domingo, março 22, 2009

Uma música ao Domingo

Tenho um priminho que faz hoje anos.

(Parabéns L.R.!!!)

Poucochinhos ainda.
Como calha ao Domingo a música tinha de ser para ele.
Lembrei-me daquilo que o meu filho gostava, quando tinha a sua idade, e o velhíssimo disco de vinil todo riscadinho...
Encontrei a sua versão em vídeo, e cá está:




Mas o que não consegui encontrar foi outra cantiga dele, com letra do António Gedeão, de que gostávamos os dois muito. Fica apenas o poema:

Poema do Fecho éclair

Filipe II tinha um colar de oiro

tinha um colar de oiro com pedras

rubis.

Cingia a cintura com cinto de coiro,

com fivela de oiro,

olho de perdiz.

Comia num prato

de prata lavrada

girafa trufada,

rissóis de serpente.

O copo era um gomo

que em flor desabrocha,

de cristal de rocha

do mais transparente.

Andava nas salas

forradas de Arrás,

com panos por cima,

pela frente e por trás.

Tapetes flamengos,

combates de galos,

alões e podengos,

falcões e cavalos.

Dormia na cama

de prata maciça

com dossel de lhama

de franja roliça.

Na mesa do canto

vermelho damasco

a tíbia de um santo

guardada num frasco.

Foi dono da terra,

foi senhor do mundo,

nada lhe faltava,

Filipe Segundo.

Tinha oiro e prata,

pedras nunca vistas,

safira, topázios,

rubis, ametistas.

Tinha tudo, tudo

sem peso nem conta,

bragas de veludo,

peliças de lontra.

Um homem tão grande

tem tudo o que quer.

O que ele não tinha

era um fecho éclair.



10 comentários:

Anónimo disse...

O que isto se ouvia cá por casa!!!!Mais " A festa da Malta" e tutti quanti.Os discos ainda estão por aí, 33 rotações,riscaditos mas de vez em quando ainda se tocam para as "visitas"minorcas.E de vez em quando tb. os ponho sózinha que isto de "recordações"tem que se lhe diga.AB

Anónimo disse...

Tchiiii....
tal como a AB as recordações que eta cantiga me levantou.
E «o fecho eclair» não sei se era deste disco ou de outros do Barata Moura mas os meus filhos riam-se imenso com a ideia de que afinal até eram bem mais 'poderosos' ou ricos que o Rei de Espanha!!!!

Que saudades Emiele!

Anónimo disse...

Não faço a menor ideia se o LR que é aqui citado achará alguma graça, esta cantiga está um tanto 'datada', mas para quem teve filhos que agora estão crescidinhos, é uma referência...
E «o porco toneladas que só comia saladas»? Havia cantigas mesmo engraçadas, inocentes mas não palermas.

Anónimo disse...

Não ,não é do mesmo disco Mary.AB

Anónimo disse...

Por acaso até acho que as coisas do Barata Moura em termos de cantigas infantis são bastante intemporais.Olha o "Joana come a papa"por exemplo e o poema do Gedeão vai mesmo´" para lá dos tempos que correm".AB

josé palmeiro disse...

Para já, os meus parabens ao aniversariante.
Depois referir que por cá também era a mesma coisa e tenho ainda o vinil do Fungágá e dos outros que entretinham os meus filhos e a mim próprio. Depois do 25 de Abril também o Sérgio Godinho editou um albúm, cheio de músicas infantis, de que não guardo o nome, pois o disco, desapareceu, sem deixar rasto.
Mas o que mais passava cá em casa era o dos "Saltimbancos", como Chico Buarque e a Nara Leão, dentre muitos outros. Esse, está no Porto com o meu filho e os meus netos.

cereja disse...

Olá!

Também creio que pertence ao mesmo disco, mas não encontrei de modo a deixá-la aqui. E, concordo com a AB que as canções não estão desactualizadas, desculpa lá sem-nick. Não quero dizer que hoje os miúdos não cantem outras coisas, mas estas podem cantar-se sem parecer que têm quase 30 anos.

Também me lembro de cor essa do «Porco Toneladas»:

O Porco Toneladas
só comia saladas
Bem regadas
Bem temperadas

Era um encanto ver
O Porco Toneladas
A comer, A comer...


É engraçado como a gente se lembra depois de ter ouvido isto vezes sem fim!!!!

saltapocinhas disse...

também adoro esta música e era muito ouvida cá em casa!

Alex disse...

Muito atrazada mas sinceramente reconhecida pelo carinho

Confesso que teria gostado mais de uma versão com menos tempo: há 3 dias que oiço o fungágá... um clip de 6 min. deu para decorar o refrão à primeira... O LR adorou e dou com ele pela casa que nem Carmen Miranda, sem o ananáz.

Um enorme e apertado abraço.

cereja disse...

De facto nem eu ouvi até ao fim para reparar que tinha 6 minutos... E como disse tinha procurado outra cantiga que não encontrei. O importante é que ele tenha achado graça, e olha era deixa-lo a ouvir e ires tratar de outras coisas.
Sorry, ter sido tão comprido
:))