domingo, maio 27, 2007

Darfur

De vez em quando o foco da atenção mundial volta de novo, e de novo, e de novo, a iluminar Darfur.
É como num palco de onde nem os actores nem os cenários mudam mas como o a luz de cena só ilumina uma pequena zona, quando não se vê o resto por estar em escuridão, é como se lá não estivessem. O público só se lembra delas quando o holofote se acende de novo naquela direcção.
E, de vez em quando isso acontece.
Nas últimas horas a comunicação social fala em de novo em números:
110 mil deslocados, só nos 3 primeiros meses deste ano
Ficamos hoje muito chocados e preocupados. Hoje. Provavelmente amanhã um outro acontecimento encherá as primeiras páginas e o mundo só volta a pensar no assunto daqui a 3 meses quando vier ouro relatório igualzinho, produzido de novo pelas Nações Unidas.

Nações Unidas? «Unidas» para quê?

Não se descobrirá, por milagre, petróleo na região, que possa justificar uma intervenção como deve ser?
Ou simplesmente espera-se que tudo se resolva quando na região não existir alma viva?

4 comentários:

Anónimo disse...

Olha lá, estes posts entraram agora (10 e 45 mais ou menos) com outra hora!!! Eu estava por aqui desde as 10 e eles não estavam cá! Protesto!

Quanto a coisas sérias, muito sérias, esta vergonha para o Mundo tem mesmo de acabar! Eu também penso que este escândalo vai aparecendo de vez em quando, tudo continua na mesma mas «olhos que não vêem, coração que não sente» e desde que não se fale todos nos esquecemos.
Que vergonha para todos!

josé palmeiro disse...

Reflexão oportuna num momento em que, esquecer é palavra de ordem. Quantos "Darfur" existem por esse Mundo fora, especialmente no Médio Orientee por aí. Este nosso mundo, promotor de todas estas desgraças, devia ter vergonha do produto final de anos em que andou e anda a "perdadar", a outra parte do Mundo, em busca do lucro, sem se preocupar com as situações humanitárias, dos que, por força do destino, tiveram o azar de nascer, por essas paragens.

cereja disse...

Bem visto o facto de existirem «outros Dafur»; contudo alguns o Mundo desconhece mesmo, enquanto em relação a este há núneros, há factos. Como é que isto pode continuar assim é impressionante!

Anónimo disse...

Triste, triste, triste....