quarta-feira, maio 27, 2009

Burla Informática



Eu tinha a ideia de que algumas coisas só aconteciam aos outros.
Não a mim.
E, ‘não-a-mim’ porque eu era cuidadosa e não baixava nunca a guarda. Aliás tenho o pc bem protegido, muito cuidado com vírus, não abro emails desconhecidos, tenho passwords inventivas… tudo o que as normas mandam.
Já há muitos anos que tenho o acesso ao meu banco pela net. Prático. É como ter o multibanco na secretária, apenas não levanto dinheiro mas tenho acesso a tudo o resto sem ter de descer a escada nem esperar que a pessoa que está à minha frente pague a água, a luz, o telefone, o gás, carregue o telemóvel confirmando cada algarismo com uma lentidão exasperante. Como disse, há imensos anos que uso o sistema que tem rodado sobre esferas.
Anteontem à noite fui confirmar se já tinha entrado o meu ordenado, e estranhei o saldo. Alguma coisa não estava certa – era demasiado para o ordenado não ter entrado, mas de menos para já lá estar. Comecei a confirmar as parcelas, e tive um baque: dias antes estava registada uma transferência de 1.000 euros para um nome completamente desconhecido. Eu nem tinha feito, nem autorizado semelhante transferência!
Ontem, à abertura do Banco estava lá com uma cópia, que tinha imprimido, desse extracto. Mas ainda antes, tinha recapitulado os meus actos e ocorreu-me que há uns dias, quando quis entrar na minha página, ao escrever o código apareceu a resposta «código não aceite». Aquilo fez-me espécie, repeti a série de números e a mensagem continuava «código errado» mas surgiu uma janelinha onde pediam uns dados da matriz de confirmação. Escrevi-os e a página abriu.
Já adivinham, não é? Eu «ofereci a chave ao ladrão»!!! foi o que me explicaram no Banco. Uns dias atrás tinha recebido um mail um tanto estranho, mas era de um amigo e desta vez, descuidei-me e tentei abrir. Não consegui. O meu firewall defendeu-me valentemente, mas alguma coisa acabou por entrar. Quando mais tarde julgava que estava a abrir a página do Banco, estava a ver uma cópia perfeita, mas falsa. E foi aí que escrevi a senha e ainda por cima os dados da matriz!
Devo dizer que todo o pessoal daquele balcão me rodeou, consternado. Parece que nunca aquilo ali tinha acontecido. Ligaram para os serviços informáticos, para os serviços jurídicos, fecharam logo aquele acesso, e pediram-me que fosse fazer a queixa na Polícia para depois procederem contra essa pessoa desconhecida.
Imaginam a continuação. Primeiro a esquadra, onde também fui muito bem tratada, mas quando iam abrir o processo me aconselharam a ir directamente à Judiciária para ser mais rápido, porque o que eles iam fazer era enviar tudo aquilo para lá, e se eu fosse directamente era mais depressa.
OK. Fazia sentido, portanto lá fui rumo à Gomes Freire. Experiência nova, nunca tinha entrado aquela porta, mas fiquei bem impressionada. Para além de ter de passar por um detector como nos aeroportos, o que é natural, a recepcionista foi muito amável, fui atendida imediatamente por um inspector, jovem e muito simpático. Quando disse ao que ia, levantou os olhos ao céu «mais um caso!» e disse-me que têm sido imensos. Perdeu quase uma hora comigo, registou tudo o que disse apanhando o essencial, sem nada a mais, e o auto final que li e assinei estava impecável.
Claro está que devo dizer adeus àquele dinheiro. Isso não me disse ele, nem o Banco, mas foi fácil de entender.
O que se passou é que alguém deve ter aberto uma conta naquele nome, possivelmente falso, conseguiu durante um dia ou dois recolher o dinheiro de umas dezenas de tansos como eu, e fechou logo a conta. Agora onde estará?
Foi uma lição.
Cara. Caríssima. Mas uma lição que não esqueço.




38 comentários:

Farpas disse...

Xiii... olha amiga, em caso de dúvida antes de abrires o endereço que te enviarem por email (amigo ou não) copia o endereço, cola no google e vê os resultados que aparecem por norma se for um esquema qualquer aparecem lá logo alguns resultados.

coloca sempre o rato em cima dos links e vê se o link que aparece é o mesmo que está escrito na mensagem que te enviam.

