domingo, maio 27, 2007

Na Islândia?!

As notícias são estranhas. (estranhas? Não gosto da palavra mas nem sei como lhe chamar…)
Fomos ontem alertados por notícias que chegaram através de um trabalhador que regressou a Portugal, que colegas seus se encontravam a trabalhar na Islândia numa condições horrorosas. Como o testemunho é directo, não é apenas o «ter ouvido dizer» há que o levar em consideração. Primeiro, o certo é que a maioria de nós não tem lá muito claro que país é esse. Sabemos que fica lá muito ao norte, que é muito frio, e muitos de nós tínhamos uma boa imagem desse país.

Pelo que se ia sabendo, para além do mau clima, tudo o resto era bom:
tinha um alto padrão de vida, um elevado índice de desenvolvimento humano e era conhecido pela alta qualidade de vida da sua população
Ora tudo isto foi abalado com as notícias de que compatriotas nossos que tinham ido trabalhar para lá estariam a ser tratados como «escravos», ou seja "Trabalhamos dentro dos túneis todo o dia [ 14 horas por dia ] com água até aos joelhos. Não há condições mínimas, até na mesa das refeições cai água constantemente" . Para além disso, que a comida fosse considerada má, até podia ser pelo facto de ser muito diferente da portuguesa, uma coisa ‘subjectiva', contudo se «os salários são substancialmente inferiores aos que são pagos a trabalhadores de outras nacionalidades com as mesmas funções; e os italianos ganham, em média, mais três mil euros por mês do que um português que executa o mesmo trabalho», isso são FACTOS.
O que se passa?



5 comentários:

Anónimo disse...

Para ser franca também me admirei. Mas isto parece a escala da cadeia alimentar, os mais fortes (ou ricos) vão comendo os mais fracos...
Nós vamos explorando os nossos imigrantes que vêm de países ainda mais pobres, mas pelo nosso lado vamos ser explorados por queles que podem mais do que nós.
Sinceramente também tinha uma boa ideia desse país democrático. Mas pelso vistos é a nova ordem neo-liberal!

josé palmeiro disse...

Depois, como diz a Joaninha, tratamos os nossos imigrantes, da forma que o fazemos. Mas o mal, está sempre na forma como são negociadas essas deslocações, elaborados os contratos de trabalho, as mais das vezes clandestinos, e mesmo as entidades oficiais, não protegem suficientemente, quem longe, noutro país, procura a felicidade que aqui não consegue ter.

cereja disse...

Neste caso dá toda a ideia de que eles foram «às cegas» sem a menor precaução. Mas isso não impede que seja incrível o tratamento que receberam, isso num país que eu imaginava tão progressista.

Anónimo disse...

Não sei se a história estará muito bem contada. é que nunca ouvi isto em oaíses nórdicos.
Não digo que els não explorem a mão de obra, mas fazem-no noutros sítios - Índia, China, Malásia, etc.

Anónimo disse...

Desculpem as gralhas. Custuma cair uma ou duas, mas desta vez abusei!
:(