quinta-feira, março 08, 2007

Mulher


Mais um «Dia de Mulher» e temos a sensação de que está tudo dito. Reli o que escrevi aqui no Pópulo faz hoje um ano e apetecia-me fazer um «auto-plágio» e voltar a escrever aquilo tudo. Porque penso que tudo se mantêm na mesma: dois campos distintos de quem considera que existir um Dia para metade da humanidade é absurdo e ‘menorizante’ para essa metade e, pelo contrário, quem considere que dado a descriminação que existe este é o meio de chamar a atenção pela ela.
Voltamos a pensar que em Portugal se tem trilhado um grande caminho, e olhando para trás podemos sorrir – estamos bem melhor do que há umas dezenas de anos! Mas quando se vê o país no seu conjunto, e se compara as oportunidades de qualidade de vida entre homem-mulher, confirmamos que o caminho que temos à frente é ainda muito comprido. Eu acredito que já se mudou muito da antiga mentalidade, as diferenças não são assumidas com a naturalidade que eram dantes e, sobretudo entre gente mais jovem, já há a noção de que as obrigações, direitos, deveres, deveriam ser iguais. E o pensar-se isso, mesmo que na prática não aconteça, é bom. Quero eu dizer, que se o trabalho doméstico recair na mulher, pelo menos o marido fica com alguma má consciência… É alguma coisa. Contudo se isso é a nível ‘doméstico’ chamemos-lhe assim, do ponto de vista patronal a coisa continua complicada: a mulher é ainda a primeira a ser despedida, e ao ser admitida no trabalho sofre um inquérito a nível pessoal que não se utiliza para os homens (se tem filhos, ou até se pensa engravidar).
E, é claro, que estamos a pensar em termos de Primeiro Mundo, porque se formos para a África ou Ásia então a mulher é ainda um ser humano de segunda classe.
Portanto falta ainda muita luta, muita paciência, muita força de vontade para se conquistar essa igualdade de oportunidades em todo o Mundo.
Por cá, hoje vamos receber algumas flores, e não tenho nada contra isso…

15 comentários:

josé palmeiro disse...

Cá estou eu, manhã cedo a deixar o meu testemunho, sobre a efeméride que se comemora.
Os meus sentimentos, esses, deixei-os na sesta.
Concordo contigo com o que dizes e sentes, é verdade que, a MULHER, ainda é olhada e tratada como afirmas. O caminho é longo, mas vocês, são duras e persistentes, capazes de levar a "Carta a Garcia" e nós, cá estaremos para vos acompanhar e dar a mão nessa longa caminhada.
Não pode, nem deve, ser de outra forma!

cereja disse...

Tem tanta graça, Zé Palmeiro. Eu acabo de escrever, dou uma última voltinha antes de sair e muitas veses ( agora por exemplo!) digo em voz alta JÁ??! ao ver o teu primeiro comentário..
Porque havia pessoas que me diziam que passavam por aqui logo de manhã, e é claro que eu tinha de acreditar. Mas o teu «sinal palpável» de que estiveste cá, deixa-me muito contente. Obrigada pela visita e pela concordância - este mundo precisa de todos, homens e mulheres olhando-se de igual para igual (com as agradáveis diferenças, tá visto...)
Vou agora à Sesta.
:D

Alda Serras disse...

É verdade Emiele, ainda nos são negados os mesmos direitos dos homens. Somos discriminadas em muitas áreas. Somos maltratadas. Vítimas de violência doméstica. Escravizadas. E não é preciso ir muito longe, acontece todos os dias ao nosso lado.

Muitas flores para ti, neste dia que é nosso.

Anónimo disse...

Poderei dizer outra coisa se não que concordo inteiramente?!
Com o que dizes hoje, com o que disseste há um ano no Pópolo/weblog, e com o que disseste há 3 anos no Afixe, e nem sei se há 4 anos também lá...
O tema continua actual.
Como disse a Bell nem é preciso ir muito longe. Basta ver ainda hoje, mesmo neste Primeiro Mundo, as mulheres agredidas em casa pelo companheiro e que aceitam isso como uma fatalidade. É só um dia, mas ao menos chama-se a atenção.

josé palmeiro disse...

