quinta-feira, novembro 05, 2009

Fruta Aspirina ó chocolate?

Ninguém que vá lendo jornais todos os dias se pode queixar de ter falta de informação.
Para ser honesta até creio que há por aí informação a mais! A aceitarmos tudo o que se lê começamos a sentir curto-circuitos de tanta informação!
Repare-se:
É um perigo tomar-se aspirina, se não se tiver problemas cardíacos
A aspirina não vai evitar a morte por ataque cardíaco e pode provocar hemorragias internas sérias. Ui!
Bem, eu acho que também não se pensava que só a aspirina evitasse esses ataques, era fácil demais, mas por aquilo que sei muitos médicos receitam a pessoas de idade aquela dose pequenina de aspirina e, por aquilo que explicam, é preventivo por tornar o sangue mais fluido. Afinal é um perigo. Ficamos presos por não ter cão (não sei se também há risco de prisão por o ter…)
Mas… se a aspirina é perigosa afinal há um excelente remédio, (nham, nham...) que já o Álvaro de Campos aconselhava à menina da Tabacaria: Comer chocolates!
Imagine-se que não só quem come chocolate tem maiores hipóteses de sobreviver a um ataque cardíaco, como até quanto mais comerem, melhor.
Fiquem a saber que ali há «antioxidantes flavonóides» que só nos faz é bem!
Eu bem sabia :)
Vivó chocolate|

27 comentários:

méri disse...

:))
ora nem mais! e os curtos circuitos são cada vez mais fortes...e danosos
li com toda a atenção os links (sou particularmente interessada) e o primeiro não diz nada de novo! como sou desconfiada, deve haver alguma razão (ainda) escondida...
o segundo link - é bom para acalmar a consciência de quem ADORA chocolate!:))
Come chocolates, pequena. Come chocolates!

cereja disse...

Sabes Méri, também estranhei a informação da primeira notícia e ando a ver onde está o nó deste ponto (para usar uma metáfora de acordo com o teu blog, lol!)
Por mim, nunca ou pelos menos rarissimamente, me medico por mim mesma. Aquilo que tomo é porque um médico em quem confio, considerou bom para o meu caso. Não me lembro de tomar ou deixar de tomar nada por causa de um artigo por mais científico que ela se possa mostrar.

Bem, o caso do chocolate, é outra coisa.... :) Mas como não preciso de ir à Farmácia.

méri disse...

Obrigada pela visita!!!!
se precisares de ajuda diz, pois ideias não faltam, para além do que já concretizei...

cereja disse...

Se calhar peço ajuda, sim. Não sou muito dotada mas fico 'doente' quando tenho de deitar fora coisas que podem ficar muito bem noutro contexto. Vou mandar-te um mail. Beijinhos.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Joaninha disse...

Os smarties em feitio de coração, está demais!!!
Neste caso a imagem diz tudo.
lol!

Anónimo disse...

e pronto, arranjaste a bonita...

lá vou eu comer mais chocolate.(sem culpa!!!) ;)

sem-nick disse...

De facto como diz a Méri, não se vê nada de novo, e essa dose pequenina custa acreditar que faça assim muito mal. Não se trata de tomar uma aspirina por dia, mas aí um décimo. E apenas a pessoas cuja idade pode indicar problemas nessa área.
Como dizes esta-se sempre a ficar preso por ter cão e preso por o não ter.

sem-nick disse...

(toda a gente anda de bonequinho ao peito! tenho de arranjar também um!)

Unknown disse...

Pois os malefícios da aspirina há muito que são conhecidos...Contudo, no caso da minha mãe, doente cardíaca, foi-lhe aconselhado, pelo médico, tomar a tal dose reduzida...
Um bom chocolate-preto-quente (preparado em casa), isto sim, será bem-vindo nas manhãs frias do inverno que há de vir.:))

Anónimo disse...

E cá estamos nós de novo, na alegre cavaqueira... :) Acabou a festa, pá! Mas tens de estar contente, porque olha que tiveste muitíssimos convidados. Mesmo os de última hora aparecerem. Só faltou o Farpas, realmente e o Miguel de África que também vem cá muito e a gente aprecia.
.......
Claro que hoje só se pode dizer que 'vivó chocolate' mas isto vai ser até á próxima moda... daqui a pouco vão dizer-nos que são as frutas de cor verde, ou ou o peixe de rio, ou o pão de semente de pepino. Quanto mais leio mais vontade tenho de ligar pouco.

Joaninha disse...

:) Ai King, come um chocolate homem, que só te faz bem. Andas muito crítico!
Claro que ali os smarties foi para o boneco. O que 'todos-dizem' é que o tal chocolate é o preto e amargo, aliás o que os apreciadores mais gostam.
E, depois, tá na cara que tem de ser sem exagero ou lá aumenta a gordura e o raio do colesterol, né?!

Anónimo disse...

Quanto à notícia da aspirina, e eu vejo na minha sogra, que tem a pressão arterial controlada, hematomas nos braços e pernas. Talvez o risco de um AVC, mesmo sem ter uma pressão arterial elevada seja grande.

Agora... Essa do chocolate amei! E acho que a sogrinha vai adorar também! :))) Mas só vale chocolate suiço, né?

beijinhos

Zorro disse...

O que uma pessoa hoje consegue saber com uma rápida busca na net. Quais artigos de divulgação, quais quê!!!!
Olhem o que eu aprendi:
«Os compostos polifenóis [...]presentes no chocolate, também chamados de flavonóides, são potentes antioxidantes pois impedem que o LDL-colesterol (o colesterol “mau”) seja oxidado e que se deposite nos vasos sanguíneos, que bloqueiam as artérias.»
Portanto Joaninha, até o colesterol está a salvo. O que fica mesmo é a linha, os pneus de que ninguém gosta...

