quinta-feira, maio 24, 2007

Ai o sol a mais!



Bom, hoje que chove a potes aqui no meu sítio, esta conversa vem fora do tempo. Mas a verdade é que caminhamos para o Verão e com ele vem a praia.
Nestes movimentos pendulares que são «as modas», acredito que o pêndulo agora esteja a tender para a outra banda, ou seja o controlo à exposição do sol.
Há cem anos, ia-se à praia para os banhos de mar. O clima era diferente, e havia a ideia que o importante na praia eram os banhos, que se 'obrigavam' as pessoas a tomar. Os «banheiros» chamavam-se assim exactamente porque ajudavam as pessoas a mergulhar na água, o que faziam algumas vezes e fugiam logo. Depois dessa cerimónia do banho, secavam-se e vestiam-se…
Nos últimos quarenta anos, o pêndulo oscilou muitos graus no sentido de que o banho era banho de sol. Ao chegar à praia, estendia-se a toalha na areia e só se ia tomar o outro, o de mar, quando já havia muito calor e dava gosto refrescarmo-nos. Foi na altura em que se valorizava a vitamina E e os seus efeitos.
Para além disso «o bronze» era bonito e chic. Um «branquela» era mal visto, não era bonito, parecia doente. Aliás muito chic é aparecer-se bronzeado no Inverno, porque mostra que somos muito ricos e em vez de andar para aí a trabalhar fomos passar uns tempitos aos países tropicais e voltamos com aquela cor…
Depois apareceram os solários!
Ai senhor, os solários!!! Isso sim, é que é elegante. Podemos tratar dos nossos negócios e aparecer com o tal lindo ‘bronze’ o que prova que temos dinheiro e gosto. (vemos os nossos VIPs e alguns políticos com aquelas belas cores indicativas desses ‘tratamentos’)
E agora vêm estragar tudo e dizer que
um solário é um escaldão e traz imensos malefícios.
Que se «na década de 30, o risco de melanoma era de um em 1500, em 2000, o risco é de uma em cada 75 pessoas»
Não, não é brincadeira.
Não apoio o
Michael Jackson... mas o branco pode ser bonito ou melhor, se calhar a cor com que nascemos ainda é a mais saudável!
Solários? O que é isso?!

8 comentários:

Anónimo disse...

:)
Adorei a senhora de fato de banho 'à antiga'. E na gravura o sol também não era lá muito...
Olha que por Lisboa, choveu mas já passou. se calhar era à hora em que escrevias o post.

Falando mais a sério, quer-me parecer que os números não são bem esses apasar de teres deixado olink e eles dizerem isso. Deve faltar um zero, serem 750 o que já é muitíssimo! Se eu desde há uns anos que tinha cuidado agora ainda vou ter mais.
gora os solários... que anedota! era mesmo o que mais me faltava. Deixo isso para o PP das Feiras, deve gostar dessas coisas.

Anónimo disse...

O teu link para o vídeo do farpas está o máximo. O vídeo, quero eu dizer! Como é possível um puto tão engraçadinho como ele era, ficar «aquela coisa» actual...
De resto acho qe vou arranjar um fato de banho desse modelo, perninha tapada e tudo! E o laço na cabeça devia ser um lenço para tapar o cabelo, certo?...
lol

josé palmeiro disse...

Lindo e oportuno este teu escrito, bem como as ilustrações.
Fez-me lembrar os meus tempos de menino, em que bem cedinho, na Costa de Caparica, saíamos para a praia, percorrendo aquela extenção imensa de dunas, onde é que elas já vão, para estar, no máximo, até às 11 horas, pois mais, era proibitivo por causa do Sol.
Hoje o culto do bronze, é um perigo iminente para a saúde pública.

Anónimo disse...

Eu sei.
Tudo isso que dizem dos «malefícios do sol» sei muito bem. E os cremes com factor de número elevadíssimo, etc e tal.
mas o sol é tãããããõ boooom...
Vou obedecendo a algumas coisas - não ficar á chapa do sol às tais horas maléficas (das 13 às 16) molhar-me bastante e por protector.
Mas não me tirem a praia pelas vossas alminhas!

cereja disse...

Olá! Hoje apareci por aqui mais cedo. (quero eu dizer «voltei» é claro!) E dei uns 'retoques' aqui no post, uma palavra ou outra que não estava lá muito bem.
Eu também gosto muito do sol, Raphael! Por acaso gosto de praia e gosto do campo, que também tem sol que se farta no Verão. Um passeio na campo sem chapéu pode dar também um forte escaldão.
Mas a verdade é que as pessoas com a mania das modas perdem a noção do equilíbrio e do sensato. O Zé Palmeiro lembra outros tempos e eu ainda tenho a ideia de quando se ia à praia de manhã. O resto do dia era para outras actividades. Mas hoje, se passamos o dia inteiro na praia é difícil fugir a esse excesso de sol!
Na minha categoria do Era uma vez no antigo Pópulo creio ter descrito como era uma ida à praia a meio do século passado.
Vou ver se encontro o link.

cereja disse...

Encontrei!
Está
AQUI para quem aprecie um «Regresso ao Passado»

Trilby disse...

Pois eu tenho a mania que o Sol a mim não me faz mal porque somos amigos de longa data. Eu sou do tempo em que se ía à praia sem protecção solar (nem se falava disso) claro que só de manhã e depois lá para o fim da tarde se estava muito calor. Agora vou sempre que posso, apanho muito sol mas com protecção. Mas não posso passar sem praia. Acho até que funciono a energia solar. :)

Linda, a ilustração.

cereja disse...

Gostei dessa de «funcionar a energia solar»!! :)
Também imagino que se seguirmos as regras que aconselham conseguimos juntar as duas coisas, o prazer e benefício (que também o há!) e por outro lado não arriscarmos uma estúpida doença que tão grave pode ser.
Como disse ali atrás, eu talvez prefira o campo, que também tem sol e de que maneira!!!! mas dá-me uma tranquilidade que a praia não me dá (mas falo por mim! tenho amigas que funcionam exactamente ao contrário: acalmam na praia e excitam-se no campo)