quinta-feira, novembro 30, 2006

Horários das Bibliotecas

Quando o cobertor é pequeno para tapar os braços destapa-se os pés…
As bibliotecas da Câmara de Lisboa estão com esse problema. Agora para reorganizar os serviços, decidiram fechar à segunda-feira.
OK, a boa notícia é que passam a abrir ao sábado.
E acho muito bem, quem trabalha toda a semana para consultar um livro terá de o fazer ao fim-de-semana. Só que (e aqui está a questão)
não é possível com o actual quadro de pessoal manter as bibliotecas todas abertas de segunda a sábado .
Cá está o ponto: com o actual quadro de pessoal. Existe desemprego, há técnicos com o curso que lhes dá habilitação própria a fazerem outras coisas, ou a trabalharem de graça, mas a verdade é que as verbas para a cultura não esticam.
Portanto, o «bom» que seria uma abertura que permitisse que TODOS pudessem aceder aos serviços da biblioteca, crianças das escolas e adultos trabalhadores está ainda longe. Vamos gerindo o «razoável», ou seja destapamos os pés para tapar os braços

5 comentários:

Anónimo disse...

Foste muito polida no exemplo. Eu o que conhecia era a piada do «Oh Zé, compõe-te!»
Um tipo que vestiu a camisa e antes de vestir as cuecas bateram à porta e ele foi abrir. A mulher ao longe, reparou que se lhe via o rabo e gritou - "Oh Zé compõe-te!" e ele puxou a fralda da camisa mas assim descobrindo a ... parte da frente! Ela mais aflita gritou outra vez "Oh Zé, compõe-te!!!" e o tipo lá puxava a fralda à frente destapando o rabo. etc...

E assim vão os nossos orçamentos - para contentar uns descontentam outros!!!

Anónimo disse...

Concordo bastante com o Miguel. Penso que com boa-vontade e imaginação se poderia conciliar muita coisa. Uma questão de roulement bem pensado.
Afinal há muita malta que preferia ter um part-time a não ter «time» nenhum! E se calhar com 2 part-time desencontrados talvez se conseguisse uma maior abertura e melhores horários para todos.

Anónimo disse...

Concordo muito com o que diz gui. mas nao só, a verdadeira soluçao parece-me redimeensionar os quadros, mesmo incluindo part-time a nao ser assim voltaremos sempre ao cobertor Provavelmente o que vai acontecer é privatizarem as bibliotecas, para termos pior serviço, "taxas moderadoras" ( que isto de ler nao é para abusar...)e menos deficit claro-fj

josé palmeiro disse...

Reforço a ideia de "anonymus", o verdadeiro problema é o não preenchimento dos quadros de pessoal. Apesar de exíguos, se fossem cumpridos, os horários não seriam problema, de certo, com bom senso tudo se resolveria a contento. Agora assim é que não se consegue nada.
Resta aos que apostaram numa carreira aliciante e de verdadeiro serviço público e cívico, que haja coragem de preencher os lugares em aberto, não com qualquer um, geralmente desqualificado, pois é p'rá biblioteca, e colocarem que está devidamente habilitado, para lidar com tão importante valor cultural e civilizacional.

cereja disse...

Oh, Zé, nem tu sabs como por razões muito pessoais eu concordo contigo. E, evidentemente, com o FJ!!!