sábado, dezembro 30, 2006

«Um "passo importante" para a democracia no Iraque»???

O futuro o dirá.
Mas a frase de Bush, não pode ser mais infeliz, como aliás é a sua especialidade.
Para além de que o uso da Pena de Morte nunca será um passo para a democracia em local nenhum do Mundo, no caso concreto do Iraque,
o enforcamento de Saddam Hussein poderá ser tudo menos um passo para pacificar uma zona que vive em guerra civil.
Fanáticos como são, os lutadores xiitas e sunitas, podem pelo contrário sentir-se reforçados. Um mártir, e a morte por enforcamento vem ajudar, só pode dar força aos sunitas.
Vamos ver…



(imagem daqui)

8 comentários:

josé palmeiro disse...

Pois é, já está!
A América de Bush, pode finalmente descansar, com mais este assassinato. Esperemos as consequências.

Anónimo disse...

Com a questão da execução posta de parte e a abominável declaração de Bush, o que esperar do futuro? O apocalipse? Talvez não.

Embora seja uma realidade bem diferente, o fim da guerra em Angola apenas aconteceu com a eliminação física de Jonas Savimbi. Com o seu desaparecimento, a UNITA sentou-se à mesa das negociações e, finalmente, Angola pôs fim a 40 anos de guerra.

cereja disse...

Tens razão nesse caso, contudo aqui receio pelo fervor religioso daquela gente. Vamos ver...
O que penso é que por si não vai mudar nada.

Anónimo disse...

Fiquei muito chocada com as imagens que vi na TV. Mas acompanhadas por esse tipo de comentários é demais. Esse cowboy de meia tigela deve pensar que ainda está no Faroeste.

Anónimo disse...

Ás tantas começo a pensar em «teorias da conspiração»...! Porque é que o despacharam tão depressa?! Ainda podia e devia ser julgado por muitos outros crimes! Será que havia personagens a quem não convinha esses outros julgamentos? Será que se ia lavar uma roupa suja cujos salpicos poderiam incomodar alguém?
Esta pressa é tão suspeita que tudo se pode pensar...

Anónimo disse...

Pois é, isso da pressa... a demora versus a pressa? Pinochet nem chegou a ser julgado. Acabou por ter uma morte natural. É uma justiça injusta.

Anónimo disse...

,Não julgo que , desta vez,miguel tenha toda a razão. Aqui as partes são mais, e há a invasão estrangeira.Parece-me mais complexo.
Não admirando Sadam, claro, quero salientar a coragem que teve no "julgamento" e no que se viu do assassinato "legal", onde pairou muito acima dos mercenários que o mataram.fj

cereja disse...

Joaninha, tu ‘vais muito longe’, mas olha que...?!
Sabes, Célia, a comparação com o Pinochet ocorre de imediato. Parece haver de facto ditadores de 1ª e de 2ª.
FJ, :D achei graça a dizeres «não admirando Saddam, claro», isso subentende-se, mas às vezes... Fizeste bem em salvaguardar! De resto sendo o criminoso que era, como dizes mostrou uma dignidade que me surpreendeu, e realçou a atitude mesquinha dos que não apenas o condenaram á morte como lhe recusaram o fuzilamento. A opção pela forca, achincalhante, só fica mal a quem o decidiu.