domingo, maio 27, 2007

Sinal dos tempos

O Sol já tem a sua página de anúncios de empregos na versão on-line.
É certo que a informatização se tem alargado ao campo da procura/oferta de emprego. Os Centros de Emprego têm agora as suas salas de espera bastante mais vazias, calculo que não seja por o desemprego ter baixado assim tanto mas porque muitos candidatos vão procurar à página
http://www.netemprego.gov.pt/ e assim escusam de se deslocar e perder tempo e o dinheiro do transporte.
Contudo nos jornais ainda não tinha visto essa função assim tão acessível. Pelo contrário, muitos jornais há (e recordo sobretudo o Público) cuja versão on-line gratuita é só um esqueleto. Quem pretender ler esse jornal ou compra-o em papel, ou paga o acesso, o que vai dar no mesmo ou pior do ponto de vista de gastos.
É certo que nestas 8 páginas virtuais os anúncios que podemos encontrar são de actividades de primeira água, não é aí que um trabalhador fabril despedido pode achar solução para o seu problema. Deixá-lo, seja como fôr é um começo. É a técnica posta ao serviço das pessoas e isso é bom

(claro que também pode ser uma técnica do Sol captar leitores, mas isso será outra prespectiva...)

4 comentários:

Anónimo disse...

Fui lá ver. Realmente os empregos ou remetem para firmas que depois farão o rastreio, ou são de alto nível.
Mas fizeste muito bem em deixar o link para os Centros de Emprego. Desconhecia que isso existia. É importante. quando hoje quase todos têm acesso á net, mesmo que não seja na sua casa, em casa de um amigo ou num ciber qualquer coisa.

josé palmeiro disse...

Por qualquer motivo falhou a entrada do que escrevi aqui. Vou tentar de novo, sem ter a certeza de arranjar quaquer emprego. Todo bem se for verdade, mas todos sabemos da imensa oferta e do maior ainda desemprego. Crien-se postos de trabalho, ocupe-se uma juventude que se preparou para trabalhar e não encontra emprego e que depois vai para as Islândias e acontece o que descreves no post seguinte e deixem-se de enganos.

cereja disse...

Pis foi, Joaninha, deixei aqui o link que sempre pode ajudar quem não saiba. Por ali, já pode ter uma ideia do que existe e onde.
Zé - não faço ideia porque falhou o teu comentário, mas a blogspot também às vezes tem os seus azeites... A verdade é que sem dúvida que existe pessoas cuja preparação lhes dará maior 'saída' profissional do que outra. Também nem todos os jovens arregaçam as mangas e aceitam aquilo que pode aparecer... (isto de um lado da questão) Mas a verdade é que faz muita impressão o contraste entre um jovem recém formado hoje e o que se passava há umas dezenas de anos.

Anónimo disse...

Para mim é o SOL a apanhar os leitores do Expresso.
Vale tudo, nestas coisas...