sexta-feira, março 30, 2007

Sem palavras



«Os CTT - Correios de Portugal conseguiram, em 2006, um resultado líquido recorde, [….] um crescimento de mais de cinco vezes face ao ano anterior
Fizeram grandes investimentos? Geriram muito bem as suas capacidades? Abriram novas e boas respostas? É que cinco vezes é muito lucro!
Não.
«Os resultados extraordinários foram conseguidos graças à extinção de protocolos de saúde, que permitiram uma redução significativa dos custos com cuidados de saúde futuros»
Li mais de uma vez esta passagem pensando que não estava a ver bem.
Mas os empregados dos correios andavam doentíssimos nos outros anos? Ou esses protocolos beneficiavam extraordinariamente as entidades que prestavam os cuidados de saúde?
Ou esta história espantosa é melhor contada ou os lucros deveriam reverter para os trabalhadores que conseguiram um estado de saúde miraculoso de um ano para o outro.
Desta vez, nem sei o que dizer…

7 comentários:

Anónimo disse...

O teu lonk era para a TSF mas hoje todos os jornais falam nisso. E, para ser franca, há qualquer coisa ali que não compreendo. Como é possível um tal nível de poupança apenas com a redução dos protocolos...?
A hipótese que pões ali (a segunda) é que me parece certa: devia haver grandes negociatas nessa tal coisa dos «protocolos». Deviam ter feito uns seguros de saúde ou coisa que o valha, que beneficiava muitíssimo as empresas do ramo. E vamos a ver isso é capaz de acontecer por todo o lado. E quanto mais reduzido e no osso estiver o SNS mais lucram essas empresas de seguros...

josé palmeiro disse...

Mas porque é que só se aumentam os lucros, tirando, ou melhor, roubando aos trabalhadores? Foram eles que fizeram os protocolos? Então aquilo era à balda, cada um inventava a doença que queria?, não havia chefes, que vissem e não fossem coniventes com situações de irregularidade? Que é isto?, uma rebaldaria? Assim também qualquer de nós, geria!

Anónimo disse...

Este tipo de empresas que sempre pugnaram pelo bem estar dos seus trabalhadores, estão a desaparecer porque é preciso apresentar lucros e a forma mais fácil, que não exige muita criatividade é tirar regalias .São os tempos modernos, É o que faz o Socrates para baixar o defice, só ataca os pequenos, os pensionistas e pouco mais o resto é show-off, porque depois quando toca a indemnizações , reformas etc é impressionante.A verdade no caso presente os trabalhadores dos CTT e PT foram muito penalizados, mas como o clima que se vive é de terror, temos de convir que é come e cala.

Anónimo disse...

É isso, Kati - o «come e cala» e mainada! A alternativa é o desemprego que será bem pior.

Anónimo disse...

Ainda bem que populo pegou nisto.Muito ingenuamente, ainda me fez imensa impresão.
Mas os de antes já diseram tudo...

cereja disse...

Olha Joaninha, para mim estás a por o dedo na ferida: devia mesmo haver grandes negociatas à pala dos tais serviços de saúde. Empresa devia pagar um pacote a ins senhores quer os seus trabalhdores recorressem a eles quer não.
Pois é FJ, também fiquei parva. Como escrevi em título «sem palavras» que é coisa que raramente me falta.

Anónimo disse...

Não é verdade . As empresas só pagam o que os trabalhadores usufruem mediante tabelas aceites pelas partes, excepto quando as entidades fornecedoras não sao honestas e cobram mais serviços do que aqueles que fizeram, contudo o trabalhador tambem fiscaliza mediante extractos de conta, e tem todo o interesse em faze-lo já que uma boa parte lhe sai do bolso.Como há uns dias que nao passava por aqui, por razoes que não interessa, hoje estou cheia de energia e vai daí dou réplica.