segunda-feira, maio 04, 2009

Bom senso



Às vezes os bom-senso parece completamente afastado da cabeça das pessoas, mas felizmente nem sempre.
E, se a dita crise, tem aspectos profundamente maléficos como é sobretudo a questão do desemprego nas suas várias vertentes (quer perder o emprego quer nunca conseguir um que dê um mínimo de estabilidade) noutros parece que tem ajudado as pessoas colocar os pés no chão.

No outro dia, falava-se que se estava a começar a tomar o pequeno-almoço em casa, o que no meu entender só é mau para a restauração. Hoje li que os supermercados reconhecem que "os portugueses estão a procurar soluções que lhes permitam confeccionar as suas próprias refeições e, desta forma, gerir de uma forma mais económica o rendimento disponível".
Ou seja, um jantar em restaurante volta a ser uma festa, uma ocasião excepcional, mas no dia a dia vamos comer aquilo que cozinhamos. E afinal os nutricionistas devem estar contentes porque parece que se venderam menos chocolates, menos açúcares e usou-se menos snacks. Quanto a isso parece que o mal não é grande....


10 comentários:

fj disse...

De qualquer modo a tendência para uma alimentação mais racional só se inverte quando por um lado os miúdos voltarem a gostar de hortaliças, coisa que me parece ainda muito longe, e as ditas começarem a ter uns preços mais acessíveis.
Claro que não é mau que se consumam menos açúcares e gorduras, clap, clap, clap, mas seria bom recuperar-se um tanto o consumo das fibras e não é preciso serem das XPTL que v~em em pacotes bem decorados e com brindes lá dentro.
E para isso ainda temos de andar muito.

fj disse...

.... e já agora como a gasolina anda cara, começava-se a andar mais a pé, e dava-se trabalho aos sapateiros.

Joaninha disse...

Eheheh! Isto é que é. Descobrir «benefícios» da crise. E não está nada mal visto!

kika disse...

A crise por um lado vai ter alguns aspectos positivos. Concordo.O que me faz pensar é o facto desse bom senso surgir por causa dela... e não porque a sociedade educou para tal.
Neste caso é forçado , não é uma livre escolha comer hamburguers ou saladas, por ex.
Tinhamos uma sociedade onde as industrias proliferavam e agora fecham por não haver escoamento dos produtos .Os miudos gostarão de tudo que os pais quiserem que gostem.Conheço 3 irmãs que o único doce que conhecem é a aletria que a avó lhes dá nas visitas.. e os pais são engenheiros e trabalham no ensino.
Considero um exagero , mas a mudança de hábitos, não é assim tão
dificil.

josé palmeiro disse...

Depois de ler o post e os comentários, fica-me por dizer que, como rural, que sou, estou longe das preocupações que afectam os urbanos.
Cada vez gosto mais, de produzir o que vou comer ou então, estar próximo de quem o faça.

Anónimo disse...

Que sorte, Zé Palmeiro!!! Isso de se comer o que plantamos para além de bucólico e romântico, é saudável e barato.
Só vantagens!!!!
A Kika tem imensa razão. É muito correcto que se consiga uma alimentação mais saudável, mas há hábitos que são sociais e as crianças comem aquilo que se habituaram a comer ou ver comer desde pequeninas...

André disse...

Necessidade, a quanto obrigas...

cereja disse...

Estou muito de acordo com o King - o nosso Zé deve avaliar bem a sorte que teve!! O meu vizinho debaixo, ofereceu-me uma alface que trouxe e uma casinha que tem onde vai ao fim-de-semana. é espantoso o que aquela alface durou...as que compro no super o fim de pouco tempo estão velhas e secas!

Nós, Os Cachorros disse...

Well. realmente acreditamos aqui na terra do sol nascente que esta crise veio para sacudir as pessoas.
Muitos brasileiros agora estão pensando melhor no que vão gastar seu rico dinheirinho e além disso, o que fizeram com o tanto que granharaam... rs
As lojas estão vazias e os restaurantes também...
Os supermercados são os únicos que aqui se encontram sempre cheios e cheios de promoções...
A maioria que conheço agora está a fazer suas refeições em casa.
Nós mesmo, aqui de casa, agora estamos lidando mais com o fogão, coisa que realmente não me agrada, mas que é necessária... rs

cereja disse...

Que interessante o testemunho do Chachorro. Reparem que é um país nos antípodas (quase) e com a mesma 'resposta'.
Claro que não vai faltar muito que ouçamos as queixas da Restauração a dizer que os restaurantes e cafés estão a fechar... Vão ter de se 'reciclar' possivelmente e começar a oferecer outros serviços, talvez.