Mary disse...

Snifff...
Já não se apregoa «Frutó chocolate!»
Aos anos!!!!

fj disse...

Não sei porque razã0 não escrevi nada quando Volto agora e fiquei na mesma, embora aspirina e chocolate me interessem imenso. Tenho de meditar nisto, ao menos para perceber o que se passa.

kika disse...

Chocolate é irresistivel!
Informação e contra- informação não é nada saudável... Quanto à aspirina sou alérgica. Por isso o melhor é poupar o coração... não stressar!!!!!

Joaninha disse...

Kika, na tua idade não deves precisar nadinha dessas coisas que melhores o fluxo sanguíneo! Já o ser alérgico à aspirina pode ser chato porque é um bom analgésico. Mas até para as funções de que se fala no link há outros produtos se estou certa.

cereja disse...

Mas fj, nem um nem outro afectam a memória, creio eu. O chocolate tem aquela mania de vir às tablettes de quadradinhos, e até acabarem os quadradinhos vai-se pensando que «é só mais um», não é? :)

silvya disse...

olá. que dizer, que já ninguém tenha dito?
Já todos sabem, creio, que os médicos receitam a chamada migriaspirina a pessoas já com uma idade um tanto ou quanto avançada. não creio que aquilo faça muito mal...mas quem sabe?
quanto ao chocolate é outra cantiga.
sou viciada, embora completamente controlada. com isto quero dizer que embora adore o dito, não devoro uns a seguir aos outros. também deveria fazer mal, não é? e depois começava a "inchar", para os lados, para a frente e...depois?
socorro! que já não entro em casa nem nas roupas...tenho que fazer jus, ao nik, que escolhi...
mas um belo cacau quente, embrulhadinha numa manta quente a olhar a lareira, numa noite fria...AI!
que bom! sem contar com um delicioso bolo de chocolate, recheado e coberto do dito.
caramba, já estou a ficar com fome.
já está boa da maleita?
espero que sim.
bj
cleopatra

Unknown disse...

Então Senhora, no país do cacau, chocolate suíço?! ;))
No caso da bebida de chocolate quente deixo uma dica para o efeito anti-colesterol ser mais eficaz;))
- Substituir o leite por bebida de soja (mimosa soja), usar como já se disse chocolate amargo negro (pode ser em pó tem menos aditivos) e para quem aprecie juntar um pouco de gengibre ralado na hora - para além de dar sabor e aroma é mais um elemento antioxidante e vasodilatador, no caso de quererem adoçar melhor será com mel ou açúcar mascavado.
Se experimentarem - espero que gostem – é mesmo para os dias muito frios...

Miguel disse...

Grande post! Pelo chocolate, obviamente... Pudesse eu comer mais, muitooooo mais! eheheheh

A devida vénia ao rei!

Quanto à notícia em si devo dizer-te que, há uns meses, apanhei por aqui uma valente rebocada de uma amiga bioquímica, sobre uma situação qualquer pela qual passei, devido ao facto de ter tomado aspirina e ela ter-me dito que podia ter morrido com a tal hemorragia. Bom, sobrevivi. Mas olha que já nem lembro porquê! Sinceramente...

As informações que são divulgadas, em muitos casos, são completamente contraditórias. Há estudos, como já o disseste aqui diversas vezes, para todos os gostos, feitios e fins. Venha o diabo e escolha...

saltapocinhas disse...

Que boa notícia!!
Eu adoro chocolate!
Vou ali comer um e já volto :)

cereja disse...

Pois é, este tipo de «investigações» (?) são tão contraditórias que não vale a pena estar aqui a gastar o teclado - que está bem velhinho, e ando a pensar em o renovar, já agora :) - a gozar com estas histórias... Desta vez achei graça juntar as duas informações que li no mesmo dia e no mesmo jornal!
Além de que também sou muito gulosa (estás muito acompanhada Saltapocinhas) e é muito bom uma desculpa destas para a guloseima.
Maria - grande receita, hein?!!! :)
Cleópatra, para mim o chocolate é sempre bom, no Inverno assim quentinho, claro, e no Verão um belo gelado de chocolate não é bom?...
...........
Quanto aos efeitos da aspirina, Miguel e Senhora, a verdade é que afinal todos os medicamentos têm 'efeitos secundários' ou talvez 'danos colaterais' mas se fôssemos a ter muita cautela com tudo parece-me que ficávamos paralisados. Temos de arriscar de vez em quando, entre morrer da cura ou morrer da doença :) Cá por mim vou fazendo o que os médicos mandam, mesmo sabendo que eles também se podem enganar.

josé palmeiro disse...

Pois é, Emiéle.
Eu também sou como tu, tudo o que tomo só por ordem do médico em quem confio. No caso concreto da aspirina, desde que tive o AVC, que não mais a deixei de tomar. Sei que liquefaz o sangue, mas está devidamente controlado pelo outro lado da vida, que me comanda, pois tenho que ter o elemento vital em prefeitas condições, nem muito, nem pouco espesso.
Do outro elemento, em causa, direi o que voçês já sabem, adoro chocolates, toda a espécie deles.
Deixa-me aproveitar e fazer aui um elogio que ontem, devido à hora tardia, me passou completamente, o "logo" da Joaninha, um espanto. Ficaste mesmo bem!

Joaninha disse...

:)
Obrigada, Zé Palmeiro! Estas coisas são divertidas, né? Andava à procura de um boneco simpático e acho que este deu.
Um abraço!

saltapocinhas disse...

gostei tanto da notícia sobre o chocolate que te vou roubar o link...
(e sim, ando com uma enorme falta de tempo - nem sei bem porquê - e daí a minha ausencia.