quinta-feira, abril 26, 2007

Guernica

Uma efeméride, tristíssima.
Foi em 26 de Abril de 1937 que os aviões nazis bombardearam a cidade de Guernica, durante a Guerra Civil espanhola. Uma ajuda de Hitler a Franco. Foi bombardeada durante quase 3 horas, numa cidade pequenina quase 40% da sua população foi atingida. Um acto de uma barbárie chocante.
Tão chocante que inspirou Picasso a pintar a sua Guernica, quadro tão famoso que hoje ao falarmos de Guernica é dele que nos lembramos.
A pintura famosa esteve em Nova Iorque, por exigência de Picasso que decidiu que só em Democracia a Espanha deveria receber a pintura. Assim foi e actualmente está em Madrid, e possivelmente lá vai continuar apesar de
os bascos a pedirem com insistência . Faria algum sentido uma vez que a terra inspiradora do quadro é a sua, mas também é certo que aquele símbolo tornou-se universal, é um grito contar a Guerra, toda e qualquer guerra.

4 comentários:

josé palmeiro disse...

Os castelhanos, não merecem o quadro, enquanto não pedirem aos bascos, desculpas públicas pelos massacres a que os submeteram. Ao invés, a Alemanha, já o fez.

Anónimo disse...

Este quadro também era um ícone nos idos dos anos 60 e 70. Faltou dizeres isso nestes teus posts de reconstituição de época. Nessa altura não havia jovem casal de esquerda que não pendurasse uma Guernica na parede da sala!
Aqui o amigo Zé tem razão. Estas guerras nacionalistas dão estas injustiças: a Alemanha retractou-se por um acto cometido para...ajudar o Franco.
Aquilo foi tão incrível que ainda por cima os franquistas começaram a espalhar que eram «os vermelhos» que o tinham praticado. Assim beneficiavam duplamente!!!

Anónimo disse...

Tal e qual Joaninha.
Também tivemos uma! Era a «marca da esqerda» :D
Aos anos, minha amiga....

Farpas disse...

Curiosamente não sabia a história por detrás do quadro... estamos sempre a aprender!