domingo, março 25, 2007

Rir

Rir de quê?
Volta não volta falo aqui de pesquisas feitas, que é um tema irresistível – sobretudo quando vêm inteiramente contra ou inteiramente a favor daquilo que penso.
Hoje o estudo foi sobre o sorriso, matéria simpática.
Houve quem se desse ao trabalho de analisar as fotos publicadas nos jornais portugueses ( 50.000 fotografias!) no decurso do ano passado. A conclusão é que se viam
as pessoas a sorrir pouco acrescentando depois os observadores a conclusão que era devido a um contexto social desfavorável. Também me parece que o tempo não está para risotas e daí que uma expressão neutra ou um «sorriso fechado» fossem as expressões mais encontradas.
Mas também me dá que pensar em que contextos foram tiradas e exibidas essas fotos. Quando os nossos ‘media’ dão tanto relevo a tudo o que é catástrofe, desastre, história de arrepiar, fait-divers de faca e alguidar, como se quer que a expressão das pessoas entrevistadas seja sorridente e feliz?
Não tenho pessoalmente a menor dúvida de que a conjuntura está muito pesada e haja poucos motivos para se mostrar uma cara alegre e bem disposta todos os dias, contudo se ali se diz que «as mulheres sorriem mais do que os homens, independentemente da idade, e as crianças são as que mais apresentam um sorriso largo» além do facto curioso «os homens sorriem mais a partir dos 60 anos», possivelmente não será única e exclusivamente a ‘conjuntura’ a responsável por essa expressão mas também as situações onde as pessoas são fotografadas.
Porque, de resto, não se diz que ridendo castigat mores ou de um modo menos erudito: «rir é o melhor remédio»?

4 comentários:

josé palmeiro disse...

Amiga, bem visto, concordo em absoluto com a tua reflexão. Depois eu já tenho mais de sessenta e rio-me sim, mas com os meu netos, que não têm idade para me ver chorar, e essa coisa dos contextos, de que falas, são de trazer à colacção. Perguntem e vejam se os despedidos da Rohde e de outras congéneres, têm vontade de rir?

cereja disse...

É, não é?
Chegar às páginas dos jornais, pela selecção que fazem os nossos media é quase sempre pelo mau motivo. Mas na vida do dia-a-dia até conseguimos ter uma certa ironia, e brincar com muita coisa. É o que nos vale!!!

Anónimo disse...

:))
Gostei do teu boneco. Olhei para ele e sorri logo.
E olha que também tenho arrelias, mas um bom sorriso só faz é bem!

cereja disse...

:))))
Cá tá!
Viva a boa disposição sempre que é possível, e como sabemos o humor pode ser uma arma e de que maneira!!!