segunda-feira, abril 23, 2007

«Sarko/Sego»



Ontem ao saber os resultados das eleições em França, ainda deixei por aqui a minha primeira reacção.
É certo que se esperava que fossem estes os dois candidatos à segunda volta. Também é certo que não se pensava que nenhum conseguisse atingir um valor que evitasse um segundo escrutínio.
É positivo que não tivesse havido a hipótese de se levar um Le Pen a uma segunda volta como da última vez, e quem pensa que Sarkozy beneficiou com votos de «lepenistas» que preferiram jogar pelo seguro, deve ter razão.
quem compare este resultado com o conseguido por Mitterrand, que terminou numa vitória para a esquerda francesa.
Pois…
Tudo isto não impede que se esteja a observar uma França a derrapar claramente para a direita. A dúvida é quando começou essa derrapagem?

5 comentários:

Anónimo disse...

O cenário previsível é que seja o sujeito a ganhar na recta final.
Oh França!!!!

josé palmeiro disse...

Grande nau, grande tormenta!
A França, sempre foi grande em tudo, e a direita, em França, sempre foi forte e pujante e tudo já vem de muito longe...

Anónimo disse...

Sego deve ser um blair de saias,mas sarko é pior do que um pesadelo

Anónimo disse...

Concordo com o FJ e acho a imagem boa «um Blair de saias»; mas contudo mesmo sendo semi-presidencialista, não é inteiramente presidencialista, portanto não poderá fazer os estragos que o Blair fez.
E no outro prato da balança está «aquela coisa» terrível.
Espero que os franceses acendam uma velinha à... Joana d'Arc talvez. Se já salvou uma vez a França talvez a volte a salvar.

cereja disse...

Oh King, a verdade é que como se diz o seu destino está nas suas mãos. A democracia é assim. Claro que depois terão de se deitar na cama que fizerem.
Mas como admiradora da França isto choca-me muito. Os americanos elegeram DUAS VEZES o Bush, mas... são americanos, penso sempre que tem as suas peculariedades.
Vamos ver.