sábado, fevereiro 07, 2009

Ainda os vinhos

Achei engraçada a informação de que Obama tinha decidido restaurar o uso do vinho lá na Casa Branca.
Pelos vistos, durante os anos Bush, este depois de um passado bastante animado no que dizia respeito ao álcool, decidiu que não tocava nesta peste. Nada de álcoois no seu Palácio!

O seu sucessor, não vê motivos para tal e «vê no vinho, em particular, e nas bebidas alcoólicas, em geral, uma oportunidade para trocar opiniões em boa companhia num ambiente descontraído»
Portanto parece que vão ressuscitar os bons vinhos lá na Casa Branca.

É interessante porque ainda há uma semana mais ou menos, até falei por aqui no costume americano de se beber pela garrafa... de cerveja! E a ideia com que ficámos (confirmada por quem conheça os EUA, que não é o meu caso) é que lá se bebe “café” naquelas copos grandes de cartão que depois deitam fora, cerveja quando têm sede e a acompanhar a comida normal, bebidas com maior teor alcoólico em pubs, e finalmente vinho que é um certo luxo, quando o jantar é mais sofisticado ou se está numa boa companhia.
Se o Obama vem valorizar uma boa garrafeira talvez a moda mude.
E já vimos que um bom vinho, bebido com calma, é um valor.

Saúde!!!!

8 comentários:

josé palmeiro disse...

Aqui está um tema que me suscita muito interesse.
Altura ideal de podermos mostrar ao mais alto magistrado dos EUA, que Portugal tem dos melhores vinhos do Mundo.
O contraste com a atitude do anterior locatário da Casa Branca, nem se deve por, são coisas muito distintas, ou desbrancas, conforme o vinho que se tomar...
Agora, a sério, concordo inteiramente com a notícia que além do mais revela Bom Senso e Bom Gosto!

Anónimo disse...

Tem piada pegares nesta história.
É das tais coisas o alcoolismo é uma coisa. Para se combater cair-se no oposto do abstémio total, só mesmo o Bush...
E os grandes alcoólicos chegam a esse ponto não a poder de vinho, e sim com bebidas muito mais fortes, as aguardentes, os wiskys, essa coisa toda. Para uma bebedeira de vinho, temos de beber umas quantidades valentes!

E, actualmente, a própria medicina o diz - um pouco de bom vinho tinto até faz bem à nossa saúde, não é?
Sensato Obama.
(Talvez os vinhos portugueses cheguem à Casa Branca, quem sabe?)

Anónimo disse...

É um convívio especial.
Como se podem fazer votos, brindar, fazer um “toast” sem vinho?!

É muito interessante ver os usos dos diversos povos. Nós cá quando bebemos é uma acto simples, de acompanhar a comida, sem mais nada, mas tenho reparado quando vou «lá fora» que é muito vulgar mesmo em refeições quase comuns, quando bebem o primeiro gole levantam o copo e saúdam quem está à mesa. Então se é um almoço ou jantar onde há convidados isso não falta, mas não é vulgar cá, só com champanhe e aí é mesmo em grande festa!

Anónimo disse...

Tchim-tchim!!!
De facto o teu boneco cá em baixo é o tal brinde que aqui o RS notou ser mais frequente noutros povos do que entre nós. Se calhar exactamente por o vinho ser para nós uma bebida vulgar.
Mas li não sei onde que no momento de beber estão os cinco sentidos envolvidos - paladar, olfacto, tacto, visão e audição, e para poder existir a audição era necessário o som dos copos a tocarem-se...

fj disse...

Ora vamos cá mostrar a minha erudição!
:)
Primeiro também queria apoiar o que vocês disseram. É uma medida inteligente essa do Obama, e esse primeiro ponto «vê no vinho, em particular» um bom sinal, porque como vocês disseram, os maiores bêbados vão através de bebidas mais fortes, o vinho puro não devia ter má fama.
Mas quanto aos brindes também acho piada a essa coisa de se bater no copo uns dos outros, havia o tal costume russo de se partir o copo diziam para que não pudesse voltar a ser usado com votos menos puros... E aquilo que sei é que a coisa se iniciou lá na antiguidade entre os gregos e romanos, quando o anfitrião provava o vinho para mostrar que não estava envenenado e os convidados davam uma pancadinha no seu cálice mostrando que confiavam nele.
Livra!!!
Devia envenenar-se muito nesse tempo. Hoje também, mas os ‘venenos’ não são de beber...

mfc disse...

Até nisto é um Presidente equilibrado!
E os milagres que um copo faz no decorrer de uma conversa!
... eu disse um copo só!

miau disse...

Pode ser que lhe tomem o exemplo... O vinho não é só um bom acompanhamento de conversa, é um descobrir de paladares e aromas tão interessante como uma boa leitura!
Bebem com moderação ;)

Castanha Pilada disse...

O Bush era só minis!