terça-feira, setembro 22, 2009

Os malditos 4 algarismos!

Costuma-se dizer na que primeira todos caem, na segunda...
Bem, na segunda ainda podem cair os desprevenidos, mas espero que na terceira só mesmo os palermas.
...........
Há uns tempos contei aqui uma história (não consigo agora encontra-la para fazer o link) de um roubo descarado através das mensagens de telemóvel. A vítima em questão tinha um sistema de assinatura, portanto só pagava no final do mês, e quando veio a conta, descobriu que devia à tmn trezentos e muitos euros. Como as contas costumavam ser pequeníssimas porque até usava pouco o telemóvel, ficou estarrecido. Depois de muitas perguntas lá entendeu que tinha sido uma estranha mensagem à qual tinha respondido algo inóquo do tipo «quem é que fala?» que tinha activado o serviço sem o saber. A partir daí, tinham-lhe mandado à socapa centenas de sms de valor acrescentado, e no final do mês lá tinha aquela brutalidade de conta a pagar.
Esse meu post recebeu muitos comentários solidários, e fiquei a saber que havia por aí muitas vítimas inocentes tal como na história que contei.
Bem, no tal caso, decidiu-se alterar o sistema e aderir ao sistema de pré-pagamento, o cartão recarregável. E a coisa ficava controlada porque só se poderia levantar o dinheiro que existia no cartão.
Ora bem, afinal o raio pode cair duas vezes no mesmo lugar!
Como eu disse, era uma pessoa que não falava muito, e ainda por cima aderiu a um sistema onde não pagava sms, só chamadas. Mas, para nunca ficar desprevenido, de vez em quando lá deixava uns 15 € no carregamento do cartão sem, porém, confirmar os seus gastos porque sabia serem poucos.
Ora ontem recebe os detalhes do movimento e qual não é a sua surpresa quando verifica que de novo tinha umas 15 mensagens de valor acrescentado, de 2 € cada uma!!! Era um número 3456 – interessante !– que ele NUNCA tinha marcado nem pedido nada.
Volta de novo à tmn, e explicam-lhe que aquele é um número de download de toques. Ele tem a certeza de que nunca pediu aquilo, mas teve de enviar a mensagem «STOP» para desactivar, e a partir de agora é que fica seguro.
Mas... seguro quanto a este número. Ele pensa que deve fazer parte de um mailling de totós! Como da primeira vez tiveram aquele grande sucesso, agora é só passarem palavra. Para já pediu que barrassem todas as mensagens que viessem de números com 4 algarismos, mas já depois ainda encontrou uma outra ‘misteriosa’ com 5 algarismos (69697) que se apressou a responder ‘stop’.
Está agora a pensar em mudar de número de telemóvel.
Que praga!

24 comentários:

Miguel disse...

Fico espantado como é que ainda é possível (e aparentemente legal!) existirem esses esquemas para delapidar o património alheio sem punição...

cereja disse...

E com todo o desplante!
Eu disse aqui os números, de propósito para avisar! Assim como é intrigante que os operadores (tmn, vodafone, optimos) lavem as mãos. Porque afinal eles recebem o dinheiro via esses operadores e os contractos que fizeram com eles.

Joaninha disse...

Outra vez???????!!!!!
:(
É uma praga, de facto!

kika disse...

Eu uso UZO, pré-pagamento sms gratuitos, tenho-me dado muito bem.
É um abuso de confiança e sobre isso poderia explanar-me, mas fico por aqui
Há que estar atento na verdade, e estes teus alertas fazem bem aos leitores do blog.
STOP aos abusos!!

sem-nick disse...

Já tinha ouvido várias pessoas queixarem-se dessa coisa.
Eu imagino que «as vítimas» alguma vez usaram um desses números para qualquer coisa. Devem ter ficado no mailling (como tu dizes) e esses maillings circulam por aí.
......
Mas para mim é incrível como é que a vodafone, tmn, etc, afinal colaboram por passividade. Eles só fazem esses negócios através dessas empresas, porque é aos operadores que os clientes pagam.

