segunda-feira, junho 15, 2009

De volta à realidade

Nestes últimos cinco dias, desapareci.
Desapareci aqui do blog – foi a minha primeira grande ausência desde que ele existe – e desapareci da vida “real”, ou melhor ignorei a vida real, quero eu dizer alguns aspectos da vida real é bom de ver.
Achei que seria terapêutico para a minha saúde mental criar uma espécie de balão e que durante uns dias só pensasse na minha família, me dedicasse à slow-food, dormir as horas todas de sono que o meu corpo desejasse, dar uns passeios sem destino marcado, ouvir umas músicas do meu agrado, ver uns dvds, cuidar da minha ‘amostra de jardim’, ligar a tv só para uns canais temáticos do meu agrado, passear pela praia se o tempo estivesse bom, e sobretudo não ter horários nenhuns. Nem um. Respirar fundo numa grande liberdade.
Claro que este programa, que consegui cumprir à risca, tinha como corolário afastar-me do que se pode chamar «mundo real» social, não querer saber o que se ia passando em Portugal e no Mundo.
Egoísta? Enfim, uma defesa. Digamos que se tratou de carregar baterias psicológicas. Se tivesse uns dinheiros de lado (se não me tivessem roubado os tais mil euros, por exemplo) talvez me tivesse metido num transporte e fosse dar uma voltinha mais longe, a um país da Europa, aos Açores, um local um pouco distante e que me agradasse revisitar. Assim, a opção foi mais pacata mas também resultou.
…………………………
De volta, esta manhã dou-me conta de que o Irão teve umas eleições muito pouco transparentes 'ganhas' por quem tinha o poder, que nosso primeiro-ministro irá nos próximos 15 dias 3 vezes à Assembleia da República (ena, ena...) e o Presidente da República vai marcar as eleições até ao fim do mês, que a Madeira decidiu expulsar uns chineses acusados de venderem barato, que fugiram e foram apanhados 5 presos que estavam num hospital-prisão, que Israel propõe criação de Estado palestiniano mas com poucas características de Estado Independente, etc, etc...


Ah, já me esquecia. Parece que o Cristiano Ronaldo vai para o Real Madrid (a ganhar 80 milhões de libras).
Facto importantíssimo.


25 comentários:

fj disse...

Assim não pode ser. Agora serei eu que não venho cá 5 dias. Malta, não é justo?

cereja disse...

Olhaaaaa!
Mas querias o quê?? Que esta manhãzinha fizesse aqui um apanhado com crítica social destas notícias todas?!

Vamos pensar aqui no CR7 e o seu belo salário (aquilo é salário?...) e já não é mau.

Irão?
Palestina?
Que é que eu posso dizer...?!

Joaninha disse...

OLá!!!!!!!!!!!!!!!

Cá volto eu quase 8 dias depois da última vez que aqui comentei. Tive umas belas férias e desta vez não encontro aqui uma catrefada de posts a que não consigo dar vazão...
Assim sim!

Pois é. Por cá parece que tudo como dantes quartel general em Abrantes. Não vejo a menor diferença.
Lá por fora... enfim, também não. Que o Irão era aquele ninho de lacraus já se sabia. se o Obama se chamasse Bush já estava a reunir tropas para restaurar a democracia. Espero que se contenha. Mas seria bom que a comunidade internacional como colectivo, fizesse qualquer coisa.
De resto lá o Netanyahu dá o passo que tinha de dar e é pequeninino.Mais pequeno que aquilo era impossível!

sem-nick disse...

Aqui estás tu, muita bem disposta!!!
Sabe bem!
......
O que é que o ranzina do FJ está ali a queixar-se?...Não vejo nada de mal, olha lá. Fez-me um pouco de inveja, mas acho que ela mereceu este descansinho.

E as novidades, enfim... já sabemos como é.

josé palmeiro disse...

