sábado, janeiro 31, 2009

Míngua de copos...

Ontem, no Ai o Camandro, o Farpas deixou um post sobre a concorrência de publicidade entre duas marcas de cerveja.
É engraçado e está bem visto aquela corrida quase lado a lado entre duas marcas.

Mas aquilo fez-me lembrar uma dúvida questão em que ando a pensar. Como um dos meus passatempos, quando me apetece relaxar e descontrair, são as séries dos canais da ‘cabo’ – já por aqui tenho falado em várias, os CSIs, Sem Rasto, Clube das Investigadoras, Núm3ros, Fbeye, Lipstick Jungle, House.... enfim, vejo um pouco de tudo - tenho reparado que só vejo usar copos quando se bebe ou whisky ou vinho (e no caso do vinho então são sempre copos de pé! )
De resto, o café é sempre naqueles «copos» de cartão e a cerveja sempre, mas sempre, é bebida directamente da garrafa ou lata.
Nas primeiras vezes que notei, pensei para mim que aquilo eram polícias, andavam com pressa, eram pessoas um pouco rudes, enfim achariam mais prático não irem procurar copos. Mas depois reparei que mesmo damas mais requintadas (Lipstick Jungle por exemplo) faziam o mesmo quando estavam juntas. Aquilo deve ser habitual. Lá nos States não devem convidar para tomar um copo, mas sim ‘tomar uma garrafa’...







10 comentários:

Anónimo disse...

:)))))
Mas que bem observado!
Realmente lá nos EUA devem pensar que a cerveja só se bebe em caneca quando é nos bares, tirada da máquina, a 'imperial' deles. Em qualquer outro local é da garrafa ou lata.
Até reparei uma vez numa cena em que a senhora bebeu um bocado, depois limpou o bocal e passou a garrafa ao companheiro. E não é só nas séries policiais, Irmãos e Irmãs, Donas de Casa, ER, é tudo assim!

Anónimo disse...

Isso tem a ver com os hábitos de consumo.(já lá vou).Primeiro vou falar ali da guerra das cervejas que foi um pesadelo porque...trabalhei as duas embora em tempos e agencias diferentes.Uma era mais"força"outra mais "sabor" com todas as conotações da coisa e possiveis associações(futebol ou ver gaivotas a voar junto ao Tejo por exemplo).Aliás uma guerra que as quotas de mercado determinam mas os posicionamentos tem de ser levados em conta.È como a Coca-Cola e a Pepsi.Uma lidera e a outra funciona na comunicação como um "me too".Até conseguir apanhar um cagagésimo que seja da quota da outra.Quanto à forma de beber oa americanos não bebem café à europeia.Sentar,beber e conversar...Ná.Starbucks ou similar café no copo ,jornal (grátis)tirado do suporte e ala rua abaixo que se faz tarde.A embalagem perdida é quasi uma norma(há receptaculos por todo lado)e as bebidas de convivio são outras.E já agora quem diria que há uns anos no Japão por exemplo,uma bebida de convivio juvenil por excelencia, na Europa e nos States, como a Coke era considerada uma bebida de relaxe para se beber sózinho num momento zen qualquer?Houve um filme premiado com esse conceito porque de facto correspondia ao "desiderato" do consumidor japonês.(as tuas séries Emiele já não aguento estou farta de violencia quer psicológica quer fisica).AB

Anónimo disse...

Ah! esquecia-me de uma coisa.Nos States o que é caro é sobretudo os "serviços"e ser servido em portoriquenho ou coreano(estes são mais lavandarias)tem custos.O self~service é normal e o descartável impõe-se por isso tb.AB

Anónimo disse...

As «guerras da publicidade» devem ser tremendas nos bastidores.
Quem só vê o resultado fica um pouco abananado como ali o Farpas dá a entender.

Eu também relaxo muito com as séries desse tipo. Claro que há violência, mas ao contrário da vida real, ali os maus são apanhados e castigados.
Sempre é outra coisa...

Anónimo disse...

A AB já explicou tudo, grande publicitária com certeza.Não sou muito observadora e essas coisas escapam-me mas tb não sou fã de series,tenho pouca paciencia . Prefiro um filme, absorvo logo tudo duma vez .

Anónimo disse...

Essa coisa da publicidade deve dar um trabalhão e imagino que devem ser muito bem estudadas as reacções do público a quem se destina.
Mas o farpas tem a sua razão e falando por mim e por muitas pessoas que conheço, a verdade é que quando chega o momento da publicidade tiro-lhe o som e muitas vezes aproveito para fazer outra coisa. Valia mais a coisa mais graduada, mais leve e menos tempo. Talvez ainda se visse.

Eu cá vejo as séries sim.
Desisti por completo das telenovelas e vejo as séries sem ligar grande importância, numa espécie de zaping. Entretem imenso que é o que desejo nessas alturas.
Claro que também vejo cinema. Falando a sério prefiro o cinema mesmo num Cinema, mas na TV também gosto. Contudo, para mim são coisas muito diferentes. Do filme exijo uma qualidade que não espero de um episódio de uma série.
E já agora, o que dizem de se estar a fugir das americanas e passarem tentas alemãs ou inglesas? E muito bem feitas, na minha opinião! Aquela alemã, Hamburgo, para mim é muito boa. A dos 'casos não resolvidos' ou lá como se chama, dos ingleses também é boa. pena que os episódios sejam sempre duplos e de uma semana para a outra a gente perde um bocado o fio à meada.

josé palmeiro disse...

Bem, vamos aos copos que é disso que se trata.
Com todas as campanhas, melhores ou piores, eu continuo a preferir um bom vinho!

Anónimo disse...

O Vinho em copos de pé é porque para lá aquilo é um luxo...
Até me parece simpático, apreciam um vinho como uma bebida requintada. A cerveja é só para matarem a sede, o vinho é uma celebração.

Contudo, sem ter dado muita importância já tinha reparado nisso, sobretudo quando se passa com mulheres, e algumas todas elegantes... E quando vão ao frigorífico, tiram uma embalagem de sumo bebem directamente dela e voltam a guardá-la...? Lá a higiéne é que...

cereja disse...

AB, é natural que tenha a ver com o tipo de consumo. Achei foi curioso. Como vocês chamaram a atenção, o vinho já é bebido em copos (e copos até elegantes) por ser um pequeno luxo, enquanto em países como o nosso está nos nossos hábitos.
Assim como o café que se toma naqueles copos de cartão grandes não tem a ver com aquilo a que nós chamamos «café». Mas a cerveja (e aliás as bebidas que vêm em garrafas pequenas ou latas) serem bebidas directamente fez-me uma chamada de atenção. Alguma coisa fez tlim! na minha cabeça...

Em ralação às séries que vejo, enfim isso é mesmo uma questão de gosto, mas já aqui expliquei que aquilo é como comer bom-bons. Diverte-me sim, mas não passa disso. Um filme é um filme, apesar de também preferir ver no cinema, mesmo ali faz-me mais respeito (ainda ontem à noite passou o »Perfume de Mulher» que ainda é um bom filme!
Estrela-do-mar - tens razão. Estas séries mesmo inglesas, vieram refrescar de um modo muito agradável os programas. E sabe bem ouvir falar inglês de Inglaterra...

Anónimo disse...

Sim senhora tamb´´em vi o "perfume de mulher" que é um grande filme.Referia-me sobretudo às CSI,Sem Rasto e etc.Não aguento mesmo.AB