Lamento pela situação e mais lamento dizer-te que também acho que não vais ver mais esse dinheiro...

Anónimo disse...

Oooooooooooooh!!!!!!!!!!!!!

Nem sei que diga!
Tal como começas, a gente tem sempre a ideia de que «acontece aos outros». E por aquilo que disseste (e bate certo com a imagem que aqui deixas) até és certinha e cuidadosa.
Pelo que se vê, um momento de distracção e .... vai o correspondente ao ordenado de muita genta para o galheiro!

Anónimo disse...

E (fraca consolação) se calhar havia um limite para transferências ou coisa assim, porque nem vejo porque não te limparam a conta toda!!!
(isto é suposto ser para te animar, na linha do podia-ser-pior)

cereja disse...

.

Olá!
Olha Farpas, pelo que eu percebi desta conversa toda do vírus, ele entrou no correio do meu amigo primeiro, foi à mailling-list dele e enviou este 'vírus prospector' para quem lá vinha.
os mais espertos devem ter apagado de imediato, porque aquilo pedia um programa qualquer e já isso era estranho. Eu, fui das que imaginei que fosse uma gracinha...

King - é isso. Sou cuidadosa, mas...
Mas confesso que estou que nem posso! Já me consolei com essa do «podia ser pior se limpassem tudo».

Joaninha disse...

Meeeeeu Deeeeeus!!!!
Ai Emiéle, eu morria!
............
Bem, não morria, mas ficava cá com uma telha que nem me dava para escrever o raio do post!
E a verdade é que fazer as coisas com o cartão do multibanco também nos dizem que pode haver vigarices, de outro tipo, mas tão graves como essa. Olha ao menos não te fizeram mal. Fisicamente, quero dizer...

sem-nick disse...

A gente chega aqui e apanha com uma destas!!!!
Ui! esta foi a doer.
também sempre me convenci que nunca me enganariam. Tenho esse acesso ao Banco por email que acho muito prático. As horas a que o banco está aberto, coincidem com as minhas de trabalho, e até de lá posso ver os saldos, carregar o telemóvel, pagar contas, etc, e tem corrido - já há anos e anos - sempre sem o menor problema.
Mas este teu aviso deixa-me se possivel ainda com mais cautela. Se alguma vez não me aceitarem a password, não faço nada e vou mas é ao Balcão ver o que se passa.

Mary disse...

É das tais coisas, contado agora e como o fizeste, vê-se logo a marisca.
Fácil.
Pensamos logo que ingénua foste, e que connosco a coisa não se passava assim.
Mas eu sei bem o que é ver as coisas de fóra, e já depois de passadas. parece fácil, não é?
Pois....
Olha eu cá nunca digo «desta água não beberei»!
Sei que não me podia roubar muito dinheiro porque não o tenho, só por isso!

méri disse...

Ah!
olha também penso que sou certinha... isto que te aconteceu serve de exemplo!

para desanuviar: faz como aquela senhora que foi em peregrinação à senhora de Fátima agradecer ter partido só uma perna, quando podia muito bem ter partido as duas...
um abraço
(ando pouco "palavrosa" mas leio-te sempre)

Mary disse...

.

Ups!! Como é que apago? Gralha, gralha!
Queria dizer «marosca» e não «marisca»
:)
Que será uma marisca? Existe?

Mary disse...

Emiéle, já viste, tens nos teus comentários uma Méri, uma Mary (eu) e uma Maria.
lol!!!

(para desanuviar)

kika disse...

Isto já é uma onda de solidariedade!!!Olha , o que retive foi "pensamos que só acontece aos outros".
Uso tb imenso para pagamentos etc etc e procuro ter sempre á ordem o minimo que acho necessario.Mas em certos dias , seria complicado na verdade! Lamento , mas tb me parece que o banco não te vai repor o dinheiro. uma colecta virtual tb não resulta!! Esquece..
e pensa positivo.

miguel disse...

