quinta-feira, maio 31, 2007

Dia Mundial do Não-Fumador

6 comentários:

Anónimo disse...

Por um lado achei bonito teres escolhido apenas uma imagem, sem palavras, para este post.
Mas a verdade é que há coisas que se podem, DEVEM dizer, como se lê aqui:

http://jn.sapo.pt/2007/05/31/sociedade_e_vida/fumadorespassivosexpostos_a_maisde_a.html

Ser fumador passivo significa estar exposto a mais de quatro mil substâncias químicas, incluindo 50 agentes cancerígenos. O risco de desenvolver graves doenças, como cancro do pulmão e problemas cardiovasculares, é significativamente mais elevado nos não-fumadores que convivam ou trabalhem em ambiente poluído por tabaco.

Isto vem num artigo de jornal. Portanto não é apenas o «se eu quero matar-me é cá comigo» como alguns fumadores dizem, é mais grave do que isso.

Anónimo disse...

Mas olha que o boneco é bonito!!!
Sobretudo se não olharmos para as beatas...

Leonidas disse...

Eu acho que está na altura de pensar nos pobres fumadores, toxicodependentes, incompreendidos, culpabilizados pelo seu vício e pela sua fraqueza em não conseguir deixar de fumar.....
Hà que assumir a fragilidade dos fumadores e aceitá-los como doentes, fracos do foro psicológico, indivíduos sem carácter, que se matam conscientemente e contaminam os outros, esses seres influenciáveis pelas modas e pela publicidade.......
Devia-se criar já o DIA DO FUMADOR e, pq não, criar um núcleo de apoio a estes toxicodependentes e seus familiares! (é evidente que é ironia!) Por mim, como fumadora, acho incrível esta onda de "caça às bruxas" que se está a gerar em volta dos fumadores, mas lá está, sou suspeita!!!!!

Anónimo disse...

Leonidas, apesar de entender o teu problema, consola-te que se este é do Não-Fumador, quer dizer que outros 364 são «do Fumador»! Ena tantos!!!

josé palmeiro disse...

Não entro em polémicas, eu não fumo e não aprecio muito os dias de... . Já fumei, sei porque não fumo e não foi necessário um grande esforço, só força de vontade e a certeza de que ao eu deixar de fumar, os meus filhos, que têm asma, passarem ater uma maior qualidade de vida, quando estavam comigo, e era a maior parte do tempo. Mais tarde, a vida, ela prega-nos cada partida, pôs-me há evidencia o benefício que para mim directamente, foi ter, em tempos atrás, deixado de fumar, pelos meus filhos e por todos como os meus filhos. Paradoxos, há os que se importam e os outros!

cereja disse...

Foi de propósito que deixei apenas a imagem. Não quis polemizar mais.
Mas amiga Leónidas, olha que os fumadores podem estar agora a ser perseguidos de um modo exagerado, contudo eu que sou amiga de muitos, consideram sempre que os não fumadores são uns exagerados, uns queixinhas, e aparecem argumento de que há coisas que fazem muito pior.
Se há exageros, e concordo que há, nesta fúria anti-tabagista, do lado dos fumadores a conciliação é difícil e raramente se conseguem 'meter na pele' de quem se sente mal com o fumo dos outros.