quinta-feira, maio 24, 2007

Portugal - Inglaterra

Tem-se falado até à exaustão da questão da menina desaparecida.
Caso tristíssimo, que impressionou muito toda a gente. Mas que, estranhamente, para além da situação em si, de sofrimento para a criança e seus pais e familiares, se tornou um caso de mediatismo extraordinário, não sei se por ter passado exactamente em Portugal.
Digo isto, porque se levar em conta a própria imprensa inglesa, eles por um lado consideram que não há memória de uma história que tivesse tido lá tanta repercussão sem ser a morte da Princesa Diana (dizem que se vêm fitas amarelas por todo o lado, políticos, jogadores de futebol e cricket , várias personalidades fazem apelos, oferecem-se verbas enormes por informações, etc) mas por outro, este caso tem estas tristes ‘honras’ por se ter passado em Portugal.
Porque, se por cá já se fizeram comparações - além de censurado e bem - com outros casos de desaparecimentos que quase não foram falados, em Inglaterra, desde o dia em que desapareceu a pequenina Madeleine e hoje, já desaparecerem 800 crianças e jovens!
As notícias dizem que todos os anos desaparecem em Inglaterra 210 mil pessoas, dois terços delas com menos de 18 anos.
Ou seja, Portugal até pode não ser um país muito seguro (qual será?) mas afinal a Inglaterra é-o muito menos! E lá, são decerto os polícias ingleses que actuam, não será assim?
É que esta xenofobia latente expressa pelos media ingleses mexe um bocado com os nossos nervos!





5 comentários:

Anónimo disse...

Também tenho lido umas coisas nesse sentido.
Sem dizer que os nossos 'judites' sejam superiores aos CSIs dos outros, a verdade é que aqueles senhores foram muito rápidos a mandar pedras aos nossos telhados sem olhar para os seus.
Por outro lado, não é preciso grandes conhecimentos de psicologia para entender que o falar excessivamente neste caso, vai «dar ideias» a uns psicopatas que por aí existam. Seria bom algum comedimento. Sabemos que quando há um caso com demasiada visibilidade aparecem logo outros a apanhar a boleia da 'visibilidade'...

Anónimo disse...

A verdade é que «os tabloides» foram uma criação lá dessa gente!
Eu achei muita graça a um post do Arrastão que dizia a propósito do «minuto de silêncio» por causa da menina
«Que alívio! Agora vamos tentar um dia inteiro para ver ser não enlouquecemos todos»
Porque a verdade é que já andamos a dar em doidos com tanta conversa que ainda por cima não são NOTÍCIAS contra as quais não tenho nada, pelo contrário, mas apenas um remexer em coisas sem o menor interesse para alimentar o interesse do público!
E essa que também li, do número estraordinário de desaparecimentos lá no Reino Unido
é de pasmar!!!

josé palmeiro disse...

Vou dar o meu contributo.
Não falo!

Anónimo disse...

É isso.
Para além da triste história, e exploração do caso dá náuseas.
E tem graça (ou seja, não tem graça nenhuma!) afinal quem tem 'ladrado' mais, os senhores bifes, terem telhados de cristal finíssimo!!!!
Livra!

cereja disse...

Sabes Raphael que também fiquei de boca aberta. Nunca me passou pela cabeça que por lá as coisas fossem assim. De qualquer modo recordo que perguntaram a um jornalista inglês, se o caso fosse às avessas e fosse uma menina portuguesa que tivesse desaparecido emInglaterra se o impacto lá seria parecido ao que foi em portugal e ele ter tido a honestidade de reconhecer que nem pouco mais ou menos! talvez algum impacto na comunidade portuguesa em Inglaterra mas mais nada...