Aqui está a prova que regressaste, bem.
Ontem, ao ouvir as notícias do "regresso" das mini-férias, fiquei preocupado, não por ti que te sabia recolhida no teu refúgio, mas pela Kika que foi para o Algarve, sessenta quilómetros de "bicha", digo "fila", para não ferir suscetilidades, foi dose de cavalo.
O que interessa é que cá estás, com as baterias devidamente carregadas Eu, desde sexta-feira, que andei por "caminhos de aventura", a controlar uma prova de todo-o-terreno e só te digo, esta Ilha, é uma caixinha de surpresas. É linda!!!

Unknown disse...

Sejas bem-vinda! Folgo em saber que as tuas míni férias correram bem e que fizeste tudo ou quase tudo que desejavas.
Quanto ao estado do País e o Mundo, "a coisa está preta"-como diz o Chico Buarque na canção - ainda não estou, suficientemente desperta para comentar (desculpas), vim só desejar-te um bom dia e vai-te habituando, suavemente, à "realidade".

Farpas disse...

Ora então muito bem-vinda! :D baterias carregadas?

fj disse...

Bem, trnsijo, mas não perdoarei no verão.
Há pelo menos uma grande modificação, nada voltará a ser como dantes.Manifestações como as que av continuam já teriam provocado em muitos angélicos paises europeus uns mortitos, Mas ainda vai correr muita água por lá.
Joaninha dado os teus profundos conhecimentos sobre os iranianos, conta-nos um das tuas viagens lá, pode ser? Já pensaste como seriam reprimidas manifestações como as que há? Não me prece que fosse à bastonada nem com canhões de .

Joaninha disse...

FJ, que engraçadinho...
É certo não tenho nenhum conhecimento especial sobre o Irão, só o que vou lendo e ouvindo.
E é certo que por enquanto ainda não se viu uma explosão de violência de contra-ataque, mas... Para ser franca não me fio. E quando digo que a comunidade internacional (a UNU enfim) deveria tomar uma posição é contra a falcatrua eleitoral. Parece óbvia (pelo menos por o que se vai lendo)

eMe-a-eMe disse...

cada vez faz mais falta desligarmos de vez em quando desta realidade que nos é dada pela comunicação social, que de tão absurda nos adormece a alma. e isso não é nada, nada bom.

sem-nick disse...

Zé palmeiro, por aquilo que tem deixado escapar, eu imagino que a Emiéle não foi assim para muito longe.
De qualquer modo o Algarve é sedutor. Aquela água quentinha é uma tentação mas o caminho de ida e volta assusta um bocado!

fj disse...

A questão do Irão é complicada, mas por outro lado até parece bem encaminhado!
Vejam que enormes manifestações e ainda por cima com participação feminina nos protestos.
Parece que nada vai ser como dantes|!!!
...........
De resto, bem-vinda Emiéle!
Como também estive de férias nem dei pela tua ausência. Vamos combinar sempre assim? Só vais de férias quando eu também for!
:)
Claro que as de Agosto, não te perdoamos! Eheheheh!!!

cereja disse...

Pois é, Zé Palmeiro, também gosto imenso de Algarve mas não quando lá cai este mundo e o outro!!! E para descansar prefiro de longe a minha segunda casa, em pleno campo.
Aí é que «carrego as baterias», sim senhor, caríssimo Farpas. Foi mesmo como deve ser! Só me custou voltar à civilização.
Olá Maria. Também ando aqui a ver se me oriento nestas novas questões internacionais (que as nacionais estou mais do que orientada)
Olá M e M, gosto tanto de te encontrar aqui!
Zorro, belo link. Tenho mesmo de me informar, é o que é!
:)

estrela-do-mar disse...

Olha, eu então gosto bastante deste tipo de posts, um pouco ao lado da tal «realidade». E a tua estadia em férias fez-nos também aproveitar um pouco as nossas férias.
lol!

Joaninha disse...

OK, ainda cá volta porque afinal ninguém ligou peva ao famoso CR7! Não há direito!

