quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Meter os pés pelas mãos

...é o que faz mais uma vez o nosso Ministros dos Negócios Estrangeiros. O senhor tinha afirmado ao Parlamento, várias vezes, que os voos teriam ocorrido sob a égide tanto da NATO como da ONU. Ana Gomes não esteve de modas e escreveu ao Secretário-geral da Nato a confirmar a afirmação do ministro de que «sete voos passando por Portugal de e para Guantánamo feitos "sob a égide" daquela organização»
Veio a resposta -
"Os únicos voos actualmente tripulados e operados pela NATO são os da nossa esquadra AWACS. Estes aviões não voam nem voaram para a baía de Guantánamo. A NATO, como organização, não tem nenhum papel de coordenação em providenciar autorizações para outros voos."
E aqui começa a confusão porque, perante este desmentido, a porta-voz do Ministério responde que "A carta não diz mais do que o óbvio: a NATO não tem meios próprios. É isso que o secretário-geral explica." Ora se a transcrição que lemos está correcta, para além de ‘explicar o óbvio’ o tal secretário-geral diz mais uma coisinha: os seus aviões não voam nem voaram para a baía de Guantánamo, e a NATO, como organização, não tem nenhum papel de coordenação em providenciar autorizações para outros voos.
Então onde é que está a tal égide da Nato???

6 comentários:

Anónimo disse...

Muitas vezes pensdo que se está a gastar muita cera com ruim defunto... Este senhor já mostrou o que é, e nem vale a pena «dar-lhe» mais.
Aliás a égide da NATO não me parece também nenhum +erfume, mas enfim...

Anónimo disse...

Ehehehe!
Ligaste ao dicionário para a gente procurar «égide»?!
Realmente não me apetece lá muito ser protegido pela Nato.

Anónimo disse...

Olhem, eu vinha dizer o mesmo que o FJ.
Onde é que se viu voos desse tipo serem em aviões oficiais???? Tá tudo parvo.

Anónimo disse...

O senhor é parvo, e a porta-voz ainda mais: muitos desses voos são em aviões fretados, ou queriam que tivessem as insígnias da cia e, em destaque, voo ilegal de transportes de passageiros? Tem de se mascarar. Assim refugiam-se no formal e ignoram sempre a realidade.

Anónimo disse...

Deixem-me cá ver uma coisa - quando passei aqui de manhã, a ordem dos dois comentários antes deste estava ao contrário!!! Por isso é que o João concordava com o fj, assim parece esquisito. lol
Vou adivinhar que o escrito do fj estava com gralhas e ele decidiu apagar e escrever de novo, foi?
:)
Mas faz todo o sentido. Onde é que se viu um transporte secreto ser anunciado e até protegido. Tá tudo maluco!!!

cereja disse...

King, chegaste só hoje mas com olho de lince!!! Foi mesmo isso que aconteceu, este comentário entrou de manhã com muitas gralhas e foi apagado e reposto. :D
Raphael - era essa a ideia, a malta ir lá ver! (hoje ficaste por aqui, por este post, espero que tu não sejas o King que era uma grande confusão lol)
FJ - É claro que tens toda a razão. Estas coisas implicam um grande segredo e seria absurdo serem voos apoiados por entidades com esta importância, está tudo totó ou quê?!!