sexta-feira, novembro 24, 2006

Bom senso

Eu ainda não vi o filme do Al Gore
«Uma Verdade Inconveniente». Creio que tem bastante impacto e ainda bem. Um filho adolescente de uma amiga, chegou a casa e decidiu trocar as lâmpadas que lá estavam por lâmpadas de baixo consumo com espanto e algum desagrado da mãe que considerou que assim não via nada…
Acredito que o filme resulte. Afinal pode ser pouco, mas é o conceito de «água mole…», tanto se vai batendo no ponto que alguma coisa da mensagem vai passando.
Mas há uma frase que me parece importantíssima:
«É difícil fazer alguém entender uma coisa quando o seu salário depende de não o entender».
Ou seja, não basta combater uma coisa, é fundamental fornecer alternativas. Podemos, ou antes DEVEMOS, seguir as regras que são aconselhadas para salvar o clima e o planeta, mas era fundamental simultaneamente pôr as tais alternativas a funcionar de modo a dar trabalho às pessoas que o podem perder com esta nova orientação. As energias limpas, do vento, sol e água, se tiverem um investimento em força poderão também ocupar muita gente e canalizar para aí os postos de trabalho que podem estar em risco com o fim das velhas energias.



(pode aumentar a imagem)

3 comentários:

Anónimo disse...

Cuidado Pópulo, nao vao os consumidores estarem já a dever dinheiro do passado...fj

Anónimo disse...

Essa não entendi bem, FJ. Deverem dinheiro do passado, como? Os consumidores de energia? Mas aqui a proposta é renovar-se as energias por outras melhores. Eu concordo com o ponto de vista da Emiéle, quem vive «à custa» das velhas energias dificilmente vai aderir a outras. Terá de ser bem ponderado.

Anónimo disse...

Penso que isso já se faz (ou fazia) de haver benefícios para os paineis solares. Mas por exemplo os transportes a gasóleo ainda são os mais baratos e dizem que são os mais poluentes!
E os paineis solares é uma boa opção. Tenho uns amigos que estão a construir uma casa e montaram os paineis, ficam com muita coisa electrica em casa, água quente e até fogão. Não precisam de gás!!!