quinta-feira, abril 26, 2007

24 de Abril - Subsídios de Férias ou Natal



Comentário
Não surgiu exactamente com o 25 de Abril, foi poucos anos antes, no tempo do Marcelo.
Até lá nada se passava em matéria de subsídios de férias ou de Natal. Era um conceito inexistente.
FJ
Como dizes para os jovens de hoje são direitos inquestionáveis, mas a própria noção de «férias» nem existia em certas profissões. Quando os imigrantes falavam em 'vacanças' era porque cá não conheciam o que fosse férias. Trabalhadores do terciário, empregadas domésticas, ou tudo o que fosse trabalho pouco qualificado não conhecia férias, e portanto muito menos imaginava um subsídio para uma coisa que não tinha!
J.L.

3 comentários:

josé palmeiro disse...

É tudo muito certo, mas há coisas de que eu, não gosto de falar, e esta é uma delas As férias, já são como são e os subsídios, por este andar...

Anónimo disse...

O Zé tem razão. Temos andado para trás a passos largos. É claro que só temos a noção de retrocesso porque alguma vez existiu avanço, isso é uma verdade. Hoje se não nos derem esse subsídio sentimos que falta alguma coisa, e como lembras, dantes nem se imaginava que recebessemos fosse o que fosse.

Anónimo disse...

A noção de férias é coisa recente.
Basta ler alguns romances de há 100 anos e vê-se, quem tinha essa coisa das «férias» era a burguesia, e alguma dela, nem toda. Nessa época não se vê um trabalhador a ter férias.
O tal 13º mês também ajuda às vendas! Acho que aí houve cunha do comércio!