sábado, dezembro 30, 2006

De onde vem tanta violência…?


Eu bem tento compreender, mas custa-me. Mesmo com muito esforço, a coisa não se entende.
Compreendo que se seja violento por feitio, que se reaja mal contra os nossos iguais ou parceiros, que se seja agressivo em palavras ou actos. Não concordo, mas entendo. Há gente cujo relacionamento com o Mundo em geral é agressivo, de sete pedras na mão, desafiador, provocante, violento. E desagrada-me. Há formas de resolver conflitos e desentendimentos sem ser à bruta, sem ser com agressões nem físicas nem verbais. Mas sei que há criaturas que nunca aprenderam a controlar-se e cujo relacionamento é esse, de permanente conflito.
Mas quando digo que compreendo é quando as coisas se passam «entre iguais». Quando a questão é com outro adulto que bem ou mal se poderá defender e ripostar.
Mas estamos a encontrar, em Portugal onde eu imaginava que até se gostava de crianças, situações de violência familiar inacreditável. Vemos oito crianças pequenas, mortas em dois anos por violência dos pais ou familiares.
Como é possível? Crianças muito pequenas, quase bebés, espancadas de um modo selvagem.
Dizem-nos que
em cada dois dias, uma criança portuguesa é maltratada e isto, creio eu, pelos dados que se podem tirar dos estudos da APAV, portanto digamos que esses são os casos conhecidos. É possível que existam muitos outros onde, apesar de a criança estar a ser maltratada, a sociedade nem dê conta disso…
O que pode causar que uma mulher ou um homem agrida uma criança de dois anos de modo a provocar-lhe a morte?! Mesmo que depois diga que «não a quis matar» (imagine-se…!) foi inegável que a agressão, e agressão continuada, existiu.
Porquê? Como é possível? O que me está a deixar sem palavras é que aqui o importante não será o castigo depois do crime cometido, é como evitar que situações destas possam acontecer. E acontecem com tanta frequência agora...

14 comentários:

josé palmeiro disse...

Tal qual, tu afirmas, é incompreensível, esta degradação.
Não encontro palavras para dizer seja o que for, tal a indignidade destes actos e de como são tratados.

cereja disse...

Eu tento compreender, e olha que não consigo. Alcoolismo? Doença mental? Porque a miséria é algo que pode destruturar a personalidade de uma pessoa, mas a protecção a um filho é um instinto, um sentimento tão primitivo que até os animais têm. Como é possível desaparecer?

Anónimo disse...

Fiquei, uma vez mais, chocadíssimo. E depois olhas para o ar das pessoas e percebes algo. Já para não falar de, aos 24 anos, ser mãe de 4 filhos. Fora o que viremos a saber mais tarde. Agora, qualquer adjectivação que possamos atribuir a mais esta tragédia é insuficiente. Algo vai mal e muito mal na cabeça das pessoas. Está na altura de se começar a pensar fazer algo também por aí...

cereja disse...

Olha Miguel, eu penso, penso, e as dúvidas são enormes. Disse no comentário de cima que «até os animais protegem as crias» o que é um facto indesmentível. Contudo, mantendo a comparação com os animais, quando uma cria é retirada do ninho e depois voltada a colocar, é rejeitada. Isso também é um facto. Ora, dos casos que fizerem manchetes, de crianças que morreram às mãos dos pais, dois deles (pelo menos, que eu me lembre) tratou-se de meninos que tinham sido criados por avós ou madrinhas e depois ‘recolocados’ na família nuclear. Até que ponto esta gente é tão primitiva que no fundo reage como um animal e rejeita a cria que veio de fóra…?
Por outro lado, 4 filhos é muito, tenha-se que idade tiver, e todos juntos pior… As condições deviam ser terríveis, mas a questão é porquê descarregar 'sobre ela' e não de outra forma?

Anónimo disse...

É arrepiante e o pior é que o castigo que essa (não consigo chamar lhe mãe) tiver não irá retirar o sofrimento que a menina passou nem a vai trazer à vida.
E o mesmo para os outros casos que conhcemos.

cereja disse...

