segunda-feira, abril 23, 2007

24 de Abril :Censura - Livros

Para aclarar ideias – já se sabe que a imprensa era censurada diariamente, e a desculpa podia ser que como os jornais andavam em todas as mãos poderiam influenciar pessoas mal preparadas, mas…Também o cinema e o teatro poderiam ser usados como um meio de “agitação das massas” e isso servir de justificação ( ? ) para os cortes que faziam.
Mas quanto aos livros? Já sabem certamente que não se podia comprar os livros que nos apetecesse ler. Os livreiros que se arriscavam a obter livros que vinham no índex do Estado Novo, passavam-nos por debaixo do balcão, às escondidas, já embrulhados e sob o maior segredo.
Eles arriscavam-se e muito.É que ler um livro maldito era também proibido, era um acto subversivo que ‘punha em causa a segurança do estado’. E o Estado tinha de se sentir bem seguro!
Comentário
Esta também é uma vivência que é difícil para quem nasceu anos depois «sentir» o peso que tinha para nós. Porque a sensação de ‘clandestinidade’ em algo tão teórico como era ler um livro, moía-nos muito. Porque não se estava aqui a falar de nenhum «Manual do Perfeito Terrorista», tratava-se muito simplesmente de livros ou até romances que «podiam meter ideias» na cabeça do rebanho que se pretendia bem comportado e ordeiro…
No meu tempo havia livrarias ‘famosas’, a «111» no Campo Grande, do senhor Brito, e a «Barata», na Av, de Roma do senhor Barata. Ali conseguia-se, passado por debaixo do balcão e bem embrulhadas, algumas obras excelentes. Mas obviamente que eram pessoas que estavam sinalizadas pela PIDE, qualquer destes dois de que me lembro. Correram riscos. Mas mereceram a nossa gratidão.
King

5 comentários:

Anónimo disse...

Boa, King! (isto de sermos «comentadores permanentes» tem as suas vantagens, já aparecemos nos posts!!!
Penso que a Emiéle fez bem em dividir os diversos tipos de censura. Quando se fala nisso hoje, até parece que foi apenas a da imprensa diária!

Anónimo disse...

Acho piada e ver a Joaninha e o King assim lá em cima em post! Aliás imagino que se calhar alguns outros comentários foram de pessoas que aparecem aqui com nicks e ali assinaram com iniciais.
Mas, passando ao tema, era exactamente assim. Eu vivi um pouco na província e a «coisa» era mais entre amigos que vinham cá e levavam as novidades. E quando se ia «lá fóra» era uma excitação ver se conseguíamos trazer alguma coisinha escondida...

Anónimo disse...

:))) Realmente tem piada ver o meu nick lá no post. Eu escrevi o comentário com base no texto do antigo Pópulo, como a Emiéle me disse para fazer, e mandei o paragrafozinho para ela. E agora revejo-me todo vaidoso, ali em cima!!!
E, falando de coisas sérias, só posso repetir o que eu disse e o resto da malta também - foram tempos tramados, e alguns livreiros tiveraqm um papel inesquecível!

josé palmeiro disse...

Bem, eu já disse de minha justiça, mas hoje lembro mais. A minha tia, vendeu a livraria a outros, que lhe seguiram o rasto e noutra rua, abriu o "Aníbal", especialista também em driblar aos esbirros que, afanosamente procuravam cumprir as ordens do regime. Tempos de luta, que não se esgotaram e que nos remetem para outros tipos de censura que hoje nos afligem. Relativamente à livraria da minha tia Joana, lembro a edição de uns postais do José Vilhena, que só depois de "passados", a censura os mandou recolher, sendo as questões postas da seguinte forma: "Quantas colecções recebeu e a quem as vendeu", o que perante a recusa e/ou esquecimento da livreira, resultou uma ida a Elvas, à sede da célebre polícia política, sem que se denunciasse, quem quer que fosse.

cereja disse...

A minha experiência era de 'menina de cidade', mas podia imaginar que a cadeia solidária se estendia pelo país todo. Aliás nos tempos em que não vivi em Lisboa, percebia pelos meus pais que essa corrente subterrânea tinha ramais que nunca mais acabavam.
Obrigada pelo teu testemunho, Zé.