quarta-feira, março 18, 2009

Tecnologias ou 10 coisas que abalaram mudaram o mundo

É um lugar comum dizer-se que a vida nestes últimos anos, mudou do dia para a noite (por ‘últimos anos’ quero referir-me a umas dezenas e nem muitas)
Ora uma associação inglesa decidiu pensar no assunto e elaborou uma lista de inventos que hoje são coisas banais, mas não se imaginavam no tempo dos nossos avós e muitos nem no tempo dos nossos pais! (para não dizer que nem se imaginavam quando nós éramos pequeninos...)
A dita lista é discutível. Eu cá, lembrar-me-ia de outras coisas, ou emparelhava-as. Por exemplo, para além dos «ténis» acrescentava os «jeans» coisa que mudou bastante o modo informal de vestir.
Mas a lista que eles fizeram foi a seguinte:

* Dinheiro electrónico (cartões de crédito)
* GPS
* Walkman
* Código de barras
* Comidas pré-preparadas
* Playstation
* SMS
* Ondas electromagnéticas
* Ténis (sapatos)
* Redes Sociais

Como digo, creio que cada um de nós se pode lembrar de outras coisas e considerar que algumas estão ‘inflacionadas’.
Não sei se por SMS se entende o ‘fenómeno telemóvel’, mas se for estamos a tomar a parte pelo todo. O telemóvel, incluindo os sms, de facto alterou muito a nossa vida.
A playstation não me aqueceu nem arrefeceu, e não sei se quando de fala no dinheiro electrónico se está a pensar nos multibancos (ATM) e suas funções. Se não for isso, há uma falta porque ele é importantíssimo na nossa vida de hoje.
As ondas electromagnéticas traduzem-se no nosso dia-a-dia por ‘microondas’, creio eu.

E há tanta coisa mais! No campo da saúde, por exemplo. os meios complementares de diagnóstico hoje são banais mas não se sonhava com isso há 30 ou 40 anos. Enfim, cada um tem a sua lista, mas é interessante pensar no assunto.

12 comentários:

Anónimo disse...

è verdade mas pensando bem,a invenção da roda foi mais dificil.AB

Anónimo disse...

E AB, é porque o fogo não foi completamente «inventado»!!! Ou estaríamos ainda a saltar de galho em galho...
:)

Também sinto uns mais importantes do que os outros mas isso depende da nossa idade, creio eu.
Net, telemóveis, microondas, multibanco, para mim vêm à cabeça das invenções podemos dizer recentes.
Mas claro que a forma de vestir (um tanto tipo uniforme, temos de concordar) apesar de mais antiga também mudou a aparência do mundo. Do oriente ao ocidente o uniforme' é muito semelhante.

Anónimo disse...

... claro, dentro de uma classe social mais ou menos média. Os verdadeiros pobres no 3º mundo vestem aquilo que encontram!

fj disse...

Esta lista depende imenso da idade de quem a elaborou!!!
Qual walkman! Isso 'já era'!
MP3, ou MP4, ou (não sei quantos MP existem..)
Quando se fala em «redes sociais» primeiro pensei, parvamente, em «redes de apoio social». Claro que estão a falar na net, óbvio. Afinal, aqui o Pópulo pertence a uma rede social, a weblog. E os twitter, os Hi5, essas coisas todas. Caro que também mudou o mundo e o relacionamento das pessoas.
Tem piada que o código de barras nem se pensa nele, e é tão importante. Está por toda a parte (até nas vinhetas dos médicos!) e também mudou muita coisa.
Enfim, vou pensar nisso.

josé palmeiro disse...

E lembrar-me eu que isto tudo começou, quando o Caim se lembrou de ir apanhar o trevo...
Sim, todas essas e mais coisas, são ou foram determinantes para o desenvolvimento da sociedade e alteração dos modos de vida, mas ainda não se inventou a maneira de acabar com a ganância a cobiça e a inveja, aí sim acredito que o "Mundo mudava em menos de dez dias".

Anónimo disse...

Claro que cada um de nós tem o seu «brinquedo de estimação». Tal como dizes não me revejo nalgumas coisas que ai vêm, mas...
A mudança nos meios de comunicação é de facto importante. Quer nas tais «redes» (a net) quer nos telemóveis, e podemos ainda associar essas facilidades realmente às ATM e os seus cartões. Tudo isso é comunicação muito facilitada e que melhora a nossa vida.

A gente esquece-se da importância da criação do código de barras, mas tudo se tornou muito mais rápido com esse registo, é certo. Há a tendência a só se ver à frente os tapetes dos supermercados, quando é muitíssimo mais do que isso!
E há a simplificação do vestuário que tem vantagens, mas... Não esqueçamos que nos uniformiza bastante. Hoje, ao longe não se sabe se estamos a ver alguém novo ou velho, de que classe, e até se homem se mulher. parece um uniforme essa coisa dos jeans e ténis.
...
GPS nem tenho e só vi um ou dois a funcionar...

Anónimo disse...

Para mim alem de todas essas já enumeradas são os raios laser Acho magnifica, por exemplo a sua aplicação num orgão tao importante para a nossa vida- VISÂO- foi a que me ocorreu em primeiro lugar .Mas há tantas que mudaram o mundo e o mais maravilhoso é que é um processo imparável!!

cereja disse...

Pois, pois... Se formos olhando mais para trás houve invenções que também «mudaram o mundo» na sua época. E imprensa, por exemplo.

Mas naquilo que aqui se fala, eu, tal como a Kika tenho tendência a valorizar as descobertas da medicina. E, não me ralava lá muito com o dito GPS, por exemplo! Mas como disse cada um de nós tem a «sua lista», creio eu, e se calhar nenhuma é igual!

Didas disse...

Em vez da Playstation eu punha o Atari. Isto começa sempre pelos mais velhinhos.

saltapocinhas disse...

sou muito antiga: algumas ainda não utilizo!!

cereja disse...

Huummm... Por exemplo, Saltapocinhas? Tirando o GPS? E, claro, a playstation que não será para a nossa idade...

Castanha - O Atari?... Deixa-me ver se localizo. Ah, já está!!! O que me dá sempre vontade de rir é ouvir falar 'numa coisa' que se chama «PSP»

Bruna disse...

Gostei muito do assunto que você tratou. Realmente o mundo mudou muito, talves não do nd mas foi realmente assustador.
Eu tava pesquisando sobre coisas que abalaram o mundo, e axei seu blog.
Parabéns, assustos desse gênero realmente chamam a atenção das pessoas. Depois passa no meu blog e deixa um comentário....e deixa tb seu site.
FLW