Notem só este mimo:
«É verdade que muita gente não gosta de mim, mas adoro ver o ódio nos olhos dessas pessoas. Só fico chateado quando jogo mal. Mas isso acontece poucas vezes...»
Ódio?!
Só joga mal poucas vezes?
Ó p'ra ele, o montão de golos que meteu pela Selecção Nacional, hein?! Devemos tar ceguinhos!

cereja disse...

Ora viva, Joaninha.
Ainda bem que alguém reparou na minha referência ao super-famoso!
Estava a ver que passava...
:)

Alex disse...

Tu és tão engraçada...
No mesmo post onde escreves com absoluta convicção: "não ter horários nenhuns", o que, pronto, está bem, acredito, fazes a tua ressalvazita mais abaixo: "este programa, que consegui cumprir à risca"
(LOL LOL LOL LOL LOL a culpa é lixada
)
Uma pequena lista, esse programa:
- dedicação à slow-food
- dormir as horas todas desejasses
- dar uns passeios sem destino
- ouvir umas músicas
- ver uns dvds
- cuidar o jardim
- ligar a tv só para canais temáticos - passear pela praia

Se juntarmos a isto os duches, o tempo de comer e outras brejeirices, mulher, isso dava-me para 15 dias!

cereja disse...

Ups!!
Mas olha lá eu não disse ali que fazia essas coisas todas no mesmo dia...
Claro dormir e comer, tá certo.
Mas o passear, ou ir à praia, ou fazer uma culinária especial, podia ser em dias diferentes.
:)
Pronto!

Castanha Pilada disse...

Essa dos chineses da Madeira escapou-me!

cereja disse...

Foi, foi, Castanha Pilada. Vinha mais ou menos por aqui

Estive a rever o que disse a Alex, e de facto quando falei em cumprir um programa à risca permitia essa leitura, mas eu estava a pensar (quando escrevi a frase) exactamente em que SÓ tinha feito as coisas de que falava... Era esse o «programa», digamos que «a ausência de deveres»
Ehehehe...! É tramado as leituras que se podem fazer.

fj disse...

Joaninha desculpa. Não houve graça no meu post, mais má criação.
Sabes irritam-me as generalizações, e, como suspeitei, não conhecias o país em causa.Prova será (?)o que lês , provavelmente sempre do mesmo lado( não gosto do regime, mas leio diáriamente a al jazeera e o al manar ,este ligado ao hezbola, declaradamente.
E o que se está a passar lá não aconteceu noutros países?
Desculpa lá o tom, sim?

Joaninha disse...

Ai, FJ se eu me fosse melindrar com um comentário destes, estava mal da minha vida. Olha que também não gosto de generalizações, mas não dei que o tivesse feito. Talvez o ter dito que achava que aquilo era «um ninho de lacraus»? A expressão pode ter sido excessiva, mas afinal o que queria dizer é que nenhuma das candidaturas me parecia muito fiável.
É verdade que leio mais uma facção, mas é o que quase toda a gente faz, e em quase tudo, afinal. Não me lembrei de ler o al jazeera, mas também não calculei que defendessem o Ahmadinejad. Até ao momento só tinha visto Moscovo (mais ou menos)e o Hugo Chavéz.
E claro que tem acontecido noutros lados, mas também é censurável noutros lados.

Joaninha disse...

FJ, só para manter esta troca de ideias, dá uma olhadela a este post da Palmira do Jugular.

(é uma das que me faz ler o Jugular, que de resto...)

Joaninha disse...

Ups!!!
O link não abriu!
Deixa-me experimentar outra vez:
AQUI

fj disse...

Obrigado Joaninha. Esclareço que não gosto do regime,e li o artigo de Palmira.Muito daquilo deve ser verdade, mas que há pingos de democracia há, vê a campanha e como o assunto está a ser tratado.Al jazzera hoje tem algum interesse.Pazes mesmo feitas? ( comigo não as faço ).