domingo, março 22, 2009

O actual «Portugal dos pequeninos»



O Portugal dos Pequeninos, do século passado, era apenas uma colecção de casinhas tradicionais, feitas à escala infantil, para as crianças terem a noção de... talvez da diversidade da nossa arquitectura? Foi uma obra do Estado Novo e sempre um pouco ridicularizada.
Pelo que vou lendo, num Centro Comercial, abriu uma tetraneta desta ideia. Uma «cidade» dos pequeninos, onde se pode passar um dia um período de tempo a «brincar à séria».
É capaz de ter a sua graça.

10 comentários:

Anónimo disse...

Bom vai chegar em 2009...e nem percebi em que centro comercial era ou se era mesmo um espaço autónomo.Mas olha que com aquelas actividades todas é uma perdição para miudos.O conceito parece-me ter pouco a ver com o Portugal dos pequeninos ou com o Pueblo Español de Barcelona.Até eu fico curiosa.AB

Anónimo disse...

Falo do Pueblo porque a promotora é a Chamartin Imobiliária e não me admirava que tivesse a ver com o Corte Inglés.AB

Anónimo disse...

(jhoje deu-me para concordar com a AB!!)
:)

Não acho que venha na mesma linha do dito Portugal dos Pequeninos. O «Mundo dos Pequeninos»??
Mas tem a sua graça que para «ganhar dinheiro» sejam profissões mesmo 'no duro'.

Anónimo disse...

Este post também parece em honra do «aniversariante» L. R.
Será que ele ia achar graça...?
Para n´so, adultos, parece bem pensado. E essa coisa do GPS de pulso para os pais saberem deles, é uma bela ideia...

josé palmeiro disse...

Apesar de tudo o que já foi dito e a AB tem razão quando refere o Pueblo Español de Barcelona e do seu promotor Chamartin que é o mesmo que irá promover aqui.
Mas o que me deixa a pensar é quanto terão os pais que pagar para os miídos usufruirem desse mega brinquedo e consequentemente, quantas as crianças que a ele terão acesso. Lembrei-me da colecção de postais, do José Vilhena, que foram de imediato apreendidos pela PIDE em que um deles retratava um casal de pedintes com os seus filhos a olhar embevecidos para a montra de um restaurante de luxo.
Apreciei de sobremaneira o último parágrafo da Mary.

Anónimo disse...

Zé Palmeiro suponho que queres dizer que a Chamartin vai promover aqui esta kidlandia.Mas jamais poderia ter promovido o Pueblo porque nem sequer devia existir quando o Pueblo foi construido.A minha associação (expliquei-me mal)foi do Portugal dos Pequeninos com o Pueblo Español e como a promotora é espanhola e quem promove muitas coisas deste tipo são em Espanha parcerias com o Corte Inglès...enfim,era uma hipotese.AB

josé palmeiro disse...

Tens toda a razão, AB. O teu segundo comentário levou-me a cometer esse erro. Na verdade a Chamartin é a promotora destas novas "Kindlandia", como, apropriadamente, as denominas. Nada tendo a ver com o Pueblo de Barcelona, como é evidente.

cereja disse...

Zé Palmeiro e AB, desconhecia a Chamartin (vocês conhecem coisas que me escapam!)

Achei graça à ideia, embora, como o Zé faz notar aquilo deve custar uma nota. Mas eu hoje vejo os pais gastarem com os putos quantias inacreditáveis, com roupas e ténis de marca (que dentro de meses já nem lhes servem!) portanto não me custa acreditar que os levem a esta «cidadezinha» que sempre deve ser mais em conta que a Disneylandia.

Anónimo disse...

Pessoalmente esse conhecimento foste tu que mo deste.Está escrito no video.AB

cereja disse...

Tens razão. Vem logo lá no início... Mas nem reparei, prestei atenção só ao resto. Donde se prova que além de pouca memória também não sou grande observadora...
:)