quarta-feira, março 28, 2007

Brilha o Sol no Alentejo



É uma boa notícia.
É hoje inaugurada a
MAIOR CENTRAL SOLAR DO MUNDO.
Hurrah!
E é cá, na nossa terra. Numa zona tão esquecida como é o Alentejo.
É natural que uma técnica destas deixe os habitantes da região, confusos. Mesmo gente de saberes, não domina bem esta ciência quanto mais camponeses idosos como são muitos dos habitantes da zona.
Mas o tamanho da «coisa» impressiona-os
"Ai que coisa mai linda, já viste Arminda? Parece o mar... Tão lindo!"
E também "Ainda aqui não tinha arrimado! Já tinha visto de longe, mas assim ao pé é que a gente vê bem. Cuidava que fosse uma obra mais pequena."
Nascem mais comentários: "Dizem que aquilo vai fazer aqui mais calor... Ora, a gente já leva com 39º à sombra! Então é que a gente morre assados como as sardinhas! Ai mãe. Jesus!"
Palavras inocentes de quem vê o futuro ali à beira da porta.

Oxalá beneficiem dele.


(Escrevi este post de manhã ao mesmo tempo que os outros e depois... esqueci-me dele em rascunho! De qualquer modo estava escrito e mesmo atrasado cá está!)

5 comentários:

josé palmeiro disse...

Este, é o primeiro passo, é grande, será, neste momento, a maior do Mundo, mas vem aí outra maior, também no meu Alentejo, mas em Moura, concelho vizinho, de outro sinal político. Bom seria que o governo com os pinhos todos, tivessem aquilo que existe, por aqules bandas, recato e não andassem a medir estas coisas. Pena que só agora tenhamos acordado para uma evidência que os alentejanos, há tanto tempo reivindicamos. Tudo o que eu disse não invalida o que afirmaste. Que seja um caminho com futuro e que a energia embarateça para todos.

cereja disse...

Ena, mal deixei aqui o post (que raio de esquecimento, de manhã!!!só dei por isso quando agora cheguei e não o vi!) e já o meu amigo alentejano estava a melhorá-lo com mais explicações.
Obrigada, Zé.
Não sabia dessa de Moura. De qualquer modo o Alentejo tem sol com fartura
(O Alentejo não tem sombra
Se não a que vem do céu
Abrigue-se aqui menina
Debaixo do meu chapéu!)

e é uma riqueza que bem pode ser aproveitada. Vamos ver o que os economistas decidem.

Liv Araújo disse...

Para mim, é um alívio. Seja no Alentejo ou em qualquer lugar do mundo, o benefício é global. Realizaria-se o meu sonho caso nos EUA, maiores poluidores, a maior parte da energia se tornasse limpa.
Aqui na minha região Sul temos um belíssimo parque eólico em Osório, no litoral. É bonito de ver os enormes cataventos ao longe...

saltapocinhas disse...

é verdade, tb vi a noticia. E vão fazer o de Moura maior ainda.
é uma pena que nós. com tantos recursos não os aproveitemos!
E ainda falta o vento e a força do mar!

cereja disse...

Realmente já aqui temos falado nisso - uma terra como a nossa tem tudo: o sol como se vê, a água que rodeia dois dos lados do «rectângulo», e o vento que quem cá vive conhece bem. Tudo energias limpíssimas! Abaixo o petróleo!!!