terça-feira, abril 07, 2009

Um invento importante


Mais uma vez voltamos a ser reconhecidos lá fóra por descobertas feitas em Portugal, que cá passam mais ou menos desapercebidas...

Um professor do Instituto Politécnico de Bragança foi premiado nos Estados Unidos da América por ter inventado um sistema que poupa energia nos aparelhos em "standby"
Vocês tinham ouvido falar nisso?....
A verdade é que muitos de nós (eu falo por mim, mas sei que não sou a única) desligamos os aparelhos, mas fica uma luzinha a indicar que está em stand-by. Porque com os comandos, em princípio, só se desliga o aparelho mas não se desliga da corrente eléctrica. E esse consumo, que pode parecer insignificante, corresponde a dez por cento do consumo doméstico de energia eléctrica.
É muito!
E este cientista encontrou forma de o evitar.
Palmas!!!


9 comentários:

Anónimo disse...

Olha que é interessante.
Tenho pensado bastante nisso porque já me avisaram dessa questão do stand-by mas não é nada prático. Até quando vou de férias, lembrei-me de desligar o quadro eléctrico (era radical e rápido) mas a verdade é que não nos dava jeito desligar o frigorífico e portanto não pôde ser...

Joaninha disse...

Já é sabido. Primeiro é «lá fora» e depois vêm as nossas palmas...
Somos portugueses, é assim.

E o invento espero que chegue ao público, porque seria realmente muito útil. Também desligo sempre só no comando, que ir à ficha não dá jeito nenhum, nenhum!!!
Algumas coisas tenho-as ligadas a daquelas extensões que tem um botão que desliga tudo, mas não dá para todos os aparelhos.

Joaninha disse...

Ups! Corrigi uma coisa sem corrigir tudo e ficou uma salgalhada.
Queria dizer que tenho «ligadas àquelas extensões que...» etc.

josé palmeiro disse...

Não conhecia o "invento"!
Mas é o costume, os da "casa", são sempre os últimos a saber!
Quanto ao gasto/poupança de energia, até os simples carregadores de telemóveis, quando não estão a fazer o seu serviço, devem ser desligados, pois consomem a tal percentagem e, como diz o King, nunca se pode desligar tudo, como nos caso que ele aponta.

fj disse...

Fiquei interessado.
Há montes de pequenas coisas ( o Zé Palmeiro lembrou-se de uma que eu me esqueci, apesar de não costumar deixar ligado) de que nem nos lembramos, muitas vezes a luzinha de presença nem se vê bem...
Eu sou candidato a uma coisa dessas.

kika disse...

Poupar energia , para poupar o ambiente.Já colaboro e sou poupadinha... Até a escova dos dentes desligo, porque é facil. Estou a brincar. Venha lá o aparelhómetro que dá muito geito e poupança , claro!!Temos portugueses de luxo que nós pouco relevo damos , é verdade. Mas parece-me natural " Santos da casa não fazem milagres"

Miguel disse...

Excelente! Também desconhecia :)

Mary disse...

É engraçado, como nestas coisas há sempre alguém mais «esperto» que vem logo a correr deitar abaixo!
Estive a ler a notícia e já agora os comentários. A maioria é simpática e aplaude. mas há um tipo que vem logo a dizer mais ou menos «Pff... grande coisa... eu cá há que tempos que faço isso; quando saio da sala desligo os aparelhos num interruptor de tomada» afinal mais o mesmo o que a Joaninha aqui referiu.
Olhem, para já não sei se esses 'interruptores de tomada' não consomem também alguma coisa uma vez que se vê uma luz vermelha ligada... Mas se esse senhor faz isso, será que os filhos dele, por exemplo, também o fazem? E ele lembra-se SEMPRE?...
Aqui a vantagem é que o aparelho faz isso sozinho. uma pessoa já tem tanto em que pensar que se uma coisa for facilitada tanto melhor.
Por mim, espero bem que venha a ser comercializada e incluída nos equipamentos de base de muitos dos electrodomésticos! Aliás pelo que li, com o prémio de dinheiro vem também a facilidade de passar á prática a invenção.

cereja disse...

Tens toda a razão Mary, faz muito parte da personalidade portuguesa o desdenhar de coisas que até são boa, mas «eles» - espertos - já faziam!
Eu também uso esses 'interruptores de tomada' sobretudo quando quero desligar muitas coisas ao mesmo tempo. Adoro ter milhares de candeeirinhos na sala, com luzes fraquinhas mas que dão uns pontos de luz simpáticos, mas depois estar a desligar 10 interruptores é uma seca, portanto desligo tudo de uma vez com uma dessas extensões com 8 ou 10 entradas.
O que não impede que ache esta ideia muito boa, porque ao contrário da luz de um candeeiro que chama a atenção quando está acesa, o sinal de stand-by nem sempre se nota além de que nem sempre a tomada está acessível.