segunda-feira, novembro 16, 2009

Eu gostava muito do Outono.


Contraste entre a realidade e a fantasia:
Todas as estações do ano têm uma «versão cor-de-rosa» e outra a «preto e branco». E a versão rosa, a da fantasia, é a que lembramos quando pensamos no que era ‘dantes’.
Cada uma com 3 meses certinhos: Inverno com chuva, e algum frio, até se podia sonhar com neve na fantasia, uma estação para se estar em casa; Primavera, com flores, um céu azul com nuvens brancas, calor suficiente para se passar às roupas leves, uma chuvadas; Verão, clima bom para férias, meses de dias grandes e noites pequenas, um sol radioso num céu sem nuvens; e o lindo Outono, dias com um algum vento, mais frescos, as folhas a caírem das árvores, uns entardeceres muito lindos…

Bem. Era dantes.
Quando este fim de semana tive de acender a luz às 4 da tarde porque estava tão escuro que não se via nada dentro de casa, isto não correspondia à minha recordação de Outono. Por outro lado, está bem que chova, é inevitável e até faz falta, mas é necessário que seja desta forma?
A verdade é que vivermos nesta parte do mundo, onde o clima era mediterrânico, fazia pressupor que estes dias tão sombrios estavam guardados para o Inverno, ou nem isso. A nossa ‘vingança’ em relação aos países nórdicos era pensar que eles tinham melhor qualidade de vida, mas nós tínhamos um belo clima.
Pois.

15 comentários:

Joaninha disse...

OK, OK, dá para ver que estás com a neura!
Realmente é uma segunda de manhã (gnhag!) depois de um fim-de-semana de mau tempo, e pelo que se vê vai continuar. :(

cereja disse...

O que me chateia mais Joaninha, é a escuridão. O dia inteiro sombrio, cor de chumbo, odeio!!! Dá para deprimir quem o não esteja.

Joaninha disse...

Mas olha que aquela imagem nem é de Outono «versão cor-de-rosa» aquilo é photoshop!!! Não existe!

.......

Mas se existisse gostava de estar lá!

josé palmeiro disse...

Não vou falar das chateações de segunda, não. Vou antes dizer-te que estou tão preocupado como tu, mas por outros motivos.
Aqui, no Algarve, Outono, tirando o problema de escurecer mais cedo, que aqui até é menor, pelo "excelente" tempo que tem feito. Disse atrás "excelente", mas poderia ter dito, "preocupante". Não chove, nem muito, nem pouco e as temperaturas, apesar de, à noite fazer um pouco de fresco, repara, nem digo, frio, parece que o Verão nunca mais acaba. E isto é mesmo uma enorme preocupação, pois estamos a caminhar, pelo menos nesta região, para um clima mais parecido com África, duas estações. Veremos o que isto vai dar e que consequências acarreta.

sem-nick disse...

Quando a gente escrevia redacções (agora diz-se escrever textos) sobre estas ditas Estações: Gosto muito da Primavera. Há flores e passarinhos. Há mais fruta do que no Inverno. E andamos todos contentes
Mas é mesmo só para as redacções ou para o livro de leitura. Eu lembro-me dos meus pais e até avós resmungarem que no seu tempo é que era!!!

Anónimo disse...

é deprimente sim. nem qualidade de vida nem o tal do belo do clima...

kika disse...

Estas alterações climáticas, não são realmente benéficas.
Parece que o organismo não está preparado e ficamos neuras! A natureza encarregar-se-á de proceder á adaptação... será? Haverá tempo ??
Não sei, mas é mesmo segunda-feira:)

silvya disse...

palavras para quê?, se parece que já toda a gente disse o que é realmente verdade?
eu também me lembro do tempo das 4 estações,a transição de estação a estação...
era diferente sim. e agora passamos pelo tempo ou ele passa por nós, e já nada é como dantes.
as 4 estações já foram. agora temos duas. e umas "ameaças" pelo caminho, e este ano está calor sim.
e podia chover de noite, que era a mesma coisa, e sempre era melhor para nós, pois era.
e viver no escuro as 4 da tarde, é horrível e dá-nos um aperto no coração. Socorro! Eu quero dias felizes de sol e de mar, e um cheirinho a outono com aquela nostalgia, que nos tiraram.
mas porque é que es coisas, principalmente a natureza , já não são o que eram?
e depois, lá fica todo o mundo na depressão.
amanhã é outro dia...
amanhã talvez nasça de novo o sol
cleopatra

Anónimo disse...

Tá, talvez eu esteja reclamando porque não more aí, mas amo outono e inverno (daqui, claro). Adoro frio e chuva, mesmo tendo que sair.
Passo mal demais com o calor.
Este final de semana foi um deles.
Mas... A gente sempre reclama daquilo que tem, né?

Beijocas

Zorro disse...

Hoje está um pouco melhor e sobretudo a temperatura é que está ainda alta. mas é claro que as nuvens de chuva baixam logo a luminosidade do dia! De facto ontem parece que não chegou a amanhecer...
A Elle disse bem - nem qualidade de vida, nem clima!

Anónimo disse...

Ora é mesmo isso, a senhora acertou em cheio: a gente quer sempre o que não tem!
Mas Senhora, aqui a queixa da Emiéle, é que até parece que se passou a ter apenas duas estações - como também disse o Zé Palmeiro. É verdade que não está lá muito frio, mas a escuridão do dia é mais própria de Inverno. Eu também gosto muito da «antiga» suavidade do Outono.

Mary disse...

Bem, hoje chove desalmadamente, mas não me parece tãããão escuro como ontem! Está um «cinzento médio» e ontem aqui estava «cinzento escuro» mesmo escuro!!!!
Só sabemos que ainda é Outono porque não está frio. Ao menos isso.

Joaninha disse...

... e a trovoada, Mary?... :)
Já hoje fiquei que nem um pinto, porque as sarjetas estão entupidas como sempre, e passar uma rua é quase como ir à pesca das trutas (sem bragas enxutas!)

saltapocinhas disse...

Estou contigo nas saudades do Outono, naqueles fins de tarde com um tom de amarelo que fica tão bem nas fotos!
ai, ai...

cereja disse...

Não é verdade, Saltapocinhas?
As tardes de Outono, fazem-me umas saudades...