quinta-feira, março 29, 2007

«Portugal para os portugueses»

E a França para os franceses e a América para os americanos.
A conversa é conhecida e muito antiga. Fico sempre com dúvidas em qual é a verdadeira diferença entre «nacionalismo» e «xenofobia» a não ser o eufemismo.
Ora bem, temos um partidinho, chamado PNR -«nacional renovador»- que decidiu pôr-se em bicos dos pés e mostrar que existe. Vai daí elaborou um cartaz, um outdoor, que é mais correcto por ser assim que se chamam aqueles cartazes enormes.
E como era só um – que aquilo é caro e eles parece serem pobrezinhos, se calhar por não serem imigrantes ou já estariam ricos – pespegaram-no no coração de Lisboa: Marquês de Pombal!
E depois explicam tudo. Portugal está a ser invadido e isso tem de acabar! Que vão para casa. Claro que depois em conversa dizem que não é bem isso, o cartaz está mais além do que pretendiam, aquilo é para chamar a atenção. Não querem tratar mal os imigrantes, querem é tratá-los como estrangeiros.
"Somos contra a nacionalidade dada burocraticamente. Portugal é para os portugueses." Depois, resta ver quem é português.
Parece fácil: os filhos dos portugueses. E para se ser «filho de português»? Também é fácil: após aí umas cinco gerações…
Gostaria de saber, num país como o nosso, se cinco gerações para trás estes senhores eram todos eles tetranetos de portugueses. Huuummm… Vai uma aposta?


14 comentários:

Anónimo disse...

Bem sei que é uma ideia minha, mas o símbolo deste «partido», aquela espécie de chamazinha associo de imediato às fogueiras da inquisição e ao K.K.K.
É decerto uma coincidência, mas que querem...?
Estou completamente contigo quanto aos «antecedentes» destes senhores. Com a enorme mistura rácica que é a nossa terra, gostaria de saber se elas estão tão 'puros' como isso...

josé palmeiro disse...

.............................................
.............................................
.............................................

(Propositadamente sem palavras, não as merecem!)

Farpas disse...

Claro que eu não posto tão cedo como tu (mesmo corrigindo a hora) mas como leio os jornais logo quando acordo não resisti a fazer um post sobre isso logo de manhã! Para mim esse cartaz é ilegal, espero que as entidades competentes estejam atentas porque é claramente um acto xenófobo e deve ser retirado!

Joaninha tens razão quanto ao símbolo, mas não é uma fogueira, é um facho, o símbolo dos fascistas.

cereja disse...

Já fui espreitar o Camandro (para ti, escreveste realmente cedíssimo!!!!!)
Não sei se rigorosamente será ilegal. Se se agarrarem ao que está escrito, dizer que 'basta de imigração’ pode querer dizer que (como mais ou menos disse depois doirando a pílula) que não querem é MAIS imigrantes mas os que cá estão, estão bem.
Claro que sabemos que não é nada disso, mas... Assim como o avião e o Boa Viagem, a mensagem óbvia é vão-se embora, mas um Maquiavel cínico poderá dizer que isso não está lá escrito, até a viagem pode ser a vinda para cá. Eles tiveram de certeza aconselhamento!

Farpas e Joaninha, quanto ao «facho» (desculpem lá a minha erudição nesta campo, é para compensar o analfabetismo em informática e em matemática...) o Facho dos Fascistas, do Mussolini, não era uma chama. A origem era o que chamaríamos um «feixe de varas» e pretendia simbolizar a força da unidade. Ainda vou ver o que diz a wikipédia, mas não pode dizer o contrário. Se encontrar deixo aqui o link. Mas acredito que os meninos do PNR, não fossem estudar o assunto e escolhessem o «facho» aceso com essa intenção, de apelar ao fascismo.

cereja disse...

Realmente consegui, vem mesmo na wukipédia, aqui:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fascio

Farpas disse...

Olha boa! não sabia!

Anónimo disse...

Nem mais! Olhem só:
Aliás o líder já foi emigrante no Brasil durante três anos.

Anónimo disse...

Também não sabia...
A gente aprende muito neste blog, que é que julgam...?! :D
O que me cheteia é que os gajos vão conseguir aquilo que pretendem: chamar a atenção! Por mim deitava-os ao desprezo, fazia de conta que nem estava ali nada... Ainda por cima é só um, e embora naquela praça passe muita gente, as pessoas vão apressadas e nem reparam assim tanto nos outdoors.

saltapocinhas disse...

Eu acho que eles até são educados: desejam "boa viagem" e tudo!!

Que gente nojenta!
Será que nunca aprenderam história na vida deles, esses grunhos???

Anónimo disse...

cho que a Gui tem razão, a gente a dar tanta importância estamos a fazer o «jogo deles». Atão não é que as excelências tem o Le Pen como modelo...?!!!! GRRRRRRRR
Gostei da Saltapocinhas. Até desejam «Boa Viagem» e tudo!!! Podia ser pior, desejar que o avião caísse ao mar ou coisa assim...
Mas o grave é que esta conversa até 'pega' um pouco - há muito quem resmungue que há tanto desemprego e «eles» ainda vêm para cá. E é gente 'normal', não especialmente xenófoba dantes, que até podem ser amigos de UM brasileiro, ou UM ucraniano.

ilha_man disse...

Portugal foi dos países mais universais da História da Humanidade! Emigramos para África, Brasil, Índia, Timor, etc, etc...pela nossa universalidade, e a nossa bandeira isso mesmo representa, devemos ser dos primeiros a saber lidar com os imigrantes...se gostamos de ser bem recebidos quando vamos para fora, devemos saber receber...
Quanto ao cartaz não há nada a dizer...

Anónimo disse...

Só mais uma coisinha,ali, daquele ´tamanho, quanto custará aquilo, se não houve borla da cãmara?

cereja disse...

Bom, FJ, ele disse que foi 1.750 euros. Não faço ideia se é o normal. Por mim achei estranho porque imaginei que quem faz um faz pelo menos uma dúzia que se calhar não será por proporcionalmente 12 vezes mais caro. Mas talvez seja, e eles são pobrezinhos.

Hipatia disse...

Se era para ter alguma credibilidade, melhor mudar de barbeiro :D