terça-feira, fevereiro 17, 2009

Isto das Finanças é 'interessante'

Parece que há uns tempos foram criados uns benefícios fiscais para protegerem e incentivarem algumas das poupanças de pequenos investidores. Essas pessoas beneficiariam de "um regime extremamente vantajoso".
A ideia era simpática.
Tão simpática que os grandes investidores lhe deitaram logo a mão.
A conclusão a que se está a chegar é que
"Os principais participantes são grandes investidores, a quase totalidade dos investimentos é efectuada fora do território nacional e a maioria dos fundos de investimento imobiliário são fechados (isto é, não permitem a entrada a novos investidores) e destinam-se a gerir patrimónios empresariais ou particulares"

Chamem-lhe parvos.
Afinal se chegaram a ter tanto dinheiro foi sabendo aproveitar todas as oportunidades, não? E os ‘pequeninos’ continuam a ser ‘pequeninos’ porque lhes falta um aconselhamento como deve ser. Mas quem tem bons assessores são os grandes investidores, não será?
Assim se cria uma espiral sem fim...

7 comentários:

fj disse...

Chamas-lhe «interessante»?!
Ou seja, afinal confirma-se aquilo que se suspeitava, é?
Quem se lixa continua a ser o mesmo mexilhão e quem nada em águas profundas é o tubarão (que acho que nem come mexilhão)

Anónimo disse...

Mas, se calhar essa coisa dos pequenos investidores já não há...

Anónimo disse...

Estou um tanto como a Mary, isso das poupanças dos «pequenos investidores» é uma miragem. Talvez quando a coisa foi criada, mas hoje em dia quem tem umas pequenas poupanças se calhar mete-as debaixo do colchão que mesmo os Bancos não são locais seguros...

josé palmeiro disse...

E, sem ser mauzinho, porque não, quem faz as leis, seja ao mesmo tempo o conselheiro e mentor dos que se evadem?
Porque não? São todos tão sérios!!!
Quanto ao resto, já se sabe, "o mar continua a bater na rocha..."

Anónimo disse...

Também não vale a pena tanto drama.Caramba investiram no imobiliário que foi o que foi à vida.Assim os pequenos investidores tem agora uma nova oportunidade de investir outra vez para pagar a desgraça dos grandes.È a isto que se chama mutualismo e solidariedade.AB

Anónimo disse...

Ehehehe!!
AB diz: «os pequenos investidores tem agora uma nova oportunidade de investir outra vez para pagar a desgraça dos grandes»
Até parece, não é?...
Os grandes investidores têm uma rede de protecção que é qualquer coisa!!!
Chamem-lhe parvos...

cereja disse...

É isso, King, as tais «poupanças dos pequenos investidores» que pelos vistos tinha sido para isso que a coisa tinha sido criada, hoje em dia devem estar muito por baixo.
As pessoas têm medo e ...com razão!
Os grandes já sabem que há uma rede invisível mas muito forte!