quinta-feira, junho 21, 2007

Diz quem cá vive

De vez em quando aparece pela imprensa um estudo onde se comparam umas dezenas de capitais e dessa avaliação concluem que Lisboa até tem boa qualidade de vida, ou pelo menos melhor que muitas outras, por exemplo Nova Iorque ou Milão. Daquilo que se lê sabemos que há vários indicadores que são ponderados, mas nunca soube qual era a lista completa e o motivo desta honrosa classificação.
Mas, do que se passa «cá dentro» já tenho mais ideia. E portanto entendo que num inquérito à Deco os portugueses considerem que
Setúbal, Lisboa e Porto serão as piores cidades para se viver em Portugal enquanto que pelo contrário Viseu, Castelo Branco, Aveiro, Bragança, Viana do Castelo e Braga são as melhores,
Calculo que nesta avaliação não entrem em conta o número de caixas Multibanco (como parece ter sido um factor que influiu na dita ‘qualidade de vida’ do estudo internacional) e sim coisas tais como pouco estacionamento, mais desemprego, maus transportes, poluição.

Mas enfim, isso da «qualidade de vida» afinal pode ser também um tanto ou quanto subjectivo
...

9 comentários:

méri disse...

Desculpa lá! Apesar de tudo parece-me que o Porto tem melhor qualidade de vida do que Lisboa (onde vou com muita frequência), talvez pelo simples facto de ser uma cidade muito mais pequena.

Anónimo disse...

Tem piada, como as pessoas se sentem...
Eu quando vou ao Porto perco-me completamente e aquilo parece-me uma confusão :)))
Cá por Lisboa, como está muito dividido por Bairros, no meu Bairro ou no onde trabalho, estou muito à vontade!
Mas também creio que a vida numa cidade pequena, tem outra qualidade.
Estranho não ver citada Évora de que gosto tanto.

cereja disse...

E vão duas! Também gosto imenso de Évora.
Quanto ao Porto não posso falar. Conheço-o muito, muito mal! Apesar de tudo, Braga e Viana, conheço um pouco melhor porque tive lá amigos e às vezes fazia visitas. Mas no Porto não conheço ninguém e sempre que vou é para hoteis e ando para ali perdida nas ruas.
Os factores que as pessoas referiram, em Lisboa conheço eu bem - a circulação e estacionamento complicados, transportes insuficientes, poluição, ai, ai, ai...

saltapocinhas disse...

em aveiro há um único motivo: é porque EU moro cá!
de todas as que conheço Aveiro é a minha cidade favorita e é a MAIS LINDA!!

Anónimo disse...

E a Saltapocinhas tem razão: Aveiro é formidável. E tem uma GRANDE universidade!!!
(que estranho, isto de comentar a seguir a ela! costuma ser sempre ao contrário!!!! Mas hoje eu vim muito mais tarde, e ela muito mais cedo lol)

cereja disse...

É claro, Saltapocinhas. Por isso é que a gente te devia raptar cá para Lisboa. Ainda nenhum dos candidatos à Câmara se lembrou de meter isso no programa...
(não estou a ser má para ti, estou a ser boa para Lisboa!)

josé palmeiro disse...

Tarde e a más horas, aqui deixo o meu testemunho. Sou do Sul, adoro Évora, a minha capital, mas também gosto de Portalegre e de Beja. Gosto do Porto, aprendi a gostar da cidade, com os meus filhos e os meus netos, terra maravilhosa, apesar do Rio, refiro-me ao da câmara e não ao Douro. Aveiro, também gosto, pela Raposinha e pelos seus Golfinhos. Gosto de Lisboa, pela minha juventude e pelos anos que lá passei. Gosto de Faro, pela forma como o Algarve me acolheu e acolhe, como à minha família. Gosto de Ponta Delgada, terra da minha mulher e da sua família, que também é minha, e onde me apetece VIVER!
Enfim, as cidades e os lugares, somos nós que os fazemos, e eu, adoro VIVER!!!

cereja disse...

Que bonito testemunho, Zé!
Sinto um pouco o mesmo.
Realmente conheço muito pior o norte, e sobretudo o Porto, mas todas as terras podem ser lindas quando lá temos laços e recordações.

méri disse...

Bem dito, José Palmeito, e subscrevo.
(só estava a "entrar" com a emiele, que eu até nem nasci no Porto!"