É dos diabos! Fiquei uns dias sem cá vir e apanhei com esta situação Emiéle... Eles andam mesmo aí... No meu banco, acontece-me também por vezes o código não me permitir aceder de imediato e não volto a repeti-lo, pura e simplesmente. Fecho e volto ao ataque, mais tarde. Também registo quando foi o último acesso, just in case.Ah! E raramente tenho dinheiro disponível, está todo (ou quase) bloqueadíssimo.

Um abraço.

cereja disse...

Olá, olá!!!
Olha Kika, realmente esta «onda de solidariedade» sempre aquece a alma.
:) Eu cá no fundo, se calhar fiz este desabafo (hesitei bastante, porque afinal era tão pessoal... mas depois pensei que também podia servir para outros que o lesse) mas estava a dizer que deixei este desabafo, talvez muito no íntimo à espera destes mimos que fui recebendo.
Porque chamar-me parva dez mil vezes já eu própria o tinha feito. Agora o que me vai sabendo bem é a vossa companhia.

cereja disse...

Olha Miguel, essa foi das que aprendi mesmo. Outra vez que digam que o código não foi aceite, fecho a coisa e experimento mais tarde.
A minha conta não era assim lá muito grande mas, como disse, tinha mesmo acabado de entrar o ordenado!

josé palmeiro disse...

"Eles", andam, mesmo, aí!
Inteiramente solidário contigo, só posso dizer que os comentários do Farpas e do Miguel, são suficientemente esclarecedores, quanto aos procedimentos a ter em conta.
Nunca aderi ao sistema, por desconfiar e saber que os "RATOS" andam sempre à frente do veneno e nem quero pensar que, alguma vez, uma coisa dessas me pudesse acontecer. Se assim, "cada vez sobra mais mês, no fim do dinheiro", obrigado Millôr Fernandes, com uma situação dessas, era o fim.
Os passos que deste, se bem que, improváveis para que retomes o que era teu por direito, ao menos serão mais um link, para que as entidades convenientes, consigam deslindar essa imensa teia que nos envolve.
Quanto à bruxa, não aconselho-te uma "fada" e de preferência que não use computador!!!

cereja disse...

Eu entendo, Zé.
A minha amiga AB tem também essa posição e nunca instalou a ligação ao Banco por recear os perigos, contudo mesmo sem isso também já teve chatices. Para mim isso prova que nunca podemos estar 100% protegidos, afinal os cartões também podem ser perigosos e todos os usamos...
E isto aconteceu-me agora mas há 8 anos ou mais que uso o sistema o que dá milhares e milhares de utilizações com tudo a correr bem!
Mesmo agora faço tenções de continuar a usar - com mas mais cautela ainda!
Muito obrigada por o teu apoio.
E, se não me passa pela cabeça que venha a reaver um cêntimo, achei que eticamente devia fazer a queixa. quanto mais existirem, mais força tem a PJ para actuar. (e como disse, fiquei bem impressionada)

Unknown disse...

Mais uma vez, aliás como sempre, foste generosa a partilhar connosco esse teu incidente; eu uso muito o sistema do banco através da internet,
desde que ele existe, sou muito distraída e até descuidada, este fim de semana quis entrar na página do banco e o meu código de adesão ao serviço não entrava, nem sequer dizia nada, simplesmente não avançava, fiquei intrigada depois de repetir várias vezes a mesma operação, pensei que o sistema estava com problemas. Ontem, liguei para o banco e foi-me dito que, estavam a actualizar o serviço e era “normal” o que me tinha acontecido. Agora, com o teu "alerta", vou mesmo tomar providências, obrigada amiga e se eu puder ajudar, podes contar comigo.

Unknown disse...

Ah, esqueci-me de referir a teu procedimento em relação à "burla" e a tua apreciação dos serviços que te atenderam, nunca é demais sabermos que existem pessoas eticamente irrepreensíveis, faz bem à moral que ultimamente anda um tanto em baixo, digo eu!!!!

cereja disse...

Estão a ver o que a Maria conta? tal e qual!
Exactamente por, de vez em quando, haver uma «quebra do sistema» ou coisa assim, estarem em «actualização», estarem a repor dados, eu sei lá, é que apear de tudo quando me foi dito que o código não era aceite, não fiquei assim tão admirada como isso...
Às vezes quando faço um pagamento numa loja se também demoro a carregar numa tecla e dizem que o código não está certo... foi mais ou menos o que pensei. Agora passo a ser «gato escaldado»!
Obrigada Maria. Vi que me entendeste muito bem. Quase uma empatia.
:)

cereja disse...

