quarta-feira, março 28, 2007

Mas o que é isso de Arte?

Estou a reler um romance e encontrei lá uma frase que cola como uma luva a muitas algumas pessoas que conheço. Falava Bernard Shaw a respeito de uma senhora que não se pode dizer que tivesse uma grande sensibilidade artística e tinha uma atitude sobranceira em relação ao marido que se dedicava a pintar.
«A pintura, […] era por ela considerada um passatempo para amador e um ramo da indústria do mobiliário para os profissionais»
Ora digam lá que não está muito bem visto?
Não há certos quadros que são de facto «um ramo da indústria do mobiliário», ou da «decoração» para usar uma linguagem mais actual…?
Arte? Qual arte?


5 comentários:

Anónimo disse...

:)))
Tá bem visto, sim senhora.
Mas olha que essa «natureza morta» para além de decorativa é um pouco mais...
Claro que a moldura é mesmo «peça de mobiliário» :D

josé palmeiro disse...

Só te digo uma que se passou comigo. Relatando a minha primeira ida ao Louvre, disse que lá tinha passado um dia, e o que tinha visto, só me tinha aberto o apetite para outras visitas, agora mais demoradas e por fases. Resposta, pura e simples: " O quê? Aquilo vê-se em duas horas!".
Será que aquilo é um stand duma feira de mobiliário?

Rita Inácio disse...

Bem,..., eu que estudei Artes, não sei se hei-de ficar ofendida?!
A verdade é que tive que definir Arte, e foi difícil, e é difícil..., é um mundo imenso de curiosidade.
Concordo com a Joaninha diz que a natureza morta é muito mais do que decorativa,... claro! Não podemos esquecer que durante séculos, houve temas, técnicas obrigatórias, tinha que haver uma linguagem comum, e quando isso deixava de acontecer era porque estava a surgir outro movimento!
José Palmeiro, tenho pena que muitas das pessoas não tirem o prazer de ter acesso a determinadas coisas,... nunca fui ao Louvre, tenho pena, por vários motivos,... pelas obras, pela Mona Lisa(que sei que é minúscula), e pelo próprio museu, pela sua Arquitectura..., agora ler que lhe deram a resposta "" O quê? Aquilo vê-se em duas horas!", deixa-me triste. Até parece que a Arte não tem valor algum!...

Será mesmo que a Arte não passa de "um ramo da indústria do mobiliário"? Então e Guernica de Pablo Picasso, o que tem a ver com a Indústria? E a última ceia de Da Vinci, como é que deu furor a tantos livros, e até filmes? Serão os artistas uns incompreendidos?

Anónimo disse...

É claro que são, Rita. Isso estudaste de certeza na História de Arte ou pelo memos na vidas dos Pintores. Tirando os famosos da Renascença, e mesmo esses tinham de trabalhar por encomenda, de um modo geral só agora é que a Arte é olhada com mais respeito.
Não sei qual foi o livro mas o Bernard Shaw é um tipo fabuloso quanto a humor!!!

cereja disse...

Zé Palmeiro, como é que se diz das vozes de burro...? Uma frase dessas fala por si mesmo!
O Louvre é um mundo! E esse ainda o consegui ver por muitas vezes e muitas horas apesar de ser uma fatia mínima. Mas o último que tive de ver em passo de corrida com enorme desgosto foi o Hermitage. Não me lembro agora exactamente dos números (quantos anos eram), mas a riqueza do Hermitage é tal que se diz que um visitante que parasse um minuto em frente de cada obra levaria dezenas de anos a ver o Museu... É de arrazar.
Mas olhem que mesmo nós, há muita gente que nunca entrou nas «Janelas Verdes»...