quinta-feira, janeiro 18, 2007

A felicidade e a salada




Há estudos que dizem que este período de Festas, que acabámos de passar, é propício a desencadear sentimentos depressivos, etc, etc… exactamente por agravar o contraste da alegria de uns com algumas sensações de solidão. Assim os psicólogos dedicaram-se a fazer estudos sobre o assunto e concluíram:
Nós somos uma misturada – recebemos 50% da nossa sensação de felicidade dos nossos paizinhos (obrigada, papá), os outros 50% dependem de 16 factores! Ena, tantos!!! Cá vêm eles:


1–Saúde 2-Auto-estima 3-Objectivos, valores, espiritualidade 4-Dinheiro 5-Trabalho 6-Divertimento 7-Aprendizagem 8-Criatividade 9-Prazer em Ajudar 10-Amor 11-Amigos 12-Filhos 13-Família 14-Casa 15-Vizinhos 16-Comunidade


Lá em que proporção estes 16 ingredientes entram, não sei bem, e penso que eles também não sabem. Depende de cada um….
Contudo dizem que as pessoas mais materialistas e que colocam o dinheiro num lugar importante têm tendência a ser mais infelizes. Isso já eu percebo – é que não conseguem os seus objectivos, tadinhos. Mas o bonito é a ideia «se o dinheiro não traz a felicidade, a felicidade pode trazer o dinheiro» porque como se sentem mais felizes têm mais iniciativa, produzem mais, tratam melhor os clientes, etc.
Mas gostei da noção de que a felicidade é como uma salada porque precisa de muitos ingredientes. E, pelos vistos, variam segundo os gostos tal como a salada!

E os temperos...?!


7 comentários:

Anónimo disse...

Populo, então materialista é colocar o dinheiro em primeiro lugar?!fj

Anónimo disse...

Populo, então materialista é colocar o dinheiro em primeiro lugar?!fj

Anónimo disse...

FJ estás a entrar a dobrar!!! deve ser brinda aqui do Pópulo para o primeiro comentador da manhã mas a mim nunca me deram nada... Sniff...

Eu cá não sei o lugar do dinheiro. Se calhar é fazer falta para a felicidade e lá isso ninguém o nega!$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

Anónimo disse...

Os temperos inventaste tu, não? Fui ler o artigo e só fala mesmo em salada!
Mas compreendo-te. Uma salada mesmo com poucas coisas se vier bem temperadinha, a gente engole tudo!!!!
(Tu descobres coisas, mulher!!!)

Anónimo disse...

Pois entendo isto , mas a felicidade para mim não é uma salada.E se um dos ingredientes estiver estragado? Lá vai a salada para o lixo..É por isso que se diz que a felicidade nunca é completa.Eu não conheço ninguem,mas talvez haja.. A felicidade é feita de momentos bons , que se forem muitos poder-nos-emos considerar felizes.Não é o meu caso,mas enfim podia ser bem pior

Anónimo disse...

Tá bem apanhada!
Acho que a katikika tem toda a razão. A gente tem «momentos de felicidade» mas não pode haver receitas, né? O tal elemento estragado pode lixar tudo o resto.
Mas essa de 'recebermos' dos pais essa aptidão, penso que está bem visto. Quem for filho de uns pais bem dispostos e optimistas deve ter mais capacidade para 'apanhar' a sua felicidade quando ela aparece. (isto saiu um bocado lamecha, mas é sem querer)

cereja disse...

FJ, lá os senhores é que disseram que «People who are more materialistic and place being rich as a high value» acabam por não ser tão felizes. Eu só repeti... e até achei que eles teriam razão em ficar infelizes porque o alvo é difícil. :D
Joaninha, olha que não foi brinde, auilo foi lá uma técnica dele, eu nem sei como foi... e também acho que algum ajuda a sentirmo-nos bem, lá isso!
Kati e Raphael, claro que têm razão. Vocês falaram mais a sério e penso que os outros estavam a gozar.