 22, 2007

As «vésperas»

A velha expressão (ditado?) «das festas, as vésperas» faz muito sentido para mim. Talvez por não pertencer à geração do «agora-e-já» cultivo muito a antecipação de uma coisa agradável e saboreio-a devagarinho enquanto faço os preparativos.
Neste caso refiro-me às férias.
Este período do ano só tem vantagens! Em Lisboa, o frenesim diário diminuiu para me metade. Muito menos trânsito, encontro lugar para estacionar, menos filas em todo o lado, as lojas fazem promoções. Portanto, enquanto permaneço em Lisboa, a vida diária é bem menos stressante.
E depois aproximam-se as férias!!!
É aqui que entra o tal ditado «das festas, as vésperas». Este fim-de-semana que não estou em Lisboa (não sei se aqui no Pópulo se notou a minha ausência, por não ter participado nas caixas de comentários) ando atarefada a alindar a minha casinha de férias. Limpezas, - essa parte não tem graça, mas como é para férias é bem menos chata do que se fosse uma rotina normal - arrumações, levantamento de coisas de que vou necessitar, e algumas mudanças para ficar tudo mais funcional.
Essa das ‘mudanças’ é quase ridículo numa casinha de bonecas onde não há lugar para quase nada que não seja essencial, mas mesmo assim, pode sempre imaginar-se um modo de dispor esse ‘essencial’ diferente e mais agradável.
Enfim, ando aqui a pôr em cima da bancada da cozinha os elementos fundamentais para que o bolo dos meus dias de férias seja fofinho, saboroso, não enjoativo, e me alimente bem.
Vamos lá a ver que pasteleira vou ser…


6 comentários:

Anónimo disse...

Olha!!
Fui dar uma voltinha por outros blogs, e coltei aqui só para confirmar se o meu comentário tinha entrado e vejo que entretanto entraram mais uns 3 posts.
Surpresa!!!
Já tenho pensado como vai ser aqui o blog nas tuas férias...
Vamos sentir muitas saudades.
E acho muito bem isso de 'preparar' o período de férias. Apesar de uma dose de surpresa também ser bom.

Anónimo disse...

Ora bem...espero um convite para um entrecosto na tasca e uma tarde a ver como cabe "um mundo"numa casa tão pequena.AB

josé palmeiro disse...

O bolo, quero uma fatia!
Já uma vez te disse, e a ideia pressiste que, esse bolo, depois do entrecosto, a acompanhar um bom cházinho dos Açores, têm que se tornar realidade. Vamos ver quando.

Anónimo disse...

Agora entende-se porque não respondeste aos comentários.
Já estava a estranhar, estive a ler os debaixo e costuma ter sempre uma «conclusão» tua, nem que seja ao fim do dia. Então é porque não estás «cá»!!!
Estou como o King, ou as tuas férias coincidem com as minhas, ou vou sentir a falta.

cereja disse...

Zé Palmeiro, aqui o bolo era a concretização da metáfora :)) Eu ando a cozinhar as próximas férias...
AB - Não era má ideia. Em vez de um jantar um almoço, e a casa ainda dá para 3 ou 4 pessoas - muito mais talvez não...

Anónimo disse...

Gostei do entusiasmo!E o "mundo"era mesmo outro,não o dos "jantares".È esse, o que começa nos posters e acaba naquela magnifica fotografia do teu pai...AB.