Joaninha disse...

Kika, lendo a história da Emiéle ela explica que a vítima depois da primeira vez «aderiu a um sistema onde não pagava sms, só chamadas» o que deve ser mais ou menos como o teu. Aqui (e já ouvi falar nesta 'técnica') o truque é que ele não tem de pagar as suas mensagens e sim as que lhe enviam!!!
Que vigarice!!!!

fj disse...

E não se pode extermina-los???!!!
Felizmente nunca me aconteceu.
Tenho de estar atento e assim que receber uma mensagem parva escrever logo de seguida STOP!

Anónimo disse...

O meu problema era totalmente identificável, desde que eu fosse rápida o suficiente: era meu filho menor, que sumia com meu celular e fazia downloads de jogos para quando estava entediado enquando me esperava em alguma coisa.
Dei um celular para ele, com cartão recarregável... mas não é igual o da mamãe... portanto, ainda recebo contas de jogos. :(

E claro, recuso todas as mensagens da operadora. Todos os serviços que eu queria (ligar e receber) eu já tenho.

bjs e bom dia! :)

Anónimo disse...

Olhem caríssimos, eu também estava quase a entrar nessa categoria de palermas. Aconteceu-me rigorosamente o mesmo!
Em tempos (mas há muito tempo) aderi a uma coisa que nos ia informando dos resultados dos jogos de futebol a par e passo. Em pouco tempo vi que não valia o dinheiro que pagava, era mais fácil ligar o rádio ou a net. Portanto desisti, mas devo ter ficado lá numa lista.
Aconteceu-me o mesmo - perder bastante dinheiro porque tinha assinatura e passei para o cartão. E, zás, também tal como contas aqui mesmo assim esvaziaram-me o cartão.
Eu decidi mudar de número, mas não sei se chega...

fj disse...

Essa família não deve ser muito inteligente, e é um pouco hipócrita.Então o jovem não aderiu?!HHMMMMMMMM,
Cuidado com o barrar dos 4 números,instituições muito sérias contactam-nos assim. Mas perante coisas como essas contas...já disse que sou furioso adepto da teoria da conspiração orgulhoso por, em julho, no 1ºdia em que se falou nas escutas--que existem claro.mas de todos para todos--- ter dito ao meu interlocutor:mete o fernando lima. Ontem, bingo!(Devo tambem ter vocação,a única que realmente me reconheço).mas continuem a divulgar, embora todos estejamos nos mailings de tudo e mais alguma coisa. E porrada no puto, para ver se aprende de vez e não é aldrabâo.

fj disse...

Desculpem, ainda de ontem:
Miguel escreve (muito ). òrfãos durante a crise, pá!
Zorro tens razão, desconte-se lá a abstenção , já ontem me tinham feito essa crítica.Mas como considero que a margem de erro da minha auto sondagem é de 100%, não requintei.

Unknown disse...

O que já me aconteceu foi (mulher já bastante crescida e avisada) ter feito um teste, imaginem a ironia, de inteligência - desses que me aparecem em muitas páginas da internet, reconhecidas pelo meu antivírus como seguras - um dia respondi e o resultado só seria dado através do telemóvel, eu qual adolescente inconsciente dei o no. - o resultado do teste não chegou mas também cancelei logo o serviço que, nem vinha anunciado. Desde então, que eu saiba, o assunto ficou resolvido, mas, como dizes, é preciso, sempre, enviar a mensagem para outros 4 dígitos com a palavra, no meu caso, cancelar.

Anónimo disse...

O fj está no gozo, mas era bem feita que lhe acontecesse isso... E olha que pode, heim?! Por acaso escapei, até hoje mas conheço mais de uma pessoa apanhada nesse rede.
Olhem que por mim a solução era mudar o número. Número novo, conta nova!

