quarta-feira, dezembro 27, 2006

A morte sobre rodas

Este ano parecia que estava a correr melhor, pelos dados da Prevenção Rodoviária, se não fosse agora a época do Natal. Não se entende o que se passa nas nossas estradas. Agora no Natal aumentou o número de acidentes, de feridos, e duplicou o número de mortos. E ao dizer que duplicou, falamos nos que morreram logo ali, na estrada, porque muitos já nem chegaram vivos ao hospital.
O que se passa? A frota automóvel anda muito maltratada? As estradas são más? Os condutores andam bêbados e inconscientes? Perdeu-se a noção da velocidade?
As perguntas são muitas e não tenho respostas. Creio que muitas vezes há um pouco de tudo, todos os factores são responsáveis por esta hecatombe, mas ficamos arrepiados quando se imagina uma família feliz a sair de casa para ir consoar com os seus avós ou irmãos e terminarem a vida no asfalto da estrada.
A solução para tal não a imagino, só falo nisto por me sentir horrorizada e desejar que milagrosamente para o ano as notícias se invertam.

5 comentários:

Anónimo disse...

É um horror.
Uma guerra. É a guerra do tempo de paz, mas com tantos feridos emortos que nem se imagina. E o chocante que é uma família inteira tantas vezes sair bem disposta de casa e ou já não voltar ou vir mutilada, desfeita...
Uma verdadeira desgraça.

cereja disse...

Não sei porque foi este «surto» de acidentes agora de enxurrada! Esta tudo a correr melhor este ano, pelo que diziam... Que raio deu às pessoas...?!

Anónimo disse...

Vinha dizer o mesmo, Emiéle. Ainda há pouco tempo andaram a dizer que este ano estava a correr melhor e agora...zás!
O telejornal de ontem parecia que eram só desastres por todo o lado.

saltapocinhas disse...

é impressionante imaginar tantas familias com o natal estragado. Todos os dias morre gente, mas nesta altura de reunião de familias que às vezes só se vêem no natal. ainda custa mais. E às vezes os acidentes podiam evitar-se... se houvesse mais civismo e sentido de responsabilidade!

Alda Serras disse...

Vi e ouvi num telejornal a GNR a justificar o número elevado de acidentes com a falta de educação dos condutores portugueses. Então e no resto do ano, são educados? O número de mortos e feridos choca por ser Natal, mas se nos indicassem as estatísticas todas as semanas, será que esta era a que tinha mais acidentes?