segunda-feira, fevereiro 26, 2007

Energia solar no Algarve


A notícia parece interessante. Se há terra onde - em Portugal - exista bastante sol, é ali no Algarve. Portanto fará todo o sentido que se construa uma central solar lá no Algarve. Uma ou várias! E quem diz Algarve, diz Alentejo.
Pelo que se pode ler, este tipo de central que permite utilizar apenas a dita energia solar, tem poder para fornecer electricidade a 10 /12 mil pessoas por ano.
Parece um sonho realizável, vermos o sul do nosso país abastecido por centrais deste tipo pois, sol, costumamos nós ter com fartura.
E dizem que quando nasce é para todos! (É ???)

6 comentários:

Anónimo disse...

Pois é, pois é, no Alentejo, mais propriamente em Moura, já existe uma, que dizem ser das maiores da Peninsula, agora anuncia-se este projecto para Tavira. Eu acho bem, porque, são formas LIMPAS, de se obter energia, e depois, o SOL, quando nasce é para todos, mas também gostava de saber, como é, que benefícios, colherão, as pessoas, e com que temporização, isto para ver se eu, ainda posso beneficiar de alguma coisa, isto porque pertenço, pertencemos, a uma geração, que tudo tem dado e nada tem recebido. Fica para os que vêem, está bem, tem sido sempre assim, mas se vier para nós, de certeza que os que hão-de vir, irão beneficiar também, assim é tudo muito nebuloso, e sem Sol, não há energia.

Anónimo disse...

A ideia é explêndida! Ora aqui está uma boa notícia...
( sol nasce assim-assim...para alguns nasce várias vezes mas para outros está um tempo assim como lá no polo norte)

Anónimo disse...

Joaninha - tás a flar do sol da meia noite...? Mas isso é coisa fina, mais requintado do que o outro, esse é que não nasce nada «para todos»!
Brincadeira à parte, também já tinha ouvido que no Alentejo havia uma exploração dessas, e é tão lógico ou mais do que no Algarve. também acho que é de apoiar tudo o que seja energia limpa...

cereja disse...

Do Algarve ao Minho, cá por mim penso que a nossa terra toda dava bem para este tipo de investimento.
Também tinha ouvido por alto falar nesse de Moura, mas como hoje vi esta notícia, aproveitei.

Farpas disse...

É sempre bom!! Uma das coisas que me faz muita confusão é o facto de a EDP rejeitar tantas ligações de painéis solares privados... há muitos privados que não usam toda a electricidade que geram, e era facilmente introduzida na rede pública mas é um processo burocrático tão grande.... enfim!

cereja disse...

Eu conheço poucas pessoas que os tenham, esses paineis solares «domésticos» de que falas Farpas, (a verdade é que a maioria da malta minha amiga vive em apartamentos em Lisboa) mas as pessoas que conheço que se atreveram a isso estão muito contentes.
Só a independência que dá!!!