Mas que gaita!

Anónimo disse...

Este tipo de burlas está divulgadíssimo!
Acho que o que falaste em tempo era de um número 3003 ou coisa assim. Este 3456 tem montes de queixas. Vejam AQUI ou quase igual AQUI.
Se há instituições decentes que usam isso devem mudar o sistema.
Mas o que penso é que as vodafones e tmns deviam acabar com o sistema. É diferente quando é o próprio a ligar como nos programas da tv (e se calhar é isso a que se refere o fj)

Anónimo disse...

O primeiro link não abre mas afinal é do mesmo sítio de queixas.
A ver se desta cai:
AQUI

Unknown disse...

Não tinha lido o comentário do fj - quase (nem sempre atinjo), sempre com muito humor e fiquei com a ideia que o jovem também terá feito o teste à inteligência e se calhar também ficou sem saber o resultado, como eu - há coisas que mais vale não saber:))

Mary disse...

Ena, FJ, mas que precisão?!!! Conheces o tipo ou é uma grande intuição?...
Quanto ao tema de hoje, obrigada pelo aviso e a minha solidariedade com a vítima.
mas também sou de opinião que a tmn (neste caso) devia fazer alguma coisa e não lavar as mãos como está a fazer.

Mary disse...

FJ, não acredito que essas «instituições muito sérias» nos venham cravar assim dinheiro de um modo tão sorrateiro.

cereja disse...

Maria, que eu saiba não foi isso (do teste de inteligência) acho que o fj estava só a gozar...
Assim como essa coisa que ele disse do que há instituições que nos contactam desse modo, até pode ser mas se há possibilidade de isso passar a ser uma vigarice talvez seja de alterarem o sistema.
Olá «anónimo» (não sei se é um ou mais...) 'brigada pela participação.

josé palmeiro disse...

Isto já não vai com queixas, nem com alertas. A solução era retirar do mercado, (que palavra mais ......) essas operadoras que consentem tal coisa, mas como isso também lhes interessa, vamos mudar o governo para ver se se encontra a solução.

cereja disse...

Senhora, deve ser uma coisa diferente. Neste caso não era uma criança, e ele tem a certeza de que não pediu nada! Foi-lhe impingido à má fila.

Zé, também me parece que as operadoras tiram o cavalinho da chuva com muita facilidade. Porque anda-se a ganhar dinheiro com a sua complacência ( ganhar dinheiro é como quem diz, :) a roubar dinheiro, é que é!!!)

fj disse...

Não Maria não fiz o teste. Referia-me a outro puto, eu sou cromo.
Cauteloso, mais intelectualmente que dinheiramente, não o fiz.Mas todas, creio mesmo que todas as grandes e respeitaveis organizações têm coisas destas. Assim King, conta nova , barrete novo ( pessimismo meu claro, a fazer só o que sugeres ).

cereja disse...

Mas fj, voltamos à mesma:
1) acho bem que "respeitáveis instituições" enviem sms. Porque não?
2)também acho bem que quem queira certos serviços os possa pedir por sms
3)acho muito mal, que sem se saber mexam nas nossas finanças
4)NUNCA devia ser possível (e não acredito que nenhuma "respeitável instituição" o faça) que pelo simples facto de se receber uma sms isso fosse suficiente para nos levarem um tostão que fosse. Considero que para se pagar nem que fosse esse tostão que já não há, deveria haver uma ordem inequívoca de quem vai pagar!

Unknown disse...

Eu, realmente, estou com muita dificuldade em me fazer entender, cansaço talvez eheh. Fj quando me referi ao teste de inteligência (que fiz e não obtive resultado) pela 2ª vez foi a glosar a tua referência à "família pouco inteligente" e vou confessar uma coisa - cheguei a pensar, pela intimidade que tens com a Emiéle e com ironia estarias a insinuar que o moço seria da família dela - a coisa agora ainda fica mais complicada – arrevesada, não?:))