sábado, fevereiro 24, 2007

Os novos polícias

E cá vamos caminhando alegremente para a nossa privatização à portuguesa.
Passamos agora à polícia.
Os «polícias» da EMEL, atingiram já o terceiro grau do jogo e imagino que dentro em pouco possam passar à fase seguinte, criar os seus próprios tribunais e quiçá as suas cadeias. Imagino que caí numa realidade virtual de um jogo de vídeo!
As ruas de Lisboa foram vendidas a uma empresa, a EMEL. Como eram dela, naturalmente que se devia pagar para utilizar um bem que é de outrem, claro está. Assim começamos a pagar para estar parado e tudo seguia bem. Mas depois havia uns rebeldes que não pagavam. Eram castigados com uma multa, que era aplicada pela polícia. Só que a polícia tem mais que fazer, e assim delegou essa competência dos «polícias» da EMEL. E portanto estes novos polícias multam, rebocam, imobilizam carros nas «suas ruas»
E a experiência foi tão bem sucedida que nasceu a brilhante ideia de a expandir. E porque não? O que pode impedir que ela
multe e reboque carros estejam ou não na sua zona ?
Parece que «a empresa de estacionamento tem um corpo de fiscais equiparado a agentes da autoridade, mas que apenas tinham autoridade para autuar nas zonas tarifadas da EMEL» - só que isso era dantes. Agora a PSP fica mais aliviada para de dedicar com mais afinco às queridas operações Stop.
Até ver. A PSP que se cuide, que um dia destes acorda sem competências que foram passando paulatinamente para a segurança privada. Já faltou mais…


4 comentários:

josé palmeiro disse...

Eu, gostava imenso de Lisboa. Gostava e gosto, mas aborrece-me ir e principalmente, estar em Lisboa.
Obras de Santa Engrácia, estaleiros sem o minimo respeito pelo espaço público, se a nós, que nos podemos deslocar fàcilmente, é difícil aos nossos concidadãos com dificuldades, o que será, não consigo imaginar. Agora para cumulo, aqui temos mais um empecilho, de polícias que não são polícias, mas que multam mais que os polícias, e tudo debaixo de uma capa de legalidade duvidosa.
Por onde andas tu, Lisboa, manina dos meus olhos?

cereja disse...

Repara Zé, que eu até penso que se devia disciplinar o trânsito em Lisboa. mas como já aqui tenho dito, mais uma vez começmos ao contrário - em lugar de tornar apetecível o transporte público, dificulta-se é o privado. E se em sítios centrais ainda entendo este afã de controlar o estacionamento, o certo é que está a alastrar para a cidade toda... E agora para cúmulo, os senhores fiscais podem começar a multar fóra das suas áreas! Parece de loucos!

Farpas disse...

Como não tenho grande conhecimento do que realmente se passa, não posso falar muito, mas tenho que deixar aqui um comentário às reacções de várias pessoas que foram entrevistadas... todas chateadas porque não havia direito de multarem porque não são polícias a sério... mas todas elas estavam a apanhar multa justamente!! Ou seja quem estava a errar naquele momento eram eles! A reportagem acabou de uma maneira genial: um senhor numa cadeira de rodas a tentar subir um passeio cheio de carros.

cereja disse...

São os dois lados da moeda, e bem complicado de resolver. Eu aqui apontava o caso de estes fiscais que-multam-se-ser-polícias, estarem alastrar as suas competências para além das áreas dominadas pela Emel. Isso é que me parecia espantoso! Quanto ao civismo das pessoas isso já tenho aqui falado muitas vezes. Até porque o tal estacionamento em 2ª fila tão utilizado, para além de egoísta, prejudica toda a gente, até quem conduz porque fica com o espaço de circular mais reduzido.
Quanto às pessoas com dificuldades motoras isso então é gritante. Nem os edifícios públicos estão preparados para elas, quanto mais...!