quinta-feira, março 01, 2007

Podemos estar descansados


Podemos ficar descansados, que não é para já!
O DN traz para a primeira página uma «notícia de choque» como as que costumam vir nas primeiras páginas:
Podemos vir a pagar o lixo ao quilo!!
Assim, à primeira leitura, podemos ficar a pensar «ai, ai, ai, então vou ter de puxar a balança para o lado da caixote do lixo, olha a minha vida!!», mas numa segunda leitura mais atenta creio que se pode ficar descansado.
Porque se repararem bem, isto integra-se no nosso costume de ter mais olhos que barriga, pensar em imitar os outros mas antes de criar as condições. É certo que nalguns países, do primeiríssimo mundo onde alguns de nós gostariamos de viver, existem sistemas desse tipo. Chamam-lhes «pay as you throw» ou seja mais ou menos «pagas segundo produzes» e naturalmente que se pretende assim é que os cidadãos se sintam mais responsáveis pela 'separação para reciclagem' daquilo que deitam fora. Não parece mal.
Só que até se chegar a essa fase de apuramento, notem que terá antes de haver um contentor por cada família e com um chip próprio, ou então cada cidadão comprar os sacos especiais do lixo e pela quantidade de sacos que compra se calcula aquilo que produz (critério discutível). OK. Mas já viram que, se mesmo em locais onde o civismo é maior do que por cá, há «cidadãos a depositarem o seu lixo no caixote dos vizinhos e alguns a terem de fechar o seu contentor a cadeado» já imaginaram em Portugal?!
Deixem-me rir. Parte do lixo que se vê aí, espalhado pelas ruas, é de gente tão selvagem que nem o mete em sacos!! No caso português nem penso que se dessem ao trabalho de ir meter o seu lixo no caixote do vizinho, despejavam-no no meio da rua muito simplesmente!!!
Mas em que terra é que pensam que vivem?

7 comentários:

Anónimo disse...

Claro que também vi a notícia (como dizes já aqui no post a seguir, aquilo ocupava meia página, só um cego é que não via...) e não é para «me fazer interessante» mas olha que pensei exactamente o mesmo. Até chegarmos ali, muita água vai correr...
Pesar o lixo??? Mas quem é que o pesa? Se nem os ecopontos são esvasiados, alguma vez se vai pesar o lixo de 8 milhões de pessoas?...
Ora, ora. :)

Anónimo disse...

LOL
Gostei dessa do lixo a quilo. Assim sempre escapa o lixo televisivo que não se pode pesar!!!

josé palmeiro disse...

Mais uma idiotíce, estou a ver o pessoal de balança na mão, ou então um fiscal qualquer, também de balança, livro de multas, e terminal multibanco, tudo muito simplex e já agora flexiseguro.

Anónimo disse...

Por mim acho que é tudo para nos fazerem rir ou distrair.. Quero ver para crer ou então vamos ver muitas lixeiras selvagens, muita gente vai dar o passeio de domingo e leva o lixo para atirar pela janela do carro. Atiram cãezinhos
porque nao o lixo??

Anónimo disse...

Ihihihihi!!!
também estou a ver o filme que conta o Palmeiro - a malta de balança e os fiscais à coca de quem tem o lixo mais pesado. é exactamente o que diz a katikika, ais fácilmente os imagino a tirar tudo janela fóra!!!!

Anónimo disse...

É comer tudo o que está no prato e mai nada! Não se quer cá restos ou desperdícios! E se possível coisas sem ossos nem espinhas, e fruta da que se come com casca, acabaram as laranjas e as bananas.

cereja disse...

Vocês não sabem nada! os próximos caixotes do lixo trazem uma balança incorporada. Se ultrapassarmos a taxa de um dia, guardamos o restinho do lixo para o dia seguinte. Não custa nada!