Olá Célia
(vamos lá aligeirar isto: vou dar-te a medalha da comentadora mais recente e que mais comentários faz!!! Fico muito feliz com a tua assiduidade)

Tens razão, minha amiga. Faça-se o que se fizer agora não se vai retirar o sofrimento àquela criança nem dar-lhe de novo a vida. Arrepia pensar no que a coitadinha sofreu. PORQUÊ??????????

Anónimo disse...

Obrigada pela medalha amiga!

Anónimo disse...

Huuuuummmm! Tou destronada, ora que esta!!!
:D
Emiéle, estou mesmo aprever que quem vai pagar as favas mais uma vez vai ser a CPJ! Já começaram as críticas.
Uma coisa que detestaria era pertencer a uma Comissão dessas. Só responsabilidades, nenhuma vanyagem em aspecto nenhum, sem nenhuns meios, e quando as coisas correm mal a «culpa» e deles!

cereja disse...

Claro Joaninha, isso nem se pôe em dívida.
As CPCJ são o bombo da festa, nestas ocasiões. Claro que deveriam ter actuado, mas a trabalhar em tempo parcial, como é que se faz...? Clonagem?!

saltapocinhas disse...

Infelizmente não sei responder à tua pergunta, mas talvez esre estado de coisas melhorasse se as CPCJ tivessem pessoas a trabalhar a tempo inteiro e que fossem responsabilizadas pelos seus actos (ou omissões!)
No entanto, não evito deixar de me sentir muito mal por saber da necessidade dessas instituições por haver monstros a fazer de pais!

Anónimo disse...

populo pode dizer alguma coisa sobre as CPJ? Parece, realmente, funcionarem mal, mas isso virá tudo de falta de pessoal? O juiz Leandro até parecia um tipo decente, mas o descalabro parece evidente.fj

cereja disse...

Saltapocinhas e FJ, a minha ideia é que por um lado existem mais casos do que aquilo que nos pode passar pela cabeça. Há já muitas CPCJ e com milhares de casos bem resolvidos. Mas, é natural que esses não venham no jornal, e felizmente que assim é!
Por outro lado, os técnicos são realmente responsabilizados, só o não são se se provar que não tiveram mesmo hipótese de tomar outra decisão por não terem os dados correctos. Eu continuo a ter uma boa impressão do Juíz Leandro, com um perfil que não tem nada a ver com o da Dulce Rocha. Mas o problema financeiro deve ser um óbice terrível - nas CPCJ dos grandes centros urbanos, onde os problemas também nascem como cogumelos, já existem Comissões como deve ser, mas em zonas como aquela onde se deu este caso, aina os técnicos são pouquíssimos e só lá vão quyando o seu serviço de origem os dispensa. Ás vezes, não é mais do que um dia por semana...

Anónimo disse...

SIMPLES..PORQUE A VIOLENCIA.. PQ OS SERES HUMANOS ESQUECERAM DE DEUS, ESQUECERAM DE CRISTO E DO ESPIRITO SANTO QUE GUIA A TODOS. ENTAO QUEM GUIA AS PESSOAS...SIMPLES..PORQUE A VIOLENCIA..PQ HOJE A MAIORIA E GUIADA PELO GRAMUNHAO..SATANAS, CAPETA O NOME QUE QUISEREM... ESPERAVAM QUE O DIABO FIZESSE O QUE COM O MUNDO SE A MAIORIA E GUIADA POR ELE..EU DE CORACAO PEÇO QUE DEUS NOS PROTEJA E NOS GUIE DA HORA QUE ACORDAMOS A HORA QUE DORMIMOS, PQ SO ELE PRA NOS SALVAR DISSO!

UNICA VERDADE.

romeria moreira moreira disse...

visoitei seu blog, amei os artigos e estou te seguindo, me faz uma visita, salaaprendizagem.blogspot.com, fico muito agradecida, um abraço.