quinta-feira, março 29, 2007

A transparência


Esta é, aparentemente, uma notícia que devia ser normal.
Toda a gente que trabalha para o Estado, do estafeta ao Presidente é pago com dinheiros públicos. Portanto será natural que esse mesmo ‘público’ que lhes paga, saiba o «quanto». O Conselho de Ministros que anda agora a estudar o Estatuto do Gestor propõe que
«As empresas públicas divulguem publicamente, nos temos da legislação aplicável, as remunerações totais, variáveis e fixas auferidas, seja qual for a sua natureza, em cada ano, por cada membro do órgão de administração, bem como as remunerações auferidas por cada membro do órgão de fiscalização».
Faz sentido.
Aliás, quando chega o momento da reforma, é certo que esse valor é de fácil acesso. E, mesmo esse ponto de transparência, pode chocar um pouco ao ver na mesma página, e até com pequeno intervalo pelo facto de a lista ser elaborada por ordem alfabética, pessoas que trabalharam para o mesmo patrão (claro que com funções profundamente diferentes!) receberem no fim da vida valores com a distância de vários zeros…
É nessa altura que se pensa que também teria algum interesse conhecer-se essa tabela ainda em vida útil. Parece caminhar-se nessa via – ainda bem.

4 comentários:

Anónimo disse...

Olhem, eu achi bem.
O meu salário não é segredo nenhum, nem me rala que o saibam.

josé palmeiro disse...

Mas os salários, dos assalariados sempre foram conhecidos, os outros, dêem a volta que derem, nunca os havemos de saber, a não ser depois, naquelas listagens em que aparece uma Alzira e um Eduardo Catroga, lembras-te? Mas isso, "são sopas depois do almoço!"

Farpas disse...

Eu até acredito que um dia se venha a saber qual o ordenado das altas entidades, agora o que nunca iremos saber é quanto é que eles realmente recebem!! São coisas diferentes!

cereja disse...

É claro que sim, vocês todos têm razão, o salário real, não é exactamente o que vem na folha como salário base. Contudo, já não seria mau, termos uma ideia...
Zé Palmeiro, quando escrevi «fácil acesso» com um link era exactamente para a listagem dos aposentados pela Caixa Geral de Aposentações - pensámos o mesmo!