Sabes, costumo levantar-me cedo, coisas da idade, e já se tornou hábito, passar por aqui, até porque te acho, muito atenta e actuante e depois temos algo comum, no sentir as coisas, que passam.
Aproveito para te perguntar se tinhas comentado alguma coisa na Ilha de Arlequim", porque, como eu, tive dificuldades em que o post entrasse, repeti a dose e depois tive que retirar o primeiro que estava com alguns erros, de forma que, se comentaste, lá se foi o comentário. Se assim foi, as minhas desculpas, e, por favor, repete.

Farpas disse...

Pelos vistos, também aqui, temos opiniões idênticas! Para mim, este dia podia ser melhor aproveitado, mas é como tudo... Mas felizmente ainda restam aqueles que lembram o que é importante neste dia! Um bom dia para todos, homens e mulheres, porque se calhar nem era má ideia, este dia internacional da mulher deveria ser mais direccionado para o homem...

cereja disse...

Pois é Zé Palmeiro, eu também escrevo assim de manhã, pela fresca, porque também gosto de acordar cedo ( de deitar relativamente cedo também) e por outro lado por saber que há quem me leia e essa hora. É muito gratificante...
Joaninha, Bell, Farpas - «les bons esprits...» dizem lá na França. É muito bom saber que estamos bem acompanhados naquilo que pensamos. Não sou fundamentalista e acho simpático a dita oferta da flor, ou um beijinho dos amigos, mas não esqueço o iceberg, a enorme montanha que está debaixo da linha de água. Também ainda em Portugal, mas muito no 3º mundo. E é por isso que faz falta este Dia.

cereja disse...

E outra coisa: oh, Farpas, ao contrário do que se passa com o Zé, não me habituo a ver-te aqui tão cedo. lol

Anónimo disse...

Que estranho, dei uma volta por alguns blogs, e aqui o Farpas e o Zé, escreveram realmente sobre o dia, mas a maioria da malta está calada...
Devem pensar como tu disseste que 'está tudo dito'.

Farpas disse...

É verdade :D Sabes que ainda ando em mudanças e não tenho net a 100% por isso só posso "passear" aos bocadinhos... quanto à hora... isto quando se trabalha... lol

cereja disse...

É outra disciplina, é isso Farpas :)). Tás a avaliar a disciplinadinha que eu sou...?!
King olha que não, se calhar foi aos blogs onde foste, mas muita gente falou. o 'Ante et Post' escreveu muitos, o Charquinho também, a Mar também, etc. Às vezes chegam é mais tarde do que eu!!!

Explícito disse...

Cara Emiéle, deixe-me saudá-la pelo seu blogue, e pelo post.

Irei deixar aqui algumas notícias off-topic, mas que julgo relavantes:

Caro Jumento, irei colocar aqui umas notícias que me parecem relevantes:

Israel decidió invadir el Líbano antes de que sus soldados fueran secuestrados

http://www.20minutos.es/noticia/210008/


Apesar de em Dezembro último ter sido galardoado pela prestigiada revista britânica Investments & Pensions Europe, que atribuiu o prémio de melhor fundo de pensões português em 2006 aos Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social (FEFSS) (ler em http://tinyurl.com/ysasun) eis que é conhecida mais outro negócio….


Então, enquadrado na boa gestão dos dinheiros públicos, é entregá-lo a quem teve pior desempenho?!!?

Segurança Social: Governo entrega a privados gestão de 600 M€

http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro_digital/news.asp?section_id=1&id_news=78535

cereja disse...

Explícito, pode parecer fora do tema, mas a verdade é que este tema ( Mulher) é muito abrangente. A má gestão da Segurança Social também terá a ver com as dificuldades que muitas mulheres sobretudo dos meios mais necessitados, passam.
Obrigada pelos links.

luis manuel disse...

Ganho (mais) confiança ! Entendo ser importante não desprezar o dia. Verdade que é mais um, que se segue a outro, e que o de amanhã, se a ele tivermos alcance, pode fazer a diferença. Afinal, ontem, nem tudo ficou dito. Nem as flores chegam a todo lado. No entanto o gesto fica, a imagem permanece.
Um grande abraço

cereja disse...

Luis Manuel, sinto-me sempre contente quando passas por cá. Tens um estilo de escrita que
admiro muito. Um abraço para ti também.