(só agora vi o 2º comentário da Maria)
Eu achei por bem sublinhar esse ponto, sabes? Quando sou mal atendida considero que devo protestar e fazer sentir o desagrado, mas quando se passa o contrário, é importante também o dizer.
E neste caso, primeiro na esquadra, onde também foram impecáveis, mas sobretudo na PJ «senti» que respeitavam a pessoa que eu era, entendem? Não era mais uma queixosa, chata que estava a li a dar trabalho, era uma cidadã que merecia atenção. Gostei.
Assim fosse sempre.

Unknown disse...

É um bom "princípio" esta tua "atitude" e a seguir e assim quem sabe(?) se o mundo seria muito melhor!
Já no meu caso, quando telefonei para o banco, notei algum desconhecimento da parte do funcionário que me atendeu (algum estagiário novato), quanto a estes perigos e nos fazem ter cada vez mais cuidado ( hoje mudei todas as minhas senhas), não obstante, como tu, vou continuar a usar o serviço é mesmo "vital" para agilizar a minha vida que é muito complicada em termos de tempo.

josé palmeiro disse...

Volto para corroborar a impressão que tens da PJ.Penso exactamente assim e acho-os extraordinários, de um modo geral.
Já agora acrescentar que estes depoimentos, somados a muitos outros e que, a maior parte das vezes, permitem encontrar a ponta do novelo, por isso, há que fazê-los, sempre!

fj disse...

So uma tentativazita de consolaçãozinha.
Já agora solidariedade a sério seria mais...

snowgaze disse...

Só levaram 1000 euros porque provavelmente é o limite... ainda assim, podia ter sido pior, podiam ter aproveitado para pagar umas tantas contas a partir da tua conta... Obrigada pelo aviso - eu também tenho cuidado, mas qualquer um pode ter um segundo de distracção...
que chatice - espero que apanhem o gatuno, tendo ele transferido dinheiro para outra conta não será muito difícil... digo eu...

cereja disse...

FJ, mas o que seria «solidariedade a sério»????? Quem por aqui passasse mandava-me um euro? Se tivesse mil visitantes... eheheheh!
Esta solidariedade que veio para além dos meus visitantes quotidianos (embora não sejam desconhecidos, a Snowgaze, a Méri, o Miguel, e sobretudo o Farpas são também 'habituais) soube-me muito bem!
Snowgaze, cá a minha ideia é que aquilo foi uma conta mais ou menos fantasma, criada só para esta falcatrua. Se treinasse isto com 100 pessoas e umas 50 caíssem, ele embolsava 50 mil euros e pronto fechava a conta!!! O nome que lá vinha era falso, provavelmente - Fábio Baptista Coelho Sobrinho. Se o conhecerem avisem-me!

Maria, os funcionários do meu Balcão foram impecáveis, tenho de o dizer. Ainda eu ia a meio já estavam a ver a trafulhice e mal eu tinha acabado de falar estava já um deles no computador a bloquear em definitivo aquele acesso à conta. Puseram-me logo em contacto telefónico com o departamento jurídico, e depois com alguém da informática, olha essa parte foi impecável. Só não me devolveram o dinheiro :))))
E, como dizes, aquilo é tão prático, que não posso desistir por isto. É como se me roubassem o cartão multibanco e passasse a pagar tudo por cheque ou a dinheiro...

Alex disse...

Lamento, lamento, lamento.
A P... do dinheiro custa tanto a ganhar.

Fica o aviso à navegação.

Ficas com uma onda de solidariedade no banco, que não paga às bananas mas que te será presente, quiça alguma vez útil.

Ficaste a conhecer a PJ pelo lado, apesar de tudo, menos desagradável

E tens aqui 28 comentários, ainda que descontando os teus, é simpáctico.

E se te vires enrascada aqui a malta (estou certa de que poderei arriscar a falar no plural) faz uma transferência para a tua conta. OK?

Vá sorri.
Beijinho

fj disse...

NÃO ACREDITO!!!!!!!!!!!
Por uma vez sem exemplo que passo o dia sem cá vir, e dou uma espreitadinha agora, já mesmo a fechar o pc, é que tens uma história de arrepiar para contar?!
Gaita!
GAITA!!!

