sexta-feira, março 27, 2009

O príncipe Nicolau


Nunca me tinha ocorrido.
Contudo, era óbvio: Se Andorra é um principado, se é ‘governado’ (?) pelo Presidente francês e um Bispo catalão, então Sarkozy é príncipe ! (havia há muitos anos um sketch do Jô Soares de que já só me lembro do refrão: «Quem sou eu?! 'sois rei! sois rei!'»...)
Andorra é independente desde 1279.
Agora, Sarkozy está zangado com o secretismo bancário daquela terra que a torna um dos «paraísos fiscais» e diz que assim não, então renuncia ao trono.
Não sei como é que estas coisas se fazem.
Não há príncipe herdeiro, pois não?


12 comentários:

Anónimo disse...

Ontem faltei!
E a Emiéle não disse nada pelo que posso pensar que não deram pela minha falta... Sniff...

Lembro-me bem dessa rábula do Jô Soares, rodeado de vassalos, a perguntar «Quem sou eu?!» Giríssimo!

Pois cá o amigo Sarkozy, neste caso tem a sua razão. Essa conversa dos paraísos fiscais, enfim... cof... cof...
parece o ovo de Colombo para países pequeninos e sem mais nada a que recorrer, mas é bem censurável. Ou então tudo é sempre possível.

Anónimo disse...

A questão de Andorra e da co-governação com a Catalunha mesmo na sua forma simbolicamente espiritual(um bispo)tem razões históricas interessantissimas que para quem goste dos medievalismos e até das canções de gesta ou dos romances de cavalaria(o CID por exemplo)que nos dias de hoje tem reflexos práticos também bastante interessantes.Aliás estes territórios que alternam na governação ou até na definição da nacionalidade são mais comuns ado que se pensa aí por essa Europa fora.Mas quanto aos paraisos fiscais tanto se me dá que seja o "principe"Sarkosy ou o "rei das bananas".Vai haver legislação e, provavelmente, fim dos ditos o que ainda fará correr muita tinta.AB

Anónimo disse...

Quanto à "It's the economy ,stupid",Andorra é sobretudo comercio e turismo ...Não sei não...AB

Anónimo disse...

Portugal não se poderá candidatar a «paraíso fiscal»?
Será que não somos suficientemente pequenos?
É que resolvia algumas coisas...

josé palmeiro disse...

Adorei saber o Sarkozy príncipe e já agora a Carla princesa, que lindo!!!
Paraísos fiscais? Que é isso?
Esperanças de acabarem? Acham?
Pois a mim parece-me que nunca acabarão. Haverá sempre, para alguns, como haverá sempre, uma imensa maioria que, mesmo que os encontre, nunca lá poderá entrar, só pagar, pagar, pagar, para que existam!
Mary, Portugal? Ainda duvidas? e os Natalinos, as Felgueiras, os BCPs, os BPPs, os BPNs, como é?

Anónimo disse...

O Sarkozy não perde uma. Gostaria de ter acesso à sua interessantíssima agenda política e os timings dos anúncios. Serão determinados em função de...?

fj disse...

Nem sabia.
a sério, não fazia a menor ideia de como era o «governo» de Andorra, ouvia falar em Principado e associava ao Mónaco apesar de não me lembrar de ouvir falar lá no jet-set do Príncipe de Andorra a abrir galas...
É que o Príncipe coincide com o Presidente francês..?! Ah! O Mitterrand, Chirac, Pompidou, também foram pelos vistos...?

Quanto aos paraísos, enfim, cá por mim acho que nos paraísos costuma haver anjinhos, e é assim que eu me sinto. Devo estar lá.

Anónimo disse...

Os anuncios e agenda devem ser determinados em função dos da sra.MerKel.Convém.(em função não quer dizer forçosamente a favor).AB

Anónimo disse...

Paraisos fiscais, no lo creo que acabem mas achei graça á Mary, sera que se nós fossemos um paraiso fiscal a nossa ética portuguesinha incomodar-se-ia muito com isso?É que eles não se incomodam, bem pelo contrário... e Sarkozy co-principe mais a sua bela Bruni,nunca tinha pensado nisso.Para isso existe o blogue da Émiele e ainda bem!!!

Anónimo disse...

E ainda sobre monarquias e outros (ou não)devaneios há para aí algumas que saiem mais baratas ao contribuinte que certas Republicas.AB

cereja disse...

Esse duelo Sarkosy / Merkel tem que se lhe diga... E pelos vistos é para continuar.

Quanto às monarquias, realmente o que se sabe das nórdicas nem sequer saem lá muito caras; acredito que menos que algumas repúblicas como lembra a AB.
:)

Miguel disse...

Não deixa de ser interessante...

FRANCE -- Up to 3 million protesters took to the streets of France on Mar. 19 in a second round of strikes and rallies called to denounce President Nicolas Sarkozy's handling of the economic crisis. Unions said on Friday they would keep up pressure on Sarkozy but would hold off on strikes until a meeting planned for Mar. 30.