Um abraço, mulher, e olha que aqui a Alex enumerou uma série de motivos para te animar... E a ideia do FJ não tá mal, só que mesmo sem descontares os teus, a um euro por cada comentário, daria para jantares fóra, mas para os mil faltam um 'cadito'
:(
E visitantes mesmo, tens para ali uma contagem, não é????
Pronto, não brinco com coisas sérias, mas como a Alex disse (hoje colei-me a ela, que é que queres...?!) ficaste a conhecer um lado simpático das pessoas - não falo de nós que somos super-simpáticos sempre, mas dos bancários, os Pêjota, etc.
Gostei também quando disseste que (copy/paste para ser mais depressa):
«na PJ «senti» que respeitavam a pessoa que eu era, entendem? Não era mais uma queixosa, chata que estava a li a dar trabalho, era uma cidadã que merecia atenção»É isso.
Falta muitas vezes e é bem bom quando o sentimos!

saltapocinhas disse...

Xiii...
Aqui há uns dias também aconteceu uma coisa estranha ao ir ao site da CGD, mas tenho ido ver a conta e está tudo ok!
Mas apanhei um susto!
Infelizmente, neste caso o mais certo será ficares sem o dinheiro, o que é uma maldade!

cereja disse...

É engraçado como aqui as minhas visitas têm dois «picos» conforme a hora do dia: logo de manhãzinha vêm a joaninha,king, zorro (que desta vez até se justificou pelo atraso)FJ, Palmeiro e a AB - quando vêm mais vezes cá.
No final do dia tenho a Saltapocinhas, a Alex e às vezes a Maria (que também pode aparecer pelo dia...
Ontem nem voltei cá á noite porque com tantos comentários pensei que estava completa, e afinal hoje ainda conto com mais dois... 'Brigada, amigas.
Sabes Saltapocinhas, no Judiciária disseram-me que por acaso do meu Banco tinham recebido poucos casos, tinham sido mais da Caixa. Põe-te a pau! Mas sem alarme porque a minha asneira não a vais fazer de certeza!!! Se não aceitarem o código, não insistas!

patana disse...

Olá,

Pois a mim foram 2.300.OO tranferidos para uma conta da CGD, depois para outra e depois trocados por fichas (através de cartão MB) no Casino de Lisboa. Depois das fichas andarem a passear no Casino são trocadas por dinheiro vivo.

Sorte a tua os funcionários do balcão da CGD serem simpáticos contigo. A mim trataram-me como se fosse eu a criminosa.

Na PJ, pelo contrário, foram super atenciosos.

Espero que recebas o teu dinheiro de volta como eu espero receber o meu.

cereja disse...

Patana, que agradável é sentir a solidariedade...
Olha, para ser sincera não foi na CGD que foram simpáticos, foi no BPI e tenho de afirmar que foram super simpáticos! Sou faltou irem buscar um cafezinho.
E na PJ também o inspector foi muito atencioso.

......
Mas claro que não vou voltar a ver o dinheiro. Vá lá que não foi tanto como contigo, livra!!!
Um abraço.

cereja disse...

Olha amiga estive a ler o teu blog, foi exactamente assim que se passou comigo, com a diferença que às 8 e meia da manhã estava à porta do Balcão, e como disse agora, eles foram extremamente amáveis comigo, mal eu estava a fazer a queixa já estavam a bloquear o acesso, e encheram-me de atenções. De resto soube logo o nome da pessoa porque isso até estava na minha página ainda online. Eu até imprimi a página.

Já agora, quando fui à PJ, o inspector também me disse que deste Banco era o primeiro caso (foi o que eu entendi) mas tinham várias queixas da CGD.
Incrível!!!

patana disse...

Olha,

Não te quero dar falsas esperanças mas sei que no BPI devolvem o dinheiro aos clientes. É que eu também sou cliente deles e quando entrava no site acontecia-me o memso que no da CGD só que como eu conseguia movimentar a conta nunca coloquei os dados do cartão. Mas sei de 2 casos em que isso aconteceu e o BPI devolveu o dinheiro. Pode ser que tenhas sorte...